segunda-feira, abril 30, 2007

Escândalo em Coimbra

L Rodrigues

A Académica recebeu esta noite o Braga e acabou derrotada por 0-1. Isto não seria suposta tema de discussão no BdB, não fosse o facto de o Belenenses estar a lutar com o Braga pela 4ª posição, única posição possível para salvar uma época desastrosa em termos desportivos e financeiros da equipa minhota.

A Académica foi completamente dominada pelo Braga até ao 0-1. Minutos antes, o defesa "estudante" Kaká fora expulso por 2º amarelo num lance em que o árbitro apita uma falta junto à lateral e o jogador a correr de costas para o árbitro faz um movimento de reprovação com o braço que nunca valeria um amarelo, quanto mais o 2º.
O golo do Braga, sendo legal, é um golo extramamente duvidoso e que em 50% das vezes é invalidado por fora-de-jogo. Mas, ressalve-se, é legal.

A partir daí, foi um jogo (ainda mais) surreal. No meio campo da Académica o árbitro deixava a Briosa fazer todas as faltas, para compensar o que já tinha feito. No outro meio campo, atenção, tinha de mandar o Braga. A cerca de 10 minutos do final da partida, o defesa do Braga Rodriguez empurra ostensivamente o avançado Conimbricense Gyano dentro da área, penalty que passou incólume ao árbitro. Não contente, o mesmo Rodriguez pega-se com Gyano, empurram-se, encostam cabeças... tudo. Nem um amarelo para nenhum dos 2, sendo que para Rodriguez era o 2º... 1ª expulsão perdoada.

Já sobre o tempo regulamentar, Andrés Madrid que minutos antes tivera entrada alaranjada, apenas com direito a amarelo (e bem, diga-se), faz falta à entrada da área para 2º amarelo. O árbitro marca a falta e não expulsa o Bracarense...

Já sobre o final da partida, remate de Miguel Pedro e o defesa Paulo Jorge atira-e em voo dentro da área para cortar a bola com o braço nas barbas do árbitro, que fingiu não ver. Penalty por marcar e expulsão de Paulo Jorge por efectivar.

Resumindo, 2 penaltys por marcar a favor da Académica e 3 jogadores do Braga a quem foi perdoada a expulsão. Vitória do Braga que está a 3 pontos do Belém, que recebe para a semana, em jogo onde deveria apresentar-se sem a dupla de centrais e o trinco titulares e com menos 6 pontos... ou 8, lembrando-me agora de repente daquele penalty surreal contra a Naval, nos últimos minutos, que nem os jogadores do Braga perceberam o que o árbitro marcara.

Por isso meus amigos, na próxima semana é rodar o plantel. Para estes meninos vai valer todo o tipo de intimidação aos nossos jogadores, até porque a final da Taça está perto. Deixem-nos lá ficar com o 4º lugar, afinal de contas, parece que já está entregue.
Eles que sejam 4os, que a Taça vem para o Restelo, por muita azia que haja por aqueles lados.

Vitória do Belém

L Rodrigues

Depois das eleições do passado Sábado, a grande conclusão a tirar foi que o Belém ganhou! Uma votação muito concorrida, praticamente sem pontos mortos (tirando o período do jogo a partir das 18:20... para desespero de quem estava nas mesas, sem ver o jogo, e sem "clientes") e onde, quase sempre, reinou o espírito Belenense e a elevação.

Destaque para o sentido democrático dos candidatos derrotados e para a expressiva vitória da Lista A, de Cabral Ferreira, que com este apoio dos adeptos tem estabilidade para levar a nau a bom porto, mas também tem de mostrar que o sentimento dos adeptos foi acertado.

É pois tempo de arregaçar as mangas e lançar mãos à obra. Todos nós, Belenenses. Para que o Belém de amanhã seja sempre maior que o de hoje, todos os dias.

domingo, abril 29, 2007

Belem 2 x BeiraMar 0: o novo quarto de hora à Belém

L Vieira

Em dia de eleições no clube a nossa equipa de futebol disputou a 27ª jornada do campeonato frente a um dos "lanternas vermelhas" - o Beira-Mar. Num jogo nem sempre bem disputado o Belenenses foi sempre superior ao seu adversário e acabou por vencer justamente o Beira-Mar com dois golos marcados por Dady e Garcês. Um dos golos foi marcado aos 15 minutos da partida passando assim para 9 os golos marcados no primeiro terço da primeira parte.

Parece de certa forma o renascimento do mítico "quarto-de-hora à Belém" que nos bons velhos tempos alterava o curso dos jogos nos ultimos minutos. Desta vez são os primeiros 15 minutos das partidas os decisivos porque sempre que marcamos no primeiro quarto de hora a vitória é garantida. Esta atitude já valeu 24 pontos.

Relativamente ao jogo de ontem, o Belenenses realizou uma primeira parte de boa qualidade com várias oportunidades de golo por José Pedro e Garcês, mas onde apenas o panamiano aproveitou. Destaque para a titularidade de Carlitos que substituiu o castigado Cândido Costa.

Na segunda parte o jogo perdeu alguma qualidade mas o Belenenses nunca perdeu o controlo. As grandes oportunidades continuaram a acontecer apenas para os "azuis" de onde se destaca um cruzamento de Silas para um grande cabeceamento de Rolando e o golo de Dady no fim do jogo, que eleva para 10 o número de golos marcados.

Uma vitória muito importante na luta pelo quarto lugar. Temos neste momento mais 6 pontos do que o Braga (menos um jogo em Coimbra) e o Paços de Ferreira. Matematicamente já temos garantida a sexta posição.

Belem 2 - Beira-Mar 0: Videos









Resumo RTP

sábado, abril 28, 2007

Eleições 2007: Live

Blog

O Blog do Belenenses vai acompanhar ao vivo as Eleições desta noite.

21:00 - As urnas foram encerradas.

21:48 - Continua a contagem dos votos...

22:00 - Ao que parece já foi feita a contagem de uma das urnas. No entanto, ainda não há resultados oficiais.

23:15 - Ainda não há dados oficiais mas os rumores que circulam no Pavilhão Acácio Rosa apontam para os seguintes resultados: (A 62%; B 10%; C 28%)

23:43 - Como ainda não mais novidades... Já existe algum descontentamento por parte dos sócios por ainda não existirem resultados. Um consócio chega mesmo a reclamar do facto das pessoas que estão a contar os votos estarem a comer... :D

23:46 - Recordam-se os dados estatisticos das ultimas eleições.
- Lista A - Mendes Palitos: 31% - 3.036
- Lista B - Cabral Ferreira: 67% - 6.567
- Total de votos: 9.743 - 1.718 votantes

00:24 - Os três candidatos estão presentes no Pavilhão. Ainda faltam contar duas urnas...

00:29 - Os candidatos das listas B e C já admitem a possivel derrota.

01:03 - Começa a contagem da ultima urna.
(dados oficiosos: A 64%; B 9%; C 27%)

01:15 - RESULTADOS FINAIS
A - Cabral Ferreira - 7.103 - 62,5%
B - Duarte Ferreira - 1.003 - 8,8%
C - Gouveia da Veiga - 3.079 - 27,1%
Nulos / Brancos - 177 - 1,6%

Total de votos - 11.362
Total de votantes - 2.130



Promo: Belem - Beira-Mar

TODOS AO RESTELO
Belenenses x Beira-Mar
18:00

sexta-feira, abril 27, 2007

Lista C - Oportunidade ao Futuro



Jovem, ambicioso, inovador. Fernando Gouveia da Veiga (Lista C) tem 36 anos e pretende dar uma Oportunidade ao Futuro. A forte aposta no plano de marketing, as ideias consolidadas para as camadas jovens e modalidades pautam o seu projecto, aliados ao arrojo de um complexo desportivo que poderá revolucionar o clube.

Gouveia da Veiga pretende colocar o Belenenses no lugar que merece, num clube que nasceu para vencer, o lugar certo é entre os grandes.
Para isso, há que “modernizar, organizar e profissionalizar”.

Complexo Desportivo e Investidores Interessados
Uma das bandeiras do programa é o complexo desportivo que consiste na remodelação do estádio, construção de mais um campo relvado, um novo pavilhão, um Health Club, novos ginásios, um hotel, requalificação dos espaços verdes e criação de uma casa de convívio azul. Este projecto desportivo é encarado por Gouveia da Veiga como um “trunfo da campanha”. A situação financeira delicada que o clube atravessa será uma causa e não necessariamente um entrave à construção, já que para o candidato esta é uma forma de “gerar novas fontes de receita, rentabilizar o património, assegurando a sua sustentabilidade financeira”.

Relativamente a apoios, Gouveia da Veiga apontou o nome da “Delta”, de uma instituição bancária “fortemente interessada por causa da cor azul”, juntando ainda outros investidores “interessados em conseguir explorar o novo complexo desportivo”.

No entanto, o projecto poderá ser condicionado pelas negociações com a Câmara Municipal de Lisboa, apesar de respeitar o protocolo existente. Gouveia da Veiga conclui que “estudos efectuados por especialistas afirmam que o projecto será altamente rentável tendo em conta as áreas comerciais projectadas, as áreas de serviços e de estacionamento e o aumento do número de praticantes desportivos (e sócios) resultantes da sua implementação”.

Sócios
Para a criação de receitas, o aumento de número de sócios é um objectivo claro. Se até 2010 o objectivo é chegar aos 30 mil, aumento de 25% relativamente a 2001, o número sobe a longo prazo: 50 mil sócios até 2017. Para isso, apoia-se num trabalho consistente, permanente e crescente na área. Tornar o estatuto de sócio mais atractivo, apelar ao sócio jovem ou familiar, recuperar ex-sócios sem desvantagens para os mesmos e facilitar o pagamento são algumas das medidas apontadas pelo candidato. No entanto, não deixa de afirmar que facto essencial será “ter a equipa de futebol profissional todos os anos no topo da classificação”. Relativamente aos jovens e praticantes sócios devem ser “sócios de pleno direito com possibilidade de votar em AG”, sendo o valor da quota deduzido à prestação mensal que paga.

É também neste capítulo que o espírito empreendedor de Gouveia da Veiga se faz sentir. A apresentação de várias medidas para aumentar as assistências nos jogos não têm custo, são originais a nível nacional, fáceis de cumprir e um grande trunfo assente na modernização do clube aproveitando o que de bom se faz internacionalmente.

Camadas Jovens
Gouveia da Veiga afirma que “as escolas de futebol têm que ser profundamente reorganizadas e serão uma prioridade absoluta a nível desportivo”. Para isso, entre outras coisas, não permitem que “o Sporting vá buscar jovens ao Armacenenses ou que o Porto queira assinar um protocolo com o Repesenses. Queremos integrar as nossas filiais com formação de futebol na estrutura de formação do clube.”

Aproveitando a saída de Benfica e Sporting da zona de Lisboa, Gouveia da Veiga acredita que estão reunidas as condições para ter a melhor formação de Lisboa, com possibilidade de oferecer aos jovens da formação “uma carreira com maiores possibilidades de competir e singrar nos escalões seniores”.

Modalidades
O futuro das modalidades passará principalmente pela autonomia financeira das mesmas. No entanto, “os patrocinadores nunca poderão descaracterizar a modalidade e os símbolos do clube”.
Gouveia da Veiga não considera que seja exequível a criação de novas modalidades neste momento, excepto se “forem autónomas financeiramente e tiverem objectivos de vitória muito bem estruturados e definidos”.
O candidato sabe que “as modalidades são e serão sempre uma fonte de prestígio, dinamização e dimensão, desde que representem condignamente e assegurem vitórias e conquistas”. Contudo, o modelo de gestão tem que ser “profundamente remodelado”. “Em 2006 as modalidades geraram um prejuízo de mais de um milhão de euros. Isso não é ecletismo, é inconsciência”.

Contas e Cabral Ferreira
Para Gouveia da Veiga, “o clube é insustentável financeiramente e se não se alterar o modelo de gestão corre riscos sérios de sobrevivência porque vive muito acima das suas possibilidades e endivida-se todos os anos”. Face às sucessivas recusas de debate por parte do actual presidente, afirma que “é elucidativo da forma como o clube tem sido gerido. Uma direcção fechada, não dialogante e que não consegue fazer aprovar as suas propostas em AG. A recusa dos debates é o reconhecimento da incapacidade do presidente de gerir o clube e de ter que reconhecer ao vivo as verdades sobre o mal estar do clube. Verdades que são inquestionáveis”.

Lista B - Belém com Futuro



Experiente e com passado de praticante no clube. Sócio há 45 anos, José Duarte Ferreira (Lista B) aposta numa lista que combina a experiência com a irreverência e juventude. Recuperar sócios através de uma vasta ordem de regalias, revitalizar o clube, apostar nas camadas jovens, investir nas tecnologias de informação, melhorar as condições da Fúria Azul e reequilibrar as contas são alguns dos pontos-chave da candidatura.

José Duarte Ferreira quer agora projectar o Belenenses para um novo ciclo com grandes sucessos ao longo do novo século XXI: construir um “Belém com Futuro!”.

Situação Financeira
O candidato não teme que os sócios prefiram a estabilidade e mantenham o actual presidente. Duarte Ferreira está “convicto de que os sócios têm consciência de que o êxito é efémero quando não se tem uma estabilidade económico-financeira assente num plano de sustentabilidade e, por isso, não irão dar o voto à actual direcção”.
Face à situação financeira, o candidato refere que tem já um acordo com uma marca multinacional ligada ao futebol que “irá investir fortemente no Belenenses”. Acrescenta ainda que no seu programa e planeamento, o clube e a SAD apresentarão resultados positivos indispensáveis para a sustentabilidade futura. Refere também que efectuará uma “reestruturação com vista à redução de custos e aumento de receitas”.
Relativamente à acumulação de cargos de presidência do clube e da SAD, Duarte Ferreira afirma que “quando as pessoas estão de boa fé e são íntegras não se preocupam com o que os outros possam pensar. Apenas no bem do Belenenses”.

Sócios
A recuperação de sócios é um dos factores essenciais do programa de candidatura. Duarte Ferreira estabelece como meta recuperar 70% dos ex-sócios, bem como uma aposta na comunidade brasileira residente em Lisboa. Além disso, pretende criar todo um rol de regalias para os novos sócios com vários proveitos em dias de jogos para celebrar a ligação.
Relativamente aos praticantes nas camadas jovens do clube, afirma que “todos os atletas do clube serão sócios do Belenenses sem qualquer custo. Da mesma forma, todos os sócios menores de 18 anos estarão isentos do pagamento de qualquer quota”. Estas medidas surgem numa tentativa clara de tornar o clube atraente para os mais jovens e conquistar esta faixa etária da população.

Investimento no futebol
A presença na Taça UEFA é um “motivo de orgulho, mas para ser rentável é necessário passar à fase de grupos”. Para isso, Duarte Ferreira assume que irá investir na equipa de futebol. No dia seguinte às eleições, pretende anunciar ao treinador diversos nomes para que este “decida ou não a sua contratação”. No entanto, o candidato salvaguarda que “ a aquisição dos jogadores é inteiramente suportada por um patrocínio já angariado”. Finaliza afirmando que Jorge Jesus terá “todos os meios que estejam ao alcance para satisfazer os seus desejos”.
O plantel será reforçado para que a presença nas competições europeias possa ser uma realidade anual, de acordo com Duarte Ferreira.
O argentino Rolando Zárate e um brasileiro a jogar no campeonato espanhol são dois reforços apontados, caso tenham o aval do técnico.
Relativamente às camadas jovens, anuncia que as “escolinhas de futebol começarão a partir dos três anos, fazendo igualmente acordos com outras escolas nacionais e internacionais”.
À frente dos escalões jovens, aponta João Barnabé, “uma pessoa bastante conhecida, cujos méritos são reconhecidos”.

Comunicação e Tecnologias da Informação
Com o objectivo de tornar o clube moderno e bem situado na comunicação social, Duarte Ferreira pretende ter “um assessor de imprensa em permanência no clube”. A sua importância é fulcral para que a comunicação social “possa levar o Belenenses aos sócios espalhados por Portugal e pelo Mundo.”.
O jornal do clube será motivo de investimento e será comandado por uma área profissional. Isto porque, para o candidato, para ter qualidade neste meio e conseguir comercializar o espaço publicitário da melhor forma “é imprescindível que o mesmo seja gerido de uma forma profissional, em outsourcing”. Apesar de ser remunerado, Duarte Ferreira nega que signifique um acréscimo de custos para o clube. Ressalva ainda que os sócios poderão continuar a colaborar e a ser cada vez mais participativos.
A modernização do site do clube e um blog ao dispor dos sócios são outras das medidas avançadas nesta área.

Modalidades
O objectivo de Duarte Ferreira é “manter todas as modalidades e, inclusivamente, aumentar o seu número, pois esta é a melhor forma de entrada de novos sócios, principalmente jovens”. No entanto, o candidato sabe que a viabilidade está dependente da sua auto-suficiência, de patrocínios externos. A lista B não encara parceiros externos como “ameaça para o clube, desde que sejam entidades credíveis e idóneas”, desvalorizando o que se passou com o hóquei em patins no Sporting.

Publicidade e Marketing
Duarte Ferreira afirma que “pouco ou nada tem sido feito na área dos Patrocínios e Publicidade (5% das receitas totais do clube)”. O candidato reconhece a importância desta componente e refere que o programa de Marketing e Comunicação “inclui a realização de protocolos com diversas empresas. A localização privilegiada em Lisboa, permanentemente visitada por turistas nacionais e estrangeiros tem de ser aproveitada”.
Relativamente a uma eventual ligação com os Pastéis de Belém, Duarte Ferreira invoca a proximidade com um dos proprietários, indicando que a ligação entre clube e marca tem de ser “reforçada e potenciada”.

Cabral Ferreira
Duarte Ferreira critica a recusa da lista A em ir a debate, considerando a atitude “antidemocrática e demonstrativa de que o candidato se esconde atrás de resultados desportivos e que não tem a coragem e a dignidade de enfrentar os outros candidatos”. Termina ainda dizendo que “se fosse um sócio anónimo e não um candidato, nunca votaria numa pessoa que tivesse esta atitude, por questões de ética, princípios, transparência e dignidade”.

Lista A - "A Direcção Certa"



Presidente actual, Cabral Ferreira teve um mandato conturbado. A aposta forte no futebol, o Caso Mateus, a dança de treinadores, e a excelente campanha desportiva esta época com presença garantida na UEFA e com possibilidade de terminar em 4.º lugar e uma situação financeira delicada marcam os últimos dois anos de Belenenses.

Cabral Ferreira recusa o ambiente negativo que paira no Belenenses e acredita que o futuro possa trazer ainda mais factores positivos para o crescimento do clube. Reconhece alguns erros no passado, mas prontifica-se a corrigi-los, não descartando a conversa com os outros candidatos, casos seja eleito para novo mandato.

Mandato Cessante
Os dois anos que passaram foram “difíceis” para o actual presidente, constituídos “não só por lutas externas, como também internas caracterizadas por uma oposição sistemática desde a tomada de posse”. No entanto, Cabral Ferreira considera que o balanço foi “muito positivo”. Valoriza as prestações em todas as modalidades, destacando o futebol “onde o Belenenses alcançou resultados que não tinha há 18 anos”. Relativamente à situação financeira, afirma que “houve uma inversão nítida da evolução negativa dos últimos anos e o Relatório e Contas comprova-o”. O presidente actual responde às críticas da apresentação das contas, afirmando que o documento foi distribuído com “a maior antecedência possível”.
Contudo, reconhece que o mandato teve alguns erros. “Se fosse hoje nunca teria começado com uma estrutura bicéfala entre o clube e a SAD. Apesar de não ter sido presidente da SAD no primeiro ano fui penalizado pela sua má performance”. Apesar disso, critica o candidato a presidente da AG do clube pela lista C. “Era órgão fiscalizador e não o fez. Será que quer fiscalizar o clube da mesma forma?”
As críticas dos outros candidatos são encaradas como “armas de arremesso, eleitorais”. Para Cabral Ferreira, “os candidatos da lista B e C foram irresponsáveis e não tiveram em conta os interesses do clube, já que as críticas tiveram mais efeito na imagem do clube do que na lista A”. O candidato não teme os efeitos que as contas podem ter no resultado eleitoral, já que “a evolução dos números até é favorável”.

Próximo Mandato
Caso seja eleito para um novo mandato, Cabral Ferreira já definiu a principal mudança e prioridade: “mudança imediata dos estatutos, reorganização administrativa e financeira do clube, implementação imediata de acções tendentes a fazer crescer o clube e a SAD e concretização de formas de financiamento com o intuito de aliviar os problemas de tesouraria.
Cabral Ferreira descarta a ideia de que os resultados desportivos possam ser um trunfo para a sua campanha, dizendo que “são um forte trunfo, mas para o Belenenses”.
O grande trunfo é, para o candidato da Lista A, a continuação do crescimento desportivo do clube, já que só com vitórias se alcançam os objectivos preconizados”.

Futebol e Camadas Jovens
Apesar da presença nas competições europeias, Cabral Ferreira não quer “entrar em loucuras no investimento no futebol”. Ao invés, pretende adoptar uma postura idêntica à deste ano, em que “fundamentalmente teremos que colmatar algumas lacunas. A excelente política seguida esta época é para manter”.

Relativamente às camadas jovens, o actual presidente refere que a inauguração do campo n.º3 em Março o trabalho poderá ser feito cada vez mais “com outra qualidade”.
Já em relação aos praticantes, refere que todos e de todas as modalidades “serão sócios na próxima época”.

Modalidades
O futuro passa, segundo Cabral Ferreira, por “modalidades mais competitivas, mais auto-financiadas e com maior aposta na aprendizagem e formação”. Novas modalidades só serão viáveis se “auto-sustentadas financeiramente”.

Comunicação, Marketing e Publicidade
Os progressos na estrutura de comunicação do clube são elogiados por Cabral Ferreira: “melhorou muito nos últimos meses com o serviço SMS, jornal do clube, Rádio Sesimbra e outros. Estamos no bom caminho”:

Relativamente ao marketing e publicidade, revela que “as negociações com os Pastéis de Belém estão praticamente encerradas”, sendo que a Junta de Freguesia também será “uma peça importante”. Quanto a investidores externos, afirma que “as negociações seguem a um ritmo acelerado” e que a meia-final da Taça foi presenciada por “potenciais investidores”.

Debates
A questão dos debates é uma “falsa questão” para o actual presidente, “histórias mal contadas com interesses dúbios”. Cabral Ferreira queixa-se que os convites para debates surgiam com pouca antecedência e entravam em conflito com a agenda da campanha, bem como dos cargos de presidente do clube e da SAD. Relativamente ao debate da Sporttv, Cabral Ferreira afirma que se disponibilizou para o fazer a partir das 23 horas “por teleconferência a partir da FIL, já que calhava em cima no jantar de encerramento da campanha. No entanto, a Sporttv anulou-o, comunicando-me ontem à tarde que tinha sido anulado”.

Por último, caso seja eleito, Cabral Ferreira mostra-se disposto a falar com os outros candidatos sobre as ideias que apresentaram, afirmando que “sempre fui um bom ouvidor”.

EU VOTO BELENENSES!!!

M S Garçao

Meus caros amigos desta enorme família!

Antes demais venho por este meio saudar o facto de termos connosco três listas distintas que lutam pela direcção do nosso clube e isso é de louvar... só PROVA que o amor pelo nosso Belém é enorme! A todas elas um forte abraço e boa sorte!

Por outro lado queria aqui partilhar a minha enorme tristeza por ver tantos e bons sócios/simpatizantes a criticarem-se mutuamente, quando a base de toda esta agitação é o AMOR PELO NOSSO CLUBE! Sinceramente estou "chocado" por saber que existe este tipo de comportamentos no meu querido Belenenses!

Como diz a Constituição Portuguesa, cada pessoa é livre de se expressar como quer e como bem entender. Tanto o Luciano como o Diogo os quais conheço e admiro MUITO, são Belenenses como eu, como tu, como o Sr.ou a Sra., e ambos têm amor pelo nosso clube, expressaram-se sem medos e sem qualquer tipo de problemas, tudo porque se sentem de consciência tranquila! O voto deles poderia ser secreto... mas o amor deles é grande e não acreditaram em divisões dentro do seu clube... da mesma forma eu não acreditava, até ver 150 comentários de pura divisão clubística... quero apenas deixar bem claro... apoio e sempre irei apoiar a actual direcção da mesma forma que darei força a próximas direcções que aí vêm!!!

Resumindo, estas eleições prometem muitos nervos e muita incertezas... e mesmo que não vença a lista que mais confio, tenho a certeza que o amor pelo meu clube não vai mudar!!! Não vou deixar de pagar quotas, não vou deixar de ir aos jogos e muito menos pôr de parte este meu clube que trago no peito todos os dias da minha vida!!! meus amigos... VOTEM! vão VOTAR! mas por favor não se dividam, isso é coisa de outros clubes e não do nosso!

Passam hoje 8 dias desde a nossa vitória frente ao Braga (não escondi algumas lágrimas de grande felicidade), por favor não estamos num momento de discussão mas sim num momento de união, não estraguem este momento!

GRANDE ABRAÇO e FORÇA BELÉM!!!!

Exclusivo BdB - Eleições 2007

Blog

Hoje, a partir das 17 horas, de 2 em 2 horas estará disponível no Blog do Beleneneses o resultado da entrevista do jornalista Rui Silva a cada um dos 3 candidatos. Às 17h, 19h e 21h não perca um trabalho jornalístico que o pode ajudar a dissipar as dúvidas que ainda tenha. Aqui, no Blog do Belenenses.

BdB no Kontrastes

Blog

O Blog do Belenenses viu publicada uma entrevista ao seu editor Luciano Rodrigues no Kontrastes, um blog de João Ferreira Dias que tem uma rúbrica denominada "Conversas de Café" onde são entrevistados bloggers nacionais. Um blog muito interessante e que merece uma visita, e ao qual o BdB agradece a distinção.

Eleições 2007: As ultimas

L Vieira

Últimas (e são mesmo as ultimas) dos blogues/sites das candidaturas:

A Lista A promove o seu jantar de encerramento da campanha.

A Lista B avança com 3 nomes - Rolando Zarate (reforço para o futebol), João Barnabé (área da formação) e Álvaro Braga Júnior (Director-Geral para o Futebol). Na ultima sessão de esclarecimento foram apresentados os documentos "contas", "fotografias" e "programa".

A Lista C por sua vez fala da recusa da Lista A em fazer um debate e do jantar de encerramento da campanha.

quinta-feira, abril 26, 2007

Eleições 2007

Diogo M

Pensei bastante antes de escrever este artigo. Não por falta de coragem mas por falta de paciência. Às vezes ela não existe…

No entanto, decidi avançar. É que aproxima-se uma das eleições mais importantes dos últimos tempos no nosso clube (ou pelo é assim que alguns as querem ver) e cabe a cada um de nós esclarecer as muitas pessoas que devem, neste momento, estar indecisas. Desde já adianto que vou votar Cabral Ferreira. E quanto a isso queria deixar bem claro 2 coisas: a primeira, de que não escrevo este artigo a mando de ninguém (até porque não tenho qualquer tipo de interesse pessoal na lista A e só conheço 1 ou 2 pessoas) e, a segunda, de que não votarei “por exclusão de partes”, ou seja, porque considero a lista A a menos má. Voto A porque sou pragmático e porque se me levantam todas as dúvidas, quer quanto à capacidade das outras listas, quer quanto à bondade de algumas iniciativas, quer, por fim, quanto à (in)justiça que causaria a eleição de alguém que não Cabral Ferreira. Prefiro, se me permitem, justificar o meu voto com algumas interrogações:

- Quantos organismos/entidades/instituições, públicas e privadas, se debatem neste momento com problemas financeiros? Quantos têm problemas imediatos, de tesouraria, de pagamentos a fornecedores, de cumprimento de contratos, de pagamentos a funcionários, ordenados, prémios, compensações? Temos inúmeros exemplos, infelizmente, sejam eles públicos (quantas Câmaras Municipais querem que mencione…basta a de Lisboa?), sejam eles privados (veja-se todos os clubes de futebol, inclusivamente os 3 estarolas. E apenas não se sabe mais porque a comunicação social os defende e protege…). A questão aqui é: se é verdade que “com o mal dos outros posso eu bem”, não é menos verdade que a situação financeira das empresas é, de uma forma generalizada, muito deficitária. E aquilo com que eu não concordo é com a afirmação (muito fácil de fazer) de que o clube entrou no caos financeiro, na ruptura total, no descalabro irreversível e depois se pretenda implementar projectos que, toda a gente sabe, comportam custos elevadíssimos e incomportáveis para os nossos cofres, mesmo que, de repente, se tirem 2 coelhos da cartola. Teriam que ser milhões de coelhos. E depois…já toda a gente conhece as contas. Não foram apresentadas quando e onde deviam mas toda a gente teve oportunidade de as conhecer. E eu, que as vi, não precisei que me explicassem o que lá vem escrito, não achei que o clube está tão caótico assim. É uma questão de melhor aproveitamento dos recursos. Só isso, que não é fácil, entenda-se. Mas acho que se tem caminhado no bom sentido com esta Direcção. Aplaudo, por exemplo, a iniciativa de colocar bancas de angariação de sócios no dia da final no Jamor;

- Profissionalização da SAD? Eu acho essencial! Mas temos capacidade financeira para “roubar” 2 ou 3 bons gestores a uma outra empresa? Temos capacidade financeira para convencer 2 ou 3 bons gestores a abdicar do ordenado principesco que auferem mensalmente? Tenho muitas dúvidas…É que se não pretendemos trazer alguém que receba principescamente, que perceba efectivamente do ofício, ou seja, se pretendemos trazer mais um que se limite a fazer contas de mercearia, então deixemos ficar quem lá está...;

- E a abertura da SAD a investidores estrangeiros? Aí admito que concordo mais com o candidato da Lista C quando afirma que poderá ser necessário profissionalizar e organizar primeiro e abrir o clube a participações externas depois. O clube poderá ainda não estar preparado. Mas isso também pode ser sintoma de que afinal não precisamos assim tanto que seja injectado capital fresco…;

- Projecto imobiliário…admito que ficou muito atractivo e muito bem montado mas: ou o candidato da Lista C apresenta garantias de que irá conseguir finalmente a aprovação camarária (o SCP também espera há anos!!!) e os apoios financeiros necessários ou então não passa disso mesmo, de um lindo projecto. Eu sei o que custa negociar estas coisas com as Câmaras e a diferença entre “o que se quer” e “o que se pode ter”…;

- No plano estritamente desportivo…alguém acharia justo que uma outra Direcção, que não a actual, apanhasse com os louros da presença nas competições europeias? É que se esta Direcção apanhou com o momento mau (criado por si, atenção!!!) da descida de divisão, acho que nada mais justo do que o direito que lhe assiste a desfrutar deste belíssimo feito alcançado e que terá efeitos na próxima época;

- Alguém acha mesmo que Cabral Ferreira é alheio à estabilidade criada em torno da equipa de futebol? Alguém já parou para pensar que, apesar de responder perante a entidade patronal que é o clube e perante o contrato que assinou, Jorge Jesus esteja, de certa forma, ligado à Direcção de Cabral Ferreira? É que isto pode não resultar com outras pessoas e a mim parece-me que Cabral Ferreira (seja-lhe dado esse mérito) conseguiu criar uma certa estabilidade em volta desta equipa. Alguém já ouviu algum jogador falar em ordenados ou prémios em atraso, como falam os do Setúbal, como já falaram os do Boavista? Não sei de que forma, mas Cabral Ferreira tem conseguido aguentar bem o barco neste aspecto. De uma ou de outra forma, tem-no conseguido e a verdade é que só se ouvem “zunzuns” vindos de fora, de desestabilizadores natos, como são os jornais…ou, por inacreditável que pareça, vindos dos candidatos à liderança do nosso próprio clube!!!;

- Que credibilidade pode alguém ter quando não olha a meios para atingir os fins? Que credibilidade tem alguém que diariamente tenta lançar o pânico e quebrar a paz saudável que reina em torno da equipa de futebol? Jorge Jesus pode bater com a porta???? Mas que sentido faz isto agora, sr. candidato da lista B? Tem mesmo a certeza que está a beneficiar o clube e, sobretudo, a equipa, quando lança boatos destes? E quando diz que nenhum jogador vai ficar na próxima época? E quando diz que o Jorge Jesus recebe muito dinheiro? E o de prometer craques argentinos a 1 dia das votações? Ou melhor…quando tem dúvidas sobre se efectivamente quer ser presidente deste clube? Epá…há tanto tempo que não estávamos tão bem desportivamente!!! Deixem-nos saborear o momento! Temos direito a isso por tudo o que temos passado nos últimos tempos! Que triste sina a nossa, de facto! Ou são os maus resultados que sucessivamente nos têm impedido de ter alegrias ou somos nós próprios, que nos dizemos belenenses, que nos tentamos desestabilizar

Para finalizar, digo apenas que respeito bastante quem vai votar nas outras listas e que não compreendo como se pode discutir mais as pessoas do que os projectos e, principalmente, a viabilidade dos mesmos. Cada um é livre de votar em quem achar que pode fazer bastante melhor ou igual ao que se passou nesta época. Já não era nada mau. Acrescento que eu sou o primeiro a apontar críticas à actual Direcção (e são muitas) e serei o primeiro a fazê-lo caso seja reeleita. Mas não tenho o direito de insultar alguém ou de lhe passar um atestado de estupidez só porque pensa de maneira diferente da minha

Belenenses no Mundo: Um Contra Todos

Blog

Luciano Rodrigues e José Carlos Malato
Carmen, Rosa e Ana Antunes
Estúdios da RTP
Olivais - Lisboa

Eleições: a minha visão

L Rodrigues

Eu voto na Lista A. Voto em Cabral Ferreira. Agora que alguns leitores já me insultaram de alto abaixo, passo a deixar a minha visão do período eleitoral que vivemos e que, no meu caso pessoal, é atípico, pois acabei por estar afastado de Portugal e do Belenenses no período mais quente da mesma até ao momento. Penso que perdi alguns dos dias mais interessantes dos meus 25 anos de vida…

Ao que vejo, e a cada coisa que leio ou oiço maior é a minha convicção, o futuro do Belenenses pode apenas e só passar pela Lista A, liderada por Cabral Ferreira. Este, após um ano de rotundo falhanço de uma equipa constituída pela SAD e equipa técnica que vinham de trás, partiu para um 2º ano de mandato fulgurante (final da Taça e actual 4º lugar no futebol, excelentes prestações com orçamentos reduzidos no Andebol e Basket), colocando o Belém nas bocas do mundo, pelos melhores motivos. A meio do mandato, mostrou toda a sua tenacidade e espírito de missão num desgastante Caso Mateus, em que tantas e tantas vezes lutou sozinho dentro do próprio clube. Depois de em 2005 ter concorrido com uma lista de ruptura, mas que na realidade era uma lista de consenso, e que alguns problemas em termos de solidariedade lhe trouxe, parte desta feita para uma lista de verdadeira ruptura, vendo os membros dissidentes da sua tão criticada direcção espalharem-se pelas duas listas concorrentes. Estranho, no mínimo…

Relativamente à Lista B, de Duarte Ferreira, pareceu numa fase inicial sair de uma “zanga de comadres” da oposição, contendo vários membros que se dizia serem afectos a Fernando Gouveia da Veiga, acabou por ganhar “lastro” com o decorrer da pré-campanha e campanha, mas surge nesta recta final como uma lista que praticamente assume a derrota e pretende apenas e tão só denegrir o candidato da Lista A, enlameando com isso o nome do Belenenses, que deveria estar acima de toda e qualquer disputa eleitoral, pelo menos tomando por base a entrevista hoje transmitida pela RTP-N. Quanto a ideias, projectos e formas de os concretizar, pouco se sabe para além dos habituais “investidores” de quem toda a gente fala, mas normalmente desaparecem sem deixar rasto. Acima de tudo, noto nesta lista uma enorme incongruência, com variações de discurso (Jesus já foi o Diabo e agora é um Anjo…) e vejo uma lista à deriva.

No que diz respeito à Lista C, de Fernando Gouveia da Veiga, parece mais bem estruturada que a anterior. O seu maior defeito é, na minha opinião, o querer passar uma mensagem que nada tem de real: quer passar a mensagem que é uma lista de descontinuidade, de ruptura, quando na realidade é a lista, claramente, do status quo, do poder instalado, dos Conselhos e afins. Tem como grande trunfo uma maquete de um projecto de novo complexo desportivo, sem dúvida bonito, mas estranho numa lista que anuncia que o clube se extinguirá a curto prazo. Quanto a formas de financiar este projecto, e uma equipa competitiva, nada de concreto… De resto, recentemente na Rádio Clube Português afirmou pensar aumentar o número de modalidades, quando anteriormente falara em reduzir e autonomiza-las.

Em suma, Cabral Ferreira teve um 1º ano “lixado”, mas aprendeu depressa e equilibrou o barco. Quanto mais não fosse por isso, não quero ter de novo um marinheiro a aprender o que é uma corda e um cabo, quando já tenho um Almirante que navega em mar alto quase de olhos fechados e fez frente a algumas “armadas invencíveis”. Se a isso acrescermos que os marinheiros disponíveis parecem “enjoar” com facilidade, não tenho qualquer dúvida relativamente ao meu sentido de voto:

Voto A, voto Cabral Ferreira, voto num Belenenses cada vez melhor.

quarta-feira, abril 25, 2007

Belenenses no Mundo: Leiria

Blog


Vanda Filipe com o seu tio João e amiga Manuela

Leiria

O que é feito de... Adão?




Esta semana o desafio foi tentar saber do nosso ex-avançado moçambicano, o Chiquinho Conde.

O Chiquinho Conde começou a sua carreira desportiva no Maxaquene, clube que representou em 1986 e 1987. Daí se transferiu para o nosso Belenenses onde esteve até 1991, onde ganhou uma taça de Portugal. Depois de sair do Belenenses representou o Braga, o Vitória de Setúbal, o Sporting e voltando a representar o nosso clube onde já não atingiu o sucesso anterior. Depois da segunda passagem pelo nosso clube, regressou ao Vitoria de Setúbal tendo daí se transferido para os Estados Unidos onde representou o New England Revolution e o Tampa Bay Mutiny. Após a passagem pelos Estados Unidos regressou a Portugal, voltando ao Vitória de Setúbal passando ainda pelo Alverca, Portimonense e pelo Imortal.

Após abandonar a carreira desportiva treinou o Maxaquene de onde foi despedido devido aos maus resultados.

Para alem disso tem o curso de Economia e está ligado ao desporto do seu pais.

Nesta semana, em que atingimos a final da taça de Portugal e o consequente apuramento para a Taça UEFA, o desafio é tentar saber informações sobre o nosso ex-jogador Adão, jogador que marcou um golo na 2ª mão da 1ª eliminatória da Taça UEFA quando eliminámos o Bayer Leverkusen.

Agradecemos todas as informações possíveis.

Eleições 2007: Ultimas

L Vieira

As contas do clube

A lista B realizou ontem uma sessão de esclarecimento no Centro Cultural Casapiano. As unicas noticias deste evento aparecem publicadas no blog Especial Informação. Além das contas a candidatura apresentou o marcador electrónico e o autocarro do Belenenses.

Destaque ainda para o artigo "As Preocupantes Contas do Belenenses" publicado no blog da lista C.

Debate a dois

Os candidatos das listas B e C, Duarte Ferreira e Gouveia da Veiga, respectivamente, aceitaram estar presentes num debate a ser transmitido pela Sport TV na próxima Sexta-feira (dia 27) às 23 horas.

terça-feira, abril 24, 2007

Eleições - Entrevistas na RTPN

Blog

Mensagem de Nuno Perlouro, sócio do Belenenses e jornalista da RTP, publicada na Mailing List do Belenenses:

Depois de muito esforço da minha parte lá consegui que os candidatos fossem entrevistados. Não percam até ao final da semana no espaço da RTPN das 16 horas as ideias dos homens que querem ser presidente do Belenenses.

Cumprimentos,
Nuno Perlouro

Porto-3-1-Belenenses: Análise Individual

L Rodrigues

Marco Gonçalves – Conseguiu obter o record de guarda-redes mais tempo sem ser batido na Liga Bwin. Borrou a pintura no golo que sofreu, com claras culpas. No resto, seguro, e com um penalty duvidoso assinalado. Saiu de campo lesionado e imobilizado após lance aparatoso. 2

Gaspar – Exibição bastante positiva se tivermos em conta que cedo se lesionou e aguentou até final, com Quaresma a carregar pelo seu lado. Nunca se deu por perdido e no confronto directo, Quaresma não se ficou a rir. 3

Rolando – Exibição pouco conseguida dos centrais azuis, a deixarem muitos espaços nas suas costas. Na 2ª parte, em 2 lances idênticos e seguidos, Adriano atirou à barra com Rolando a assistir. 2

Nivaldo – Um pouco melhor que o colega em termos defensivos e com um bom golo de cabeça numa bola parada. 3

R. Alvim – Sentiu algumas dificuldades, em especial na 1ª parte. Exibição pouco esclarecida em termos ofensivos. 2

Sandro Gaúcho – Filtrou bastante jogo adversário, mas sentiu falta do apoio de Ruben a seu lado para organizar jogo. 3

Ruben Amorim – O jogo estava a passar-lhe ao lado em termos ofensivos quando se lesionou e teve de sair, ainda cedo. Em termos defensivos, apenas regular. 2

Cândido Costa – Exibição de entrega, como habitual, mas com pouco esclarecimento. Acabou substituído ao intervalo, após ter sido amarelado em lance duro sobre Quaresma. 2

José Pedro – Exibição desinspiradíssima do virtuoso do Montijo, agravada pelo recuo após a saída de Ruben Amorim. Valeu pela assistência para o golo de Nivaldo. 2

Silas – Tentou pegar no jogo, mas esteve infeliz. Ainda assim, foi o que mais tentou dinamizar o ataque. 2

Dady – Perdido entre os centrais contrários, andou a ver a equipa atirar-lhe uns balões. Jogo muito ingrato. 1

Fernando – Entrou bem na partida, mas a sua exibição foi decrescendo até final. Acabou por ter nos pés o empate, rematando a rasar o poste. 2

Carlitos – Também ele prometeu muito após entrar, mas acabou por não sair da mediania que reinou na equipa. 2

Costinha – Entrou a tempo de fazer 2 boas defesas e ver um frango seu ser anulado por fora de jogo. Mas esteve seguro. 3

segunda-feira, abril 23, 2007

Eleições 2007: Semana 2

ELEIÇÕES 2007
Semana 2: 09/04/2007 a 15/04/2007

L Vieira

No dia 9 de Abril o jornal O JOGO publica uma entrevista a Gouveia da Veiga (GV) que pode ser consultada no blog cfbelenenses.
"IDEIAS-CHAVE:
– Profissionalização da gestão do clube
– Alteração estatutária
– Não à abertura do capital da SAD a privados
– Revitalizar o complexo desportivo
– Reestruturação da quotização
– Racionalizar custos do futebol
– Aposta na formação
– Autonomia para as modalidades"

Duarte Ferreira (DF) responde a alguns sócios e aponta algumas medidas concretas para a recuperação de ex-sócios, tais como, um questionário aos sócios para saber quais os motivos porque saíram, visita aos sócios, a manutenção do número antigo, kit belém, oferta de bilhetes, jornal gratuito, contador electrónico virada para a rua com o numero actualizado de sócios, etc. A aposta em novos sócios vai recair sobre os imigrantes, nos jovens da formação, nos utentes da piscina, acordos com escolas e universidades, etc. O site do clube irá sofrer uma remodelação, irá ter uma loja online, os bilhetes para os jogos poderão ser adquiridos pelo site, etc.

GV emite um comunicado a desmentir o Presidente da Assembleia Geral. Diz que o jornal foi suspenso, não a seu pedido, mas por acordo entre as três listas. Comunicado disponivel aqui.

O Jogo entrevista DF. Clique aqui.

No dia 11 (quarta) os jornais Record e O Jogo entrevistam Cabral Ferreira (CF). Entrevistas disponiveis aqui.
"IDEIAS-CHAVE do jornal O Jogo.
- Retenção e recuperação de sócios
- Aposta na formação a todos os níveis
- Equipa de futebol sempre a lutar pela Europa
- Fortalecer e rentabilizar a marca Belenenses
- Modernizar a gestão e o clube
- Saneamento económico e reforço de tesouraria
- Concretização do projecto imobiliário
- Revisão dos estatutos até ao fim de 2007"

DF no seu blog responde a mais perguntas e passa a responsabilidade da suspensão do jornal do clube para o Presidente da Assembleia Geral. Revela ainda que as modalidades vão ter dois tipos de financiamento: externo (patrocinios) e interno (clube).

Barros Rodrigues aparece a criticar a entrevista de Cabral Ferreira. Diz que em 2005/06 as transferências do clube para a SAD foram as mais baixas de sempre e diz que foram metade do que tinha acordado com CF em 2004/05.

No dia seguinte, GV e DF comentam a entrevista de CF e acusam-no de contribuir para a situação precária do clube. DF chega a apelidar CF de mentiroso! GV diz que CF é o principal responsável. GV ainda emite um comunicado.

No dia 13, CF rebate as criticas dos opositores. Em relação a Barros Rodrigues diz que não podia ter combinado nada com ele sobre transferências entre a SAD e o clube, porque na altura nem era presidente nem sequer estava ligado à SAD. Acrescenta ainda que antes não tinha invertenção na gestão da SAD.

CF disponibiliza o Relatório e Contas aos restantes candidatos.

GV publica no seu blog um artigo em que revela que o Belenenses perdeu 8 mil sócios em dois anos.

No dia 14 GV inaugura a sede de campanha frente ao topo sul do estádio e apresenta o Programa Eleitoral.

CF coloca online o site da campanha e disponibiliza o seu Programa Eleitoral.

Eleições 2007: agenda

L Vieira

LISTA A - Cabral Ferreira

- Festa-convivio
Bar XAFARIX (Santos)
23/04 (seg) 21:30

- Almoço
Restaurante O FRAGATEIRO (Trafaria)
24/04 (ter) Almoço

- Programa "Lugar Cativo"
Rádio Clube Português
24/04 (ter) 20:00-22:00

- Festa-Convivio
Bar D&D (Santos)
24/04 (ter) 22:30-23:00


LISTA B - Duarte Ferreira

- Grande sessão de reflexão sobre o Belém
Auditório do Centro Cultural Casapiano
24/04 (ter) 20:30
(entrada reservada a sócios)

- Jantar de Encerramento da Campanha
28/04 (sex)


LISTA C - Gouveia da Veiga

- Discussão do Programa Eleitoral e do Projecto para o Complexo Desportivo do Restelo
Sede da candidatura
25/04 (qua) 17:00
(convite especial à net azul)

- Jantar de Encerramento da Campanha
Restaurante Caravela D'Ouro - Algés
27/04 (sex) 20:00

domingo, abril 22, 2007

Porto-3-1-Belenenses: Noite Difícil

L Rodrigues

O Belenenses foi derrotado, após várias semanas sem conhecer esse resultado, ao início desta noite, no Dragão. Vitória incontestável da melhor equipa em campo, apesar do Belenenses se poder queixar da falta de sorte e uma arbitragem que, não tendo influência directa no resultado, foi extremamente tendenciosa.

O Belenenses entrou mal e os primeiros minutos foram um sufoco. No entanto, o Porto chegaria à vantagem numa fífia de Marco Gonçalves, que tão seguro se tem mostrado nas últimas partidas. Remate do jogador nortenho, Marco defende para a frente e Adriano aproveitou para fazer o primeiro golo. Em desvantagem no marcador, o Belenenses continuava sem incomodar e o Porto continuava a carregar até cerca dos 20 minutos.

A partir dos 20 minutos o Porto tirou o pé do acelerador, mas o Belenenses não conseguia criar jogadas de ataque, e foi por esta altura que Gaspar (hoje a substituír Amaral) se lesionou, tendo passado em dificuldades o resto da 1ª parte e não parecendo ter recuperado completamente mesmo na 2ª parte. Já nos descontos da 1ª parte, Adriano isola-se, Marco Gonçalves sai-se e não se atira à bola e chocam os 2 jogadores, com o árbitro a assinalar penalty num lance duvidoso, mas que se aceita. Lucho Gonzalez marcou, mal, a grande penalidade.

A 2ª parte começou com o 1º lance de perigo do Belenenses em toda a partida, e mostrou um Belenenses diferente. Ainda na 1ª parte Rúben Amorim havia dado lugar a Fernando, e ao intervalo Carlitos entrou para o lugar de Cândido Costa. O Belenenses mostrava-se mais afoito e o Porto "tremeu" um pouco depois do golo azul, da autoria de Nivaldo após canto cobrado por José Pedro.

No entanto, num lance na nossa grande área, Marco Gonçalves teve um lance aparatoso com Adriano e caíu no chão com uma lesão grave, tendo de ser substituído por Costinha (quantas lesões mais terão os nossos guarda-redes esta temporada?), que esteve em nível aceitável. Mas a lesão de Marco interrompeu a partida por quase 10 minutos, quebrando o ritmo do Belenenses, e trouxe de novo um Porto mais rápido, com várias oportunidades de golo, registando-se dois lances tirados a papel químico com Adriano a acertar na barra. A 5 minutos do final, Bruno Alves, na sequência de um canto, estabeleceu o 3-1 final.

O Belenenses entrou mal na partida, mas rectificou ao intervalo e acabou por sofrer um revés importante com a lesão de Marco Gonçalves: esgotou as substituições, perdeu o guarda-redes e quebrou o ritmo. Como atenuante, os 120 minutos de grande parte dos jogadores na 5ª feira acrescidos de mais de 100 minutos esta noite. Nota positiva para Sandro Gaúcho, que destruíu muito jogo, enquanto a globalidade da equipa é normalmente capaz de muito mais. Foi uma noite má, de uma óptima equipa que nos tem dado muitas alegrias. Esperemos que a lesão de Marco Gonçalves seja ligeira.

Porto 3 x Belém 1

Porto 3 x BELÉM 1
Não foi feliz a nossa deslocação ao Porto.
Crónica em breve.

Belem 2 x Braga 1: fotos

L.Silva







Mais fotos em Cruz de Cristo.

Net Azul: Armada Azul e Futuro Belenenses

L Vieira

O Blog do Belenenses dá os parabéns ao blog ARMADA AZUL, uma das principais referências azuis na net, por ter atingido a marca dos 100.000 visitas.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Também o blog (mais novo) Futuro Belenenses está de parabéns. Chegou às 30 mil visitas!

Parabéns e continuem!!

Belenenses-2-1-Braga (AP): Crónica

Blog

Crónica da autoria de Henrique Cruz dos Santos:

O que é um facto é que o público saiu tão cansado das bancadas como os jogadores de campo. A casa estava melhor que o costume mas é uma pena com o num jogo desta relevância temos pouco mais de 10 mil pessoas no estádio.

Quanto ao jogo vi um belo golo do Dady fruto de um brutal assistência do Ruben (quanto estará a valer este menino? É que parte do orçamento do próximo ano deve sair dessa (ou de outra) transferência.

Depois vi um Braga a correr atrás do resultado. 30 e tal minutos de completo sufoco, com um meio campo pressionante a ganhar as 2as bolas e 3 avançados impressionantemente dinâmicos. Muito complicado.

Pessoalmente diria que o resultado justo ao intervalo seria estarmos a perder por um.

Segunda parte mais equilibrada, com as equipas mais contidas e com receio de "comerem um golinho" - com duas ou 3 oportunidades para cada lado.

Aqui entra para mim o factor decisivo do jogo - a opção do nosso treinador, o grande Jesus, em retardar as substituições. O risco correu-lhe bem porque era notório que as equipas já estavam rebentadas - uns atacavam, outros defendiam. O Zé Pedro e o SIlas que já não tinham estado determinados na 1.ª parte assim continuavam. O Cândido Costa que fez mais um belo jogo começava a dar de si.

Entram então 3 "moços" - o Sandro mais fresco para agarrar o meio-campo tendo o Ruben que ir para a lateral para o lugar do mais fraco belenense de ontem - o sem pernas Amaral. O Fernando a tentar agarrar a bola e distribuir jogo no meio-campo e o Carlitos para tentar fantasiar.

Aos 5 minutos do prolongamento percebeu-se que o Braga tinha rebentado, e o Wender veio dar mais uma ajudinha!

Com o forte e entusiástico apoio do público fomos para cima do Braga e ... voilá!!!

Resta dizer:

1) Se o Braga tivesse ganho não acharia injusto.

2) Numa arbitragem difícil parece-me que o árbitro e os seus assistentes estiveram muito bem, o que é de saudar.

3) Não percebo como é que o clubismo e o facto de puxarmos por determinada equipa deixa as pessoas tão cegas.

4) Voltaremos felizmente ao Jamor, quase 20 anos depois! ... e consequentemente à UEFA! Espero que desta vez por dar na televisão, estejam ainda mais belenenses pois é nas bancadas que se puxa pela equipa.

5) Por fim uma lição pelo contraste de 2 anos. Como é que uma equipa que deve ter sensivelmente a mesma qualidade que a do ano passado fica este ano em 4.º e vai à final da Taça e o ano passado só não descemos pelas estupidezes do Sr. Fiúza. A resposta é simples: factor treinador. O Jesus sozinho é melhor que o Couceiro e o Carvalhal juntos. Sabe ler os adversários. Fala a mesma linguagem que os jogadores.

Saudações belenenses e vamos agora com meia seugunda equipa ganhar pontos ao Dragão para relançar o Campeonato!

sábado, abril 21, 2007

Eleições 2007: Projecto Desportivo da Lista C

L Vieira

A Lista C - Fernando Gouveia da Veiga - apresentou na ultima quinta-feira um projecto imobiliário/desportivo que pode ser consultado aqui. É um documento bastante interessante que vai ser comentado no BdB em breve. Infelizmente o tempo não tem abundado para os lados dos editores do blog.

Numa nota pessoal, posso dizer que acho que está lindo!! (Embora não goste muito daquela Cruz de Cristo...) Deixo apenas umas questões: o projecto imobiliário da direcção previa rendimentos anuais de 1,5 milhões de euros e este? O novo pavilhão permitirá quantas modalidades? Deixamos de ter piscina de 50m?

Promo: Belem x Lusitânia (Basket)

Blog

PLAYOFF
JOGO 4


OBRIGATÓRIO GANHAR


hoje às
15:00


Sócios: 2€
Não sócios: 5€








Resumo Jogo 3

Belem 2 x Braga 1: videos

Blog


Resumo do jogo - RTP


Lances principais


Conferência de imprensa de Jorge Jesus


clique aqui para ver mais videos


Flash interviews
Jorge Jesus, José Pedro e João Vieira Pinto


O segundo golo vivido nas bancadas


Antes do jogo


Antes do jogo


Coreografia da Fúria Azul


Adeptos azuis


Adeptos azuis


Adeptos azuis


O apito final


O lado bracarense


O lado bracarense


Créditos:
http://armadaazul.blogspot.com
http://faajuda84.blogspot.com
http://furia-azul-alentejo.blogspot.com
http://somos-belenenses.blogspot.com
http://braga-sempre.blogspot.com
http://ooutrolugar.blogspot.com
http://www.tvtuga.com

quinta-feira, abril 19, 2007

A grande final é hoje!

Blog
Create Your Own Countdown

Falta pouco para o jogo do ano. É chegada a hora da verdade. E os nervos entre os adeptos azuis crescem a cada minuto que passa. Daí este post, para colocarmos aqui o que nos vai na alma, na caixa de comentários.

ATENÇÃO - Crianças até 12 anos não pagam! Tragam os miúdos lá do vosso prédio, os filhos, os sobrinhos, os netos, os putos que encontrarem na rua. TODOS AO RESTELO!!!

Promo: Playoff (basket)

Blog

quarta-feira, abril 18, 2007

Não podemos faltar!

L Rodrigues




O Belenenses está prestes a fazer história. Amanhã, 19 de Abril de 2007, os verdadeiros Belenenses não podem faltar!

Todos ao Restelo!

L Rodrigues

Chegado de umas retemperadoras ferias, sem qualquer contacto com o nosso país nem com o nosso Belenenses, chego a Portugal e encontro o Belenenses destacado em 4º lugar e com uma série de vitórias consecutivas que não me lembro de assistir! Que melhor notícia poderia ter?

Para além disso, já amanhã, assistirei no Restelo à passagem do Belenenses à Final da Taça de Portugal. Confio na equipa técnica e plantel. Só falta confiar no público... vistas as fotos do jogo de Sábado, confiaria que estará uma boa casa, pois o jogo é importantíssimo e a equipa do Belenenses está a encantar todo o país. Mas estará mesmo?

Está então nas nossas mãos, de todos aqueles que já vão, levar o máximo de apoio possível ao Restelo. Convençam a família e os amigos, falem com todos aqueles Belenenses que não vão ao Restelo, alguns deles já há décadas. Mostrem-lhes quão importante é a presença de cada um de nós! Todos somos poucos para empurrar a nossa equipa para o Jamor!

TODOS AO RESTELO!

O que é feito de... Chiquinho Conde?



Esta semana o desafio foi tentar saber do nosso ex-avançado espanhol, o Seba.

Foi um jogador sobre quem não foi possível recolher informações sobre o seu paradeiro.

No entanto, as escassas opiniões recolhidas foram no sentido que era um avançado muito rápido e acutilante. Um jogador muito útil à nossa equipe.

Na altura que o Seba representou o nosso Belenenses, foi-lhe detectado um problema cardíaco que quase lhe pôs em risco a carreira futebolística. No entanto, após ser operado nos Estados Unidos, conseguiu prolongar a sua carreira no nosso clube na altura orientado pelo grande Marinho Peres.



Actualização:

A semana passada tentámos obter informações sobre o nosso ex-jogador de nacionalidade espanhola, o Seba.

Obtivemos na altura poucas informações, mas agora com a ajuda de um adepto do nosso Belenenses foi possível saber muito mais informações.

O Seba actuou em 3 paises. Em Espanha representou o Miralbueno, o Oliver, o Saragoça (o clube do coração), o Villareal, o Orihuela, o Palência e o Andorra, clube que representa na presente época.
Actuou igualmente em Inglaterra onde jogou no Wigan e em Portugal representou o Chaves e o nosso Belenenses.

Para além de representar na presente época o Andorra tem uma empresa de automóveis e colabora com uma imobiliária.

Numa entrevista que deu a um site espanhol referiu que um dos melhores jogadores com quem partilhou o balneário foi o nosso Tuck.



Nesta semana em que tentamos atingir a final da Taça de Portugal, o desafio é tentar saber informações sobre outro nosso ex-avançado, neste caso o Chiquinho Conde. Um jogador que levantou a ultima taça de Portugal conquistada pelo nosso Belém.

Agradecemos todas as informações possíveis.

terça-feira, abril 17, 2007

Belem 3 x Estrela 0: notas individuais

L Vieira

# 01 GR Marco Gonçalves
Sexto jogo sem sofrer golos. Duas grandes defesas.
4
+ informações / estatísticas

# 02 D Amaral
Como o resto da defesa, não teve muito trabalho.
3
+ informações / estatísticas

# 04 D Rodrigo Alvim
Pouco trabalho na defesa. Ainda tentou um chapéu.
3
+ informações / estatísticas

# 25 D Nivaldo
Como o resto da defesa, não teve muito trabalho.
3
+ informações / estatísticas

# 13 D Rolando
Como o resto da defesa, não teve muito trabalho.
3
+ informações / estatísticas

# 11 M José Pedro
Assistiu no primeiro golo e esteve na jogada do segundo. Bom jogo.
4
+ informações / estatísticas

# 05 M Ruben Amorim
Grande jogador! Renova o contrato, pá!
4
+ informações / estatísticas

# 10 M Silas
Grande exibição deste jogador. Quase assistia o segundo golo e esteve presente na jogada do terceiro.
4
+ informações / estatísticas

# 27 M Cândido Costa
Fez um jogo razoável e foi substituido aos 65 minutos.
3
+ informações / estatísticas

# 30 A Dady
Marcou no quinto jogo consecutivo! E está a apenas 2 do melhor marcador.
5
+ informações / estatísticas

# 99 A José Luís Garcês
El Pistolero está de volta aos golos! E logo com 2. Faz uma grande dupla com Dady.
5
+ informações / estatísticas


# 06 M Sandro Gaúcho
Substituiu Garcês e esteve sempre em bom nivel.
3
+ informações / estatísticas

# 77 M Fernando
Pouco tempo em campo (11') mas entendeu-se bem com o resto da equipa.
2
+ informações / estatísticas

# 24 M Carlitos
Substituiu Cândido Costa mas ainda não está ao seu nivel. Esforçado mas nota-se alguma falta de ritmo.
2
+ informações / estatísticas