sexta-feira, novembro 30, 2007

Assembleia Geral dia 3

Blog do Belenenses

O Clube vai a reunir a ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA no próximo dia 3 de Dezembro (segunda-feira) às 20h30, no Pavilhão Acácio Rosa, no Restelo. A ordem de trabalhos prevê o Orçamento das Receitas e Despesas para 2008, a alteração das quotas (Artigo 101º, nº 1 a 3 dos Estatutos) e assuntos diversos.

Apresentamos de seguida o quadro com o resumo do Orçamento que foi publicado no último Jornal do Belenenses.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
clique na imagem para aumentar

Imprensa 30.11.2007

DESPORTO.RTP.PT
- Relato em directo do jogo em http://desporto.rtp.pt
«Oiça relato exclusivo, aqui, por José Carlos Soares»


Belenenses - A Bola
- FUTEBOL: No Bonfim para pontuar.


Belenenses - O Jogo
- FUTEBOL: Cândido recupera, Costinha na Bancada, Gomez disponivel.
- CLUBE: Conselho Geral discutiu orçamento.


Belenenses - Record
- FUTEBOL: Jesus: "Temos valor para pontuar"
- FUTEBOL: Entrevista a Rolando. RENOVAÇÃO: o clube apresentou uma proposta ao jogador que respondeu com uma contra-proposta. Aguarda agora resposta do clube. INTERESSE DE OUTROS CLUBES: nunca foi contactado por nenhum clube (nacional ou estrangeiro). CONFORMADO COM A CLASSIFICAÇÃO: estamos em 8º lugar com mais 3 pontos do que no ano passado e objectivo é ficar nos 10 primeiros. Não compreende porque as pessoas dizem que a equipa está a defraudar as expectativas. MENSAGEM PARA ADEPTOS: que estejam tranquilos que vão cumprir objectivos. OUTROS: gosta de jogar FM e PES; o nº 13 é em memória da avó.

quinta-feira, novembro 29, 2007

A Voz do Leitor: introdução




Blog do Belenenses: Henrique Santos

Caros leitores deste blog, adeptos, simpatizantes e somente leitores curiosos de passagem:

O Belenenses vem vivendo vários fenómenos em simultâneo e um deles prende-se com esta realidade paralela da blogosfera. É impressionante o movimento que diferentes blogs do Belenenses vêem tendo, com um trabalho cada vez mais assíduo, com conteúdos cada vez mais ricos e variados. Daí se explica que esta aventura do Blog do belenenses, na qual recentemente embarquei, tenha tido nos seus ainda curtos anos de vida mais de 650 mil visitas.

Isso deve-se não só à disseminação das novas tecnologias mas sobretudo ao facto de sermos um clube “não tão pequeno assim”, com milhares de associados e ainda mais de simpatizantes espalhados pelo país que não se sentem representados nos “pés de página” a que somos votados pelos jornais supostamente desportivos. Como é possível três jornais repetirem-se constantemente nas suas pseudo-notícias? Afinal têm 90% do seu conteúdo sobre futebol e 80% do mesmo sempre sobre os mesmos 3 clubes, mesmo que nada haja para dizer! Ponham nos olhos no L’Equipe que tanto fala de futebol como de râguebi, ténis ou F1!

Por isso as pessoas vêem aqui. Sabem as últimas notícias, sabem os resultados do seu Clube nas diferentes modalidades, aprendem mais sobre as mesmas e partilham opiniões e pontos de vista. É raro o artigo que não têm mais do que 20 comentários!

Como dizia o Cândido Costa em recente entrevista ao Blog Belém Até Morrer (e ora aqui está uma excelente iniciativa) “É do Belenenses quem é diferente”.

Nós aqui no Blog do Belenenses queremos ser diferentes. Queremos democratizar ainda mais este conhecimento sobre o nosso Clube. Por isso, como indicado na passada semana, vamos dar início a uma nova rubrica – “A Voz do Leitor”.

Como o nome diz “A Voz do Leitor” está aberta a todos. Associados, Simpatizantes, Colaboradores do Clube, Adversários, … a todos os que têm algo a dizer sobre a vida do Clube, das Modalidades, das Expectativas, … Queremos discutir ideias e continuar a conhecer novos pontos de vista!

“A Voz do Leitor” está lançada. Participe! Para tal basta enviar-nos o seu texto para: mailto:blogdobelenenses@gmail.com.

Saudações azuis!

O que é feito de... Melo?



O desafio para esta semana foi tentar saber do nosso antigo avançado Eliel um brasileiro que passou pelo nosso clube fugazmente na década de 90.

O Eliel começou no São Paulo onde foi campeão brasileiro, paulista e do mundo de clubes em 92. Passou pelo Botafogo, Alianza Lima (Peru), Hyunday (Coreia da Sul), Portuguesa Santista e Belenenses.

Foi o Marinho Peres que o trouxe para o nosso clube em virtude de o conhecer por o ter treinado na Portuguesa.

Era um jogador esquerdino com muita habilidade, era um grande quando se esforçava porque tinha uma grande técnica, boa colocação e excelente finalização. Iniciou a época em grande estilo tendo brilhado no jogo de apresentação frente ao Sporting e logo na 2ª jornada brilhou no Restelo frente ao Porto. Tendo em ambos os jogos marcado 2 golos.

Após se começar na sua possível transferência para o Sporting as suas exibições baixaram de rendimento, acabando por voltar ao Brasil.

Para a próxima semana o desafio será tentar descobrir o que é feito do Melo, um guarda redes que passou pelo nosso clube.


Digam igualmente o que achavam dele como jogador.

Imprensa 29.11.2007

Belenenses - A Bola
- FUTEBOL: Costinha pode falhar Bonfim
- ANDEBOL: Vinte minutos à Belém. Belenenses vencer Madeira SAD por 35-29.
- CLUBE: Conselho Geral reune-se hoje.


Belenenses - O Jogo
- FUTEBOL: Costinha fora novamente. Cândido ainda em dúvida.
- FUTEBOL: Carvalhal (treinador do Setubal): "Notei uma diferença para melhor no comportamento dos jogadores. Senti maior concentração e motivação para o jogo com o Belenenses." Carvalhal destaca ainda a diferença de orçamentos entre os dois clubes.


Belenenses - Record
- FUTEBOL: Marco é remédio para gripe de Costinha. Cândido em dúvida. Gomez disponível após cumprir castigo.
- ANDEBOL: 20 minutos de platina.

quarta-feira, novembro 28, 2007

Falta de Ambição


Não sou certamente o primeiro nem o último adepto que perdeu a paciência no jogo com o Estrela da Amadora do passado Domingo, no lastro dos últimos resultados não conseguidos!

Mesmo para quem estava comodamente a ver o jogo na SportTV, como foi o meu caso, aguentar aquela eternidade de 90m de não futebol foi um suplício. Calculo então para os verdadeiros heróis que ainda se aventuraram a ir ao estádio!

Primeira evidência - o Estrela da Amadora não está no mesmo plano que o Belenenses. O Estrela é uma equipa que nunca planeia no início de época algo mais do que não descer. Não chega a uma vintena de participações na 1.ª Divisão. O Palmarés é incomparável. O orçamento para o futebol nesta época é bastante mais reduzido.

Por seu lado o Belenenses é uma das equipas da “burguesia” do futebol nacional – como Braga, Boavista, Marítimo e Guimarães. Os tais que se não ficarem do meio da tabela para cima fizeram uma má época.

Jorge Jesus adoptou antes do jogo um discurso fechado e defensivo, dando a entender no início do jogo que as equipas são iguais e um ponto não seria mau. Durante o jogo o nosso treinador esteve calmo como nunca se viu. Reagiu tardiamente com substituições (minuto 70) e nunca com uma cartada decisiva. Não vou entrar em pormenores mas num jogo que foi uma pasmaceira como é que jogadores desequilibradores como o Mendonça, que obviamente precisa de minutos, entram somente a 10 minutos do final!??! No final, na “flash interview” tem um lapso que mostra tudo … “conquistámos um ponto”!!!

Permitam-me que como mero “Treinador de Bancada” diga que não conquistámos um ponto! Perdemos dois!

No Restelo mandamos nós e temos que entrar sempre para mandar no jogo, atacar e ganhar os três pontos em disputa! Só com esta atitude se cria dinâmica de vitória! Só com essa atitude se levam adeptos ao estádio! Só com esta atitude se cativam jovens para serem futuros adeptos!

Já sei que nos comentários se falará no jogo do Dragão, sem dúvida bom, mas que só trouxe um ponto e no do Bessa, onde realmente se viu uma equipa, e sobretudo Silas e Zé Pedro, a jogarem bem … mas o que está a acontecer no Restelo esta época?!?!?

Balanço dos encontros no Restelo: vitória contra a União de Leiria (depois de estarmos a perder) e contra o Paços de Ferreira num jogo em que pouco nos superiorizámos. Derrota por dois golos com o adversário directo Sporting de Braga. Três empates, todos eles justos, com Académica, Leixões e agora o Estrela. Só nestes últimos jogos fizemos três pontos em nove possíveis. É como se tivéssemos vencido um jogo e perdido dois! Conclusão – seis jogos em casa: nove pontos em dezoito possíveis! Isto é bom?!?! É com este portfólio de resultados brilhantes que Jorge Jesus pretende alguma vez chegar a treinador de um dos três crónicos candidatos ao título???

Este não é o mesmo treinador que conhecemos o ano passado – o do discurso ganhador, com uma lógica de vitória, que montava as equipas de forma matreira!

As equipas são todas iguais?!?!? Então talvez os treinadores também devessem receber o mesmo que os outros … Será que aqui Jorge Jesus também concorda?!?!

Saudações Azuis!

Belenenses no Mundo: Colmar (França)


Bernardo Costa (Sócio 5397) e Luis Ferreira (Sócio 20825)
Estágio Escolar
Colmar - França

terça-feira, novembro 27, 2007

LIGA 07/08 #11: Belenenses 0 x Estrela 0 - crónica

Blog do Belenenses: Diogo M

Interrompo aqui o meu interregno na publicação de posts e comentários – justificado pelo estado de grunhice a que tem chegado alguma blogoesfera azul – para deixar aqui a crónica do jogo de domingo.

Em primeiro lugar, uma palavra para o público (sócios, candidatos a sócios, adeptos, falsos adeptos, amigos de adeptos): qual foi o problema desta vez? Ficámos todos em casa a ver o “Família Superstar”, foi? Ou a arranjar a roupa para levar na 2ª feira de manhã? Sinceramente já não consigo perceber… se jogamos 6ª feira à noite é muito cedo, se jogamos no sábado à noite é porque já temos planos, se jogamos na 2ª à noite é porque é outra vez muito cedo e, pelos vistos, se jogamos ao princípio da noite de um domingo é porque…porque sim! Este desinteresse a juntar a uma inexistente, inacreditável e desesperante política (ou falta dela) de preços por parte da Direcção…e temos os mesmos gatos-pingados de sempre no estádio (entre os quais orgulhosamente me incluo).

Quanto ao jogo, teve duas partes completamente distintas: uma 1ª muito má e uma 2ª apenas má. O nosso treinador escalou uma equipa previsível (demais até): Marco na baliza em face da ausência de Costinha, Rolando e Alcântara a centrais, Alvim e Amaral (em virtude da lesão de Cândido) a laterais, Ruben a trinco, acompanhado no meio campo por Hugo Leal, Zé Pedro e Silas (este mais avançado) e na frente as 2 andorinhas habitualmente de serviço, Weldon e Roncatto. À partida diria que concordo com a equipa titular mas penso que já era hora de JJ deixar de fazer birra e compreender que uma dupla atacante não pode ter lugar cativo. Aliás, nenhum jogador pode! Lugares cativos são para os sócios, esses estão sempre lá (pelo menos alguns).

Mas dizia eu…o Roncatto (pela atitude displicente, pela falta de garra, de força, de criatividade, de poder de choque, de categoria muito provavelmente) e o Weldon (essencialmente pela falta de sorte e de algum jeito às vezes) não podem ser sistematicamente titulares. Temos jogadores no banco que não sabemos se são ou não melhores porque nunca (nem o treinador) os viu em competição. O João Paulo Oliveira parece-me um bocado tosco com a bola nos pés mas e se desatar a marcar golos??? E o Evandro? No único jogo do campeonato em que entrou marcou um golo! O Dady também era o “Rei dos Toscos” mas, apesar disso, um extraordinário jogador!
Enfim…acho que ainda estamos em tempo para rectificar o que estiver mal e de fazer algumas experiências, principalmente no ataque, quando este é inoperante.
Relativamente ao jogo propriamente dito e nos primeiros 45 minutos, a nossa equipa simplesmente não existiu colectivamente (nem individualmente, diga-se) e só me lembro de duas situações de perigo, sendo que uma consistiu numa cabeçada ao lado por parte do Rolando, no seguimento de um pontapé de canto e a outra, num remate ao poste por parte do Weldon, depois de se desembaraçar bem do adversário. Zé Pedro e Silas não existiram, Hugo Leal está pesado e sozinho não consegue fazer nada, Ruben esteve desconcentrado e o ataque, enfim, a juntar à falta de qualidade, esteve desapoiado.

Na 2ª parte…mais do mesmo. Talvez um pouco menos do mesmo porque a equipa tentou libertar-se mais da pressão, jogar mais próxima, mas falta imaginação a estes jogadores. Falta imaginação e falta concentração, motivação, garra e…alguma qualidade, de facto! É necessário ouvirem a voz que vem (ou será que já não vem com tanta energia?) do banco. Para além disso, Zé Pedro e Silas continuaram sem aparecer nesta 2ª parte (estes 2 conseguem roçar a perfeição e a mediocridade com a mesma facilidade) e isso reflecte-se em toda a equipa: os atacantes ficam desapoiados e tentam a sua sorte (Weldon paralisa e só vê a baliza, Roncatto só joga 2 minutos por jogo porque deve ser isso que vem no contrato e o resto do tempo adormece ou tenta ganhar faltas, lançamentos, metros de campo…uau…tanto!!!). Enfim, vê-se que a equipa tem pouca qualidade no sector atacante mas tem, no geral, níveis de concentração baixos e, muito importante, não tem tido sorte, as coisas não saem bem e nada tem feito para procurar essa sorte.

A juntar a isto tudo, assistimos a mais uma arbitragem tendenciosa e de péssima qualidade. Foras de jogo mal assinalados, faltas graves por parte do Estrela que ficaram por marcar, cartões a jogadores do Estrela por mostrar, enfim…o costume!

Individualmente, não há muito a dizer, mas de qualquer das formas:

Marco – 3 – Regular e sem muito trabalho. É igual a Costinha em termos de qualidade e de segurança: mediano.
Rolando – 3 – Exibição normal e sem capacidade para impulsionar os restantes companheiros (O Estrela tem lá um central que é capaz disso).
Alcântara – 3 – Ao mesmo nível de Rolando.
Amaral e Alvim – 3 – Para não destoar, estiveram ao nível dos centrais…regularzinhos.
Ruben Amorim – 3 – Esboçou alguma capacidade inicial mas foi-se apagando.
José Pedro e Silas - 1 – Muito maus…Também têm direito, é verdade, mas a equipa precisa deles neste momento.
Hugo Leal – 2 – Sem ritmo físico e competitivo.
Roncatto – 1 – É melhor não me alongar, não vá dizer algum disparate…
Weldon – 2 – Falta-lhe sorte, qualidade, discernimento e que lhe ensinem algumas coisas (espero que não fosse só o Dady a merecer ser ensinado…)
Fernando – 1 – Teve mais tempo do que os outros que entraram mas só vi quando entrou em campo…
Mendonça – 1 – Pouco tempo em campo mas falta-lhe muita qualidade, parece-me…
João Paulo Oliveira – 1 – Aquele lance no final do jogo…enfim…podemos ter falta de sorte mas há jogadores que muitas vezes abusam dela…"

Andebol: Escola de Formação (info 9)

Belenenses Andebol Formação
ANDEBOL
ESCOLA DE FORMAÇÃO

II Torneio de Miniandebol


Decorreu no passado sábado, 24 de Novembro de 2007, no Pavilhão Acácio Rosa o segundo Torneio de Miniandebol, organização da Escola de Formação do Clube de Futebol os Belenenses.

Entre as 9:00 e as 11:30 horas estiveram em movimento no pavilhão 30 crianças pertencentes ao Belenenses, ao Belenenses/Pólo Algueirão, e ao Queijas. Utilizando dois campos de jogo desenvolveu-se um quadro competitivo em que todos jogaram contra todos, onde se obtiveram os seguintes resultados:
CFB/MDS A 12 – CFB/MDS B 3
CFB 15 – Queijas 13
CFB/MDS A 8 – CFB 16
CFB/MDS B 10 – Queijas 17
CFB/MDS A 15 - Queijas 14
CFB/MDS B 2 - CFB 15

Classificação Final:
1º CFB – 9 pontos
2º CFB/MDS A – 6 pontos
3º Queijas – 3 pontos
4º CFB/MDS B – 0 pontos

Mais uma boa organização, onde todo o staff procurou dar o seu melhor ,
(treinadores, Carlos Garcia, Bárbara, Suzana, dirigentes, Pedro Domingos, Bruno e até jogadores iniciados que enquadraram os quadros de arbitragem e oficiais de mesa).

Uma palavra de agradecimento aos responsáveis do Queijas que integrando muito bem o espírito da iniciativa, colaboraram em toda a organização.
Mais uma vez uma palavra para os familiares que marcaram presença muito agradável.

segunda-feira, novembro 26, 2007

RUGBY: CDUL 32 x Belenenses 21

Belenenses Rugby 2
Campeonato Nacional Superbock Sem Alcool - Divisão de Honra
2ª jornada
Estádio Universitário de Lisboa, 25/11/2007 (14:00h)
Público: cerca de 200 pessoas

CDUL 32 - Belenenses 21
Ao intervalo: 10-12


Árbitro: João Mourinha
Fiscais de linha: Rohan Hoffman e Pedro Murinello

CDUL: Diogo Fialho, Ross Wright, João Junior, Afonso Sousa, Montgomery King, Lourenço Machado, Francisco Coimbra, Gareth Palamo, João Sacadura, Pedro Cabral (Capitão - 2+2+3+3+3+3+3+3), Gonçalo Foro (5+5), António Macedo, Nuno Ferreira, Francisco Chaves, Nuno Penha e Costa. Suplentes: Francisco Magalhães, Gonçalo Paiva, Manuel Sommer Robeiro, João Mussolo, João Costa, Francisco Pinto de Magalhães, Guilherme Sousa.
Equipa técnica: Salvador Amaral, Pedro Melo e Castro e Pedro Gonçalves

Belenenses: Fernando Murteira, Paulo Santos, Facundo Borelli, Fezas Vital, Valter Jorge, Salvador da Cunha (5), João Uva (capitão), Oliver Fahey (5), Bruno Nifo, William Hafu, David Mateus, Diogo Pinheiro, Pedro Silva, Diogo Miranda, Francisco Moreira (2+2+3+3+3). Suplentes: Pedro Jorge, Bruno Yaffret, Francisco Nogueira, Miguel Fernandes, João David, Duarte Moreira e João Mirra.
Equipa técnica: Bryce Bevin, Francisco Borges, José Carvalho e José Augusto Carvalho.

Disciplina:
70' - cartão vermelho a João Costa (CDUL)
74' - cartão amarelo a João Uva (Belenenses)

Crónica do jogo - http://belenensesrugby.com.sapo.pt
Vídeo-Resumo do jogo: http://belenensesrugby.com.sapo.pt
Fotografias do jogo: http://belenensesrugby.com.sapo.pt

Classificação no final da 2ª jornada:
1. Agronomia - 2J, 2V - 9 pts.
2. Direito - 2J, 2V - 9 pts.
3. Benfica - 2J, 2V - 9 pts.
4. CDUP - 2J, 1V, 1D - 6 pts.
5. CDUL - 2J, 1V, 1D - 4 pts.
6. Belenenses - 2J, 2D - 0 pts.
7. Académica - 2J, 2D - 0 pts.
8. Cascais - 2J, 2D - 0 pts.

Jogos da 2ª Jornada:
CDUL 32 - Belenenses 21
Agronomia 98 - Cascais 0
CDUP 23 - Direito 24
Académica 18 - Benfica 30

Jogos da próxima jornada:
Belenenses - Académica (provavelmente a 09/12/2007, no Restelo 2)
Benfica - Direito
Cascais - CDUL
CDUP - Agronomia

Jogadores actualmente lesionados:
- Sebastião da Cunha
- Diogo Mateus
- José Fraga
- Duarte Bravo


Belenenses RugbyConsulte o site do Rugby em belenensesrugby.com.sapo.pt.

LIGA 07/08 #11: Belenenses 0 x Estrela 0

Blog do Belenenses

O Belenenses cedeu ontem em casa mais um empate - o quarto consecutivo - e mais uma vez desperdiçou a oportunidade de se aproximar dos lugares da frente da tabela.

Assistiu-se ontem a um jogo de fraca qualidade com o Belenenses a realizar uma das piores exibições da época. Os próprios jogadores tiveram prestações desastrosas onde os destaques positivos foram mesmo a excepção.

O Diogo "Maria" irá publicar a crónica do jogo e a análise dos jogadores em breve.


Blog do Belenenses: belenenses.port5.comConsulte as estatisticas do jogo em belenenses.freehostia.com.

Imprensa 26.11.2007

Belenenses - A Bola
- FUTEBOL: Belenenses cede empate ao Estrela. Resultado justo.
- FUTEBOL: Melhor em campo - Silas.
- RUGBY: Belenenses perde fora com o CDUL 32-21


Belenenses - O Jogo
- FUTEBOL: Belenenses 0 x Estrela 0. Guarda-redes não fizeram uma única defesa!
- FUTEBOL: Melhor em campo - Weldon.
- RUGBY: Belenenses perde com CDUL


Belenenses - Record
- FUTEBOL: Estrela ganha 1 ponto ao Belenenses.
- RUGBY: Belenenses fica em posição incómoda na classificação.

domingo, novembro 25, 2007

Chat-Room - 11ª jornada


Get your own Chat Box! Go Large!

Iniciativa Andebol: Jantar de apoio

Belenenses AndebolJANTAR DO ANDEBOL
DIA 6/12/2007
(Quinta-feira)

Restaurante Chimarrão do Monsanto.
Preço por adulto: 25,00€
Jovens dos 4 aos 12 anos: 12,50€
Crianças até 4 anos: gratuito


Não fique em casa, venha conviver com os jogadores e traga um amigo.


Marcações:
- Tlm. 91 906 28 96 - José Francisco
- Tlm. 93 848 76 26 - José Ramos
- Tlm. 96 347 10 13 - José Ramos


Artigos relacionados:
- 16/11/2007 Iniciativa: Solidariedade com o Andebol Andebol
- 23/11/2007 Rescaldo da conferência de imprensa do Andebol e proposta para aumentar receitas


Onda de Solidariedade com Andebol do Belenenses
NIB 0036 0262 99100 020979 92
Apoie o Andebol com o seu donativo (Montepio Geral)

sábado, novembro 24, 2007

Promo: Belém x E. Amadora

Resultados 22/28 Novembro

BelenensesFutebol:

25 Nov - 20h30
Belenenses 0 x Est. Amadora 0
Liga Bwin - Estádio do Restelo (Seniores)

24 Nov - 15h00
Casa Pia 1 x Belenenses 9
C. Nacional - Est. Pina Manique (Juniores)

25 Nov - 11h00
Belenenses 3 x Ac. Santarém 1
C. Nacional - Restelo nº2 (Juvenis A)

25 Nov - 09h00
Belenenses x Olivais
C. Distrital - Restelo nº3 (Juvenis B)

25 Nov - 11h00
Belenenses 3 x Gin. Corroios 1
C. Nacional - Restelo nº3 (Iniciados A)

25 Nov - 10h30
AD Oeiras x Belenenses
C. Distrital - Campo do Oeiras (Iniciados B)

24 Nov - 15h15
Câmara x Belenenses
C. Distrital - Campo do Câmara (Infantis A)

24 Nov - 15h00
Belenenses x Rio de Mouro
C. Distrital - Restelo nº3 (Infantis B)

24 Nov - 11h00
Damaiense x Belenenses
C. Distrital - Damaia (Infantis C7)

24 Nov - 11h00
Belenenses x Torre
C. Distrital - Restelo nº3 (Infantis D7)

24 Nov - 09h30
Belenenses x AD Oeiras
C. Distrital - Restelo nº3 (Escolas A)

24 Nov - 09h30
Agualva x Belenenses
C. Distrital - Cacém (Escolas B)



Belenenses AndebolAndebol:

28 Nov - 19h30
Belenenses x Madeira SAD
Liga Halcon - Pav. Acácio Rosa (Seniores)

25 Nov - 15h00
Belenenses x Franc. Holanda
C. Nacional - Pav. Acácio Rosa (Juniores)

24 Nov - 12h00
Belenenses 47 x Juv. Torreense 23
C. Nacional - Pav. Acácio Rosa (Juvenis)

25 Nov - 15h00
Zona Azul 17 x Belenenses 26
C. Nacional - Pav. Sta. Maria (Iniciados)

24 Nov - 15h30
Vit. Setúbal 17 x Belenenses 22
C. Nacional - Pav. Manteigadas (Infantis)

25 Nov - 11h00
Belenenses x Passos Manuel
T. Abertura - Pav. Acácio Rosa (Infantis)



BelenensesFutsal:

24 Nov - 16h00
AD Fundão 4 x Belenenses 4
Jogo-Treino - Pav. Mun. Fundão (Seniores)

24 Nov - 20h00
Belenenses 1 x At. Odivelas 5
C. Distrital - Pav. Acácio Rosa (Juniores)

24 Nov - 15h00
Murches 2 x Belenenses 3
C. Distrital - Pav. Mun. Alcabideche (Juvenis)



Belenenses P.AquáticoPolo Aquático:

24 Nov - 19h30
CPN 13 x Belenenses 5
C. Nacional - Piscina de Ermesinde (Seniores)



Belenenses RugbyRugby:

25 Nov - 14h00
CDUL 32 x Belenenses 21
C. Nacional - Estádio Universitário (Seniores)

25 Nov - 11h00
Belenenses x Vários
T. Nacional - Tapada da Ajuda (Sub-16)

25 Nov - 12h00
Belenenses x Vários
T. Nacional - Caldas da Rainha (Sub-14)

24 Nov - 10h30
Belenenses x Vários
T. Nacional - Campo da Sobreda (Escolas)



Belenenses Voleibol Feminino:

24 Nov - 17h00
Ginásio Sto. Tirso 0 x Belenenses 3
C. Nacional A2 - Pav. Gin. Sto. Tirso (Seniores)

25 Nov - 11h00
AEPE Lobato x Belenenses
C. Inter-Regional - Pav. AEPE (Juvenis)

24 Nov - 14h15
Belenenses x GD Sesimbra
C. Inter-Regional - Pav. Of. São José (Infantis)

24 Nov - 15h45
Belenenses x CR Piedense
C. Inter-Regional - Pav. Of. São José (Infantis)

24 Nov - 17h15
Belenenses x Frei Gil
C. Inter-Regional - Pav. Of. São José (Infantis)

Belenenses no Mundo: Tomar

Blog do Belenenses: Belenenses no Mundo

Blog do Belenenses: Belenenses no Mundo

João Portugal
Tomar - Portugal

Fotos enviadas pela Vanda Filipe

sexta-feira, novembro 23, 2007

Rescaldo da conferência de imprensa do Andebol e proposta para aumentar receitas

Blog do Belenenses: Luis Vieira

Ainda no rescaldo da conferência de imprensa de segunda-feira queria destacar alguns pontos:

1) A necessidade de aumentar as receitas, nomeadamente bilheteira, publicidade estática e patrocinadores, e diminuir os custos. Neste ponto não há nada de novo.

2) Ficámos a saber que o clube está a cumprir o orçamento [de 2006] em sistema de duodécimos e não os orçamentos das modalidades! Agora eu pergunto: como é possível as modalidades fazerem orçamentos diferentes do que está aprovado em AG, quem os autorizou e quem autorizou os contratos celebrados ao abrigo desses orçamentos?

3) Em relação ao orçamento do Andebol foi ainda dito que foi prometido ao clube patrocínios de um milhão de euros e depois outro de 500 mil mas que nunca apareceram… Isto já explicava muita coisa, mas se esses contratos não chegaram também nunca se podiam assumir os custos que se assumiram. É o princípio da prudência.


Aproveito ainda para repetir e aprofundar a sugestão que fiz num artigo anterior - a criação de uma Quota Modalidades e o ajustamento da Quota Azul:

1) Quota (Suplementar) Modalidades

Criação de uma quota suplementar "modalidades" em que o sócio podia escolher a que modalidade ou modalidades se destinava esse contributo. Cada quota custaria 5€ e o sócio poderia adquirir quantas quisesse.

Quando cada sócio chegasse ao montante de 50€ (10 quotas) era atribuído um Cartão Modalidade que lhe permitiria assistir a todos os jogos da modalidade escolhida. Quando chegasse aos 100€ (20 quotas) era-lhe atribuído um desconto na Loja Azul. Ou outro benefício qualquer.

No fim de cada mês e no fim de cada ano o sócio que adquirisse mais quotas era anunciado ou até mesmo entrevistado para o site e jornal do clube. O montante global destas quotas teria que ser anunciado mensalmente no site do clube.


2) Sócio com Quota Azul

Os sócios com Quota Azul, tal como foi definido em AG, têm direito a entrar em todos os jogos de qualquer modalidade. Estes sócios podiam destinar parte do valor da Quota às modalidades (dos 25€ mensais o sócio pode escolher até a um máximo de 10€ qual o destino a dar).

Aliás, o clube podia fazer mais e definir logo à partida o destino do valor da quota. Por exemplo, dos 25€ mensais, 10€ destinavam-se ao clube, 5€ ao futebol e os outros 10€ ao que o sócio escolhesse: CLUBE, FUTEBOL, MODALIDADE ANDEBOL, MODALIDADE BASKET, MODALIDADE FUTSAL, MODALIDADE RUGBY e MODALIDADES AMADORAS.

Exemplo: Quota Azul = 25€ mensais. O sócio pode dar indicação à Secretaria para destinar 5€ ao Andebol e 5€ ao Basquetebol. E já sabe que 10€ vão para o clube e 5€ ao futebol.


3) Controlo de entradas

Para se fazer um registo de entrada, tanto os sócios com Quota Azul como os sócios com Cartão Modalidade passam a ir à bilheteira levantar uma entrada.

Já agora o mesmo no futebol, a assistência oficial do Restelo corresponde, ao que parece, ao número de bilhetes vendidos, que naturalmente não incluem as entradas relativas aos sócios com Quota Azul. Neste caso, estes sócios teriam que levantar – por exemplo, nas Relações Publicas ou numa bilheteira própria – um bilhete para entrar com os respectivos convites.

Já agora, estes números seriam revelados mensalmente no site oficial. Com este modelo, ou um semelhante, ficava tudo muito mais transparente.

Imprensa 23.11.2007

Belenenses - A Bola
- FUTEBOL: Taça de Portugal - Belenenses x Paços de Ferreira
- FUTEBOL: Cabral Ferreira revela que o clube tem, desde o final da época passada, um acordo com o representante de Rolando, para este renovar.
- FUTEBOL: Evandro Roncatto diz que o verdadeiro Roncatto ainda não aparaceu.
- RUGBY: 3 jogadores belenenses convocados para a selecção.


Belenenses - O Jogo
- FUTEBOL: Roncatto quer mais!


Belenenses - Record
- FUTEBOL: Mesmas declarações de Roncatto.

Andebol: Assistência e Patrocínios

Blog do Belenenses: Luis Vieira

Belenenses AndebolA Liga Portuguesa de Andebol publicou as estatísticas da 1ª volta da fase regular da Liga de Andebol que revelam que o Belenenses é o segundo clube que mais público leva ao pavilhão. Em 11 jornadas, que equivalem a 5 jogos em casa, metemos no pavilhão uma média de 676 pessoas por jogo.

PÚBLICO POR CLUBE:
4.060 - FC Porto
3.380 - CF Os Belenenses
2.685 - ABC Braga
2.600 - AA Águas Santas
1.920 - SL Benfica
1.870 - SC Horta
1.450 - S. Bernardo AC
1.450 - SC Espinho
1.370 - Sporting CP
1.350 - ISAVE
1.075 - AM Madeira Andebol SAD

O jogo com maior assistência no campeonato foi realizado no Acácio Rosa e ainda temos mais dois jogos dentro desse top 5.

JOGOS COM MAIS PÚBLICO:
1.300 - Os Belenenses x Sporting
1.200 - FC Porto Vitalis x Sporting
1.200 - FC Porto Vitalis x Madeira ACF
1.100 - ABC x Madeira ACF
900 - Águas Santas x Os Belenenses
850 - Os Belenenses x FC Porto Vitalis

Curiosamente os jogos com maior assistência foram transmitidos em directo pela SPORTTV. Será que o facto da SportTV ter anunciado os jogos na sua transmissão levou mais pessoas ao Pavilhão? Se calhar vale a pena anunciar na TV...

TRANSMISSÕES SPORTTV:
Jornada 1: Os Belenenses - FC Porto Vitalis
Jornada 2: SL Benfica - Águas Santas
Jornada 3: ISAVE - Sporting CP
Jornada 4: Águas Santas - Os Belenenses
Jornada 5: ABC Braga - Madeira ACF
Jornada 6: FC Porto Vitalis - Sporting
Jornada 7: SC Espinho - FC Porto Vitalis
Jornada 8: SL Benfica - Sporting CP
Jornada 9: ABC Braga - Liberty S. Bernardo
Jornada 10: Os Belenenses - Sporting CP
Jornada 11: Sporting CP - Liberty S. Bernardo

Ao contrário do que acontece no futebol os jogos transmitidos na TV parecem estar melhor distribuidos pelos clubes. Nas doze primeiras jornadas tivémos 5 jogos do Sporting; 3 do Belenenses, Porto e Águas Santas; 2 jogos de outras quatro equipas e apenas 1 jogo para Espinho e ISAVE. Apenas parecem exagerados os 5 jogos do Sporting em comparação aos jogos de Espinho e ISAVE. Situação a corrigir pela liga.

Como se pode verificar o produto "Andebol Belenenses" tem todas as condições para rentabilizar os investimentos que sejam feitos pelos patrocinadores. O Departamento de Marketing do clube (marketing@osbelenenses.com) tem assim "bases" para trabalhar.

Esta análise é bastante interessante e já agora gostávamos de saber os dados das outras modalidades de alta competição: o Basket - modalidade mais vista em Portugal em 2007 a seguir ao futebol - e o Futsal - modalidade que mais cresceu em 2007 e já com um número de praticantes superior ao futebol.

quinta-feira, novembro 22, 2007

O que é feito de... Eliel?



O desafio para esta semana foi tentar saber do nosso antigo defesa/médio Lito um jogador que passou pelo nosso clube na década de 90.

O Lito era um jogador que tanto podia jogar a defesa direito como a trinco. Era um jogador rápido, lutador, esforçado e regular apesar de não ser um primor de técnica e que com a sua entrega ao jogo contagiava os companheiros, era um jogador com amor à camisola, como já não se vê nos dias de hoje.

O Lito pertencia a uma família de jogadores de futebol sendo o mais conhecido o Vidigal que jogou no Sporting e agora joga em Itália.

Como treinador o Lito tem sido uma agradável surpresa, a época passada treinou o Portossantense que liderou cerca de 80% do campeonato da 2ªB. Esta começou e bem no Elvas, mas foi chamado para treinar o Ribeirão da 2ªB

É também lembrado pela sua vertente humana, tendo uma vez custeado a viagem de 4 membros da claque Fúria Azul para estes poderem apoiar a equipe num jogo em Braga.

Para a próxima semana o desafio será tentar descobrir o que é feito do Eliel, um avançado brasileiro que passou pelo nosso clube.

Digam igualmente o que achavam dele como jogador.

As questões que surgem da falta de clareza

Blog do Belenenses: João Diniz

Após algumas semanas e algumas conferências de imprensa muito se disse e escreveu a propósito das dificuldades sentidas pelo andebol no entanto poucos factos temos da situação real da modalidade.

Para melhor compreender o problema e por forma a ajudar à sua resolução é fundamental distinguir os factos da ficção e para isso a transparência é absolutamente necessária. Sem pretender fazer juízos de valor sobre a presente direcção e compreendendo que algumas informações não deverão ser do domínio publico, a direcção não contribuiu para a clarificação da situação.

Factos:
1. Existem ordenados em atraso;
2. O treinador descontente falou à comunicação social;
3. Em resultado do facto anterior foi instaurado um processo disciplinar ao treinador;
4. O processo disciplinar foi levantado ao treinador, sendo este reconduzido às suas funções;
5. A direcção admite a existência de problemas orçamentais;
6. O vice-presidente responsável pela modalidade foi destituído das suas responsabilidades.

Tudo o resto que foi discutido não foi nem confirmado nem tão pouco negado pela direcção. Não me entendam mal, porque não estou a afirmar que não sejam verdade ou mentira – o que afirmo é que é importante averiguar da sua veracidade sob pena de uma modalidade que demonstra uma grande vitalidade se extinguir.

Suspeitas:
1. O orçamento da modalidade para a época 2007/2008 era de 200 mil euros sendo os custos reais de 500 mil euros;
2. Apesar das boas assistências nos jogos (3380 adeptos em 5 jogos, uma média de 676 adeptos por jogo) apenas 60-70 paguem bilhete;

Estas suspeitas em conjunto com a falta de sugestões e a pouca vontade de comunicar da direcção deixam-me particularmente bastante incomodado e preocupado com a situação futura. Em minha opinião é legítimo o clube pedir a colaboração aos sócios mas, sem duvida nenhuma, esta deverá ser compensada com transparência. Como tal, deixo um conjunto de questões que necessitam de resposta.

Questões:
1. De quem é a responsabilidade do descontrolo completo de orçamento (150%)?
2. De quem é a responsabilidade de apenas 10% dos adeptos serem pagantes? São atribuídos demasiados convites? Não é efectuado o controlo de entradas?
3. Que garantias foram dadas ao treinador para que este voltasse ao cargo?
4. Porque é que a situação é encarada de forma mais positiva agora do que então?
O que mudou que permita terminar a época com a mesma estrutura?

Apesar de considerar que a caça às bruxas não é um acto de gestão, considero importante perceber o que aconteceu para que se possa evitar reincidências. Gostaria ainda de louvar a iniciativa de alguns sócios de criar o Grupo de Amigos do Andebol e de mostrar o meu apoio público às medidas que preconizam. Só uma dúvida me assalta, qual a capacidade deste grupo de impor as medidas à direcção e estará a direcção a demitir-se das suas funções e a declarar-se incapaz para lidar com o problema no momento em que apoia a criação deste grupo.

Aceitem este desabafo de quem se encontra verdadeiramente preocupado com a situação e que pensa que, de facto, temos um lugar importante no panorama do andebol nacional e ser Belenense é um privilégio que só alguns têm.

Um abraço
João Oliveira Diniz

Imprensa 22.11.2007

Belenenses - A Bola
- FUTEBOL: Depois do Caso Ruben Amorim vem o Caso Rolando!
-- Rolando faltou duas vezes ao notário para formalizar contrato com o Belenenses, depois de já ter acertado todos os aspectos financeiros!
-- Na semana passada, um elemente ligado ao Porto esteve reunido em Lisboa com o representante do jogador! [o que é ilegal! Os outros clubes só podem falar com Rolando a menos de 6 meses do fim do contrato.]
-- Outros clubes estrangeiros também estão interessados na sua contratação.
- FUTEBOL: Quaresma já regressou do Brasil depois de ter observado jogadores.
- ANDEBOL: Belenenses cede empate no último minuto.


Belenenses - O Jogo
- FUTEBOL: Apenas Evandro está condicionado.
- ANDEBOL: Belenenses empata no Porto. Belenenses vencia por 4 ao intervalo.


Belenenses - Record
- FUTEBOL: Quaresma voltou a Portugal depois de ter observado jogadores no Brasil e na Argentina. Meyong ainda é hipótese, pois não tem jogado na Albacete, mas o Levante (dono do passe) tem uma palavra a dizer.
- ANDEBOL: Erros do Belenenses permitem ao Porto empatar partida.

quarta-feira, novembro 21, 2007

A Selecção … enquanto o Belém pensa em Janeiro!


Hoje as prioridades futebolísticas nacionais estão obviamente viradas para a nossa selecção - com o conjunto de jogadores que a constituem, cairia “o Carmo e a Trindade” se não nos qualificássemos para o Euro 2008. Que sejamos felizes logo à noite no Dragão!

Já para os lados do Restelo começa a pensar-se na reabertura de mercado em Janeiro, e com ela a altura da pressão dos retoques no plantel.

A Imprensa esta semana deu o acordo de renovação com o defesa-central Rolando quase como concluído, depois da Direcção do Belenenses ter anuído a renovar por dois anos como era pretensão do jogador. Se assim for trata-se de uma boa notícia!

Neste primeiro terço de Campeonato o sector que mais tem desiludido os adeptos e simpatizantes do Belenenses tem sido o ataque devido à sua ineficácia. Weldon e Roncatto, ao contrário do que desejei no penúltimo “Treinador de Bancada” antes do jogo com o Leixões, continuam a constituir uma dupla com um só golo.

Por isso é normal que, qual D. Sebastião, se volte a falar de Meyong. Na minha opinião, “O desejado” foi de facto o melhor ponta-de-lança que passou no Restelo nos últimos 15/20 anos. O avançado camaronês que venceu a Bota de Ouro de 2005/2006 ao serviço do Belenenses foi então vendido aos catalães do Levante. Não tendo singrado na sua primeira época em Espanha, foi este ano emprestado a uma equipa da 2.ª Liga daquele país – o Albacete, onde a vida não lhe parece andar a correr de feição. Existirá assim vontade mútua para concretizar o regresso numa “manhã de nevoeiro”!

Acontece que o Levante pagou bom dinheiro (2 milhões de euros) pelo passe do jogador, que entretanto passou a auferir vencimentos mensais muito acima do tecto salarial do Clube.

Como habitualmente deixamos então à votação dos nossos leitores algumas opções sobre esta questão.

Entretanto Saudações Azuis … mas até logo à noite Vermelhas e Verdes primeiramente!


O que deve o Belenenses fazer na reabertura de mercado em Janeiro?
Não deve contratar - porque a equipa é boa e precisa de tempo
Não deve contratar - seria um ultraje perante o que se passa com o Andebol
Deve reforçar o ataque com Meyong
Deve reforçar o ataque
Deve reforçar mais do que um sector
pollcode.com free polls

Blog do Belenenses no jornal Record

"O blog do Belenenses é um sitio a visitar, naturalmente, por todos os adeptos do clube da Cruz de Cristo. Excelente veículo de noticias dos "pastéis", este blog é muito levado a sério pelos seus editores e o que melhor acompanha a actualidade belenense. Do futebol às modalidades, passando pelas questões mais quentes, encontra aqui um pouco de tudo. A ver."

Quanto aos editores do Blog do Belenenses só podemos estar contentes por ver o nosso trabalho reconhecido!

Rugby: Resumo da 1ª jornada



Belenenses RugbyConsulte a crónica do jogo no site do Rugby em belenensesrugby.com.sapo.pt.

Imprensa 21.11.2007

Belenenses - A Bola
- ANDEBOL: Belenenses joga às 19:00 no Porto.


Belenenses - O Jogo
- FUTEBOL: Belenenses insiste em Meyong que está emprestado pelo Levante ao Albacete, actual penúltimo da segunda liga espanhola. Vontade não falta ao jogador...


Belenenses - Record
- FUTEBOL: Devic garante estar em forma e está à espera de oportunidade.
- ANDEBOL: Eduardo Filipe (portista) é baixa do clássico Porto x Belenenses de hoje.

terça-feira, novembro 20, 2007

Basket: Belenenses 89 – F.C. Porto 87

Blog do Belenenses: Filomena MouraBlog do Belenenses: Mário Lobo

Disputou-se este domingo a 5ª jornada da liga profissional de Basquetebol com a nossa equipe a receber o FC Porto - um dos candidatos ao título.

Este jogo tinha também a particularidade de ser a estreia no Restelo no novo norte-americano do Belenenses, Lance Soderberg e também o regresso ao banco no Restelo do nosso técnico Luís Silveira após a operação a que foi submetido.

O jogo começou com um ritmo intenso com excelentes percentagens de lançamento das duas equipes, mantendo-se assim sempre o marcador equilibrado e tendo o primeiro período finalizado com marcações altas, com vantagem para a nossa equipe por 26-24.

No segundo e terceiros períodos o equilíbrio manteve-se com o nosso Belenenses sempre na liderança no marcador mas com o Porto sempre por perto, nunca se atingindo uma diferença grande no marcador.

À entrada para o 4º e decisivo período com a nossa equipe em vantagem no marcador por 5 pontos a excelente atitude defensiva da nossa equipe na luta dos ressaltos e a continuação da boa percentagem de lançamentos permitiu alargar a vantagem até 12 pontos. Mas um desconto de tempo pedido pelo técnico portista e a adopção de uma defesa mais pressionante levou a alguns erros da nossa equipe e o aproximar perigoso do Porto.

Nos 9 segundos finais e com a vantagem sempre do nosso lado mas na altura só por 2 pontos, o jogador do Porto Paulo Cunha dispõe de 2 lances livres e felizmente para nós desperdiça os dois, o ressalto é ganho pelo nosso americano Ike Nwankwo que sofre falta. Com 4 segundos por jogar e com a vantagem de 2 pontos a nosso favor e a dispormos de 2 lances livres pensou-se que o jogo estaria ganho. Mas o nosso jogador falhou também os dois livres, no 2º lance livre a bola nem atingiu o aro. Chegou-se a temer que acontecesse o mesmo que na temporada passada quando perdemos com o Porto também nos últimos segundos mas desta vez o triplo tentado por Paulo Cunha não entrou e o nosso Belenenses conseguiu uma difícil e importante vitória.

Estamos nesta altura em 4º lugar e não fosse a inesperada derrota na 1ª jornada estaríamos nesta altura em 2º lugar.

Com o regresso do técnico Luís Silveira ao banco as prestações da equipe melhoraram, resultante em parte da boa prestação e atitude defensiva. É na defesa que se começam a ganhar os jogos.
De realçar as boas exibições de Diogo Carreira, Paulo Simão e sobretudo do novo americano Lance Soderberg.

O nosso 5 inicial foi:
Diogo Carreira – 23 pontos, 0 ressaltos e 7 assistências
Paulo Simão – 12 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências
Anderson Ferreira – 11 pontos, 4 ressaltos e 2 assistências
Lance Soderberg – 27 pontos, 9 ressaltos e 1 assistência
Ike Nwankwo – 7 pontos, 9 ressaltos e 1 assistência

Jogaram ainda:
Daniel Monteiro – 2 pontos e 1 assistência
Aylton Medeiros – 3 ressaltos
Artur Cruz – 7 pontos, 3 ressaltos e 3 assistências