quarta-feira, novembro 02, 2005

Sangue novo?

L.Rodrigues

Muito se tem falado, neste momento de forte crise do futebol azul (contra todas as expectativas), em possíveis e necessárias contratações para Janeiro. Isto porque o plantel foi formado, assumidamente, para ser curto, e ter-se-à revelado, até ver, insuficiente. Ao contrário da maioria, não partilho da mesma opinião, apesar de me parecer importante proceder a alguns reajustamentos na reabertura de mercado. O grande handicap que se coloca neste momento será, a meu ver, o facto de, ao que foi tornado público pela SAD, o orçamento para esta época estar “esticado” ao máximo.

Nesse sentido, tudo se torna mais complicado quando falamos de possíveis entradas, que necessitarão de ser compensadas por saídas. Ora se o plantel já é curto…

Vejamos, então, quais os jogadores que poderão estar, neste momento, mais perto de uma possível dispensa, quer pela prestação futebolística, quer pelo salário auferido:
- Ricardo Araújo tem sido dos elementos menos utilizados, mas quando chamado não destoou e, numa análise distante, não deverá ter um peso significativo no bolo salarial
- Romeu tem sido pouco utilizado e notícias postas a circular no Verão davam-no como um dos mais caros jogadores do plantel. O problema, numa óptica de dispensa, seria arranjar-lhe colocação.
- José Pedro, em quase ano e meio, pouco ou nada mostrou e não será um jogador propriamente barato.

Destes 3 nomes, dispensaria os dois primeiros, Ricardo Araújo para quem não seria difícil encontrar colocação por empréstimo na 2ª Liga e Romeu, com a dor de cabeça do elevado salário e época de rendimento nulo que podem condicionar a sua dispensa. Conseguindo-a, ficaríamos com espaço para 3 contratações que me parecem importantes:
- de forma a colmatar a saída de Meyong para a CAN (a partir dos primeiros dias de Janeiro (estágio) até, possivelmente, meados de Fevereiro (em caso de presença na final), apostaria no regresso de Ceará, que termina o seu período de empréstimo ao Criciúma em Dezembro e, penso, tem contrato com o Belenenses até final desta época europeia. A sua dispensa na época passada foi já um erro e seria um elemento útil para este final de temporada.
- para a posição de lateral esquerdo, apesar de me parecer que a melhor escolha para a titularidade será Sousa, apostaria na contratação de Rui Jorge, que funcionaria como um “back-up” interessante e até poderia permitir novas polivalências dentro do plantel. Para além disso, é um jogador calejado, psicologicamente forte e que será relativamente barato
- para o meio-campo, arrisco a heresia: empréstimo de um “estarola”! Beto (Benfica), Carlos Martins (Sporting) ou então uma solução do estrangeiro. Mas alguém com nervo e que mostre clara vontade de singrar com a nossa camisola, independentemente da sua vontade para o futuro.

Desta forma, ganharíamos um defesa/médio esquerdo, um médio capaz de jogar mais à defesa ou de forma mais ofensiva e um ponta-de-lança puro. Para tal, perderíamos um ponta-de-lança puro e médio polivalente que tem tido poucas hipóteses de se mostrar. Penso que ficaríamos reforçados. Mas, claro, estas são “contas” feitas sem conhecer números e partindo do pressuposto que o orçamento está já esticado.

A grande contratação que o nosso plantel precisa é apenas uma: motivação, ambição e, nesta primeira fase, recuperação dos níveis de confiança. Em Braga tivemos uma boa mostra de recuperação, há agora que dar continuidade ao que foi possível observar.

Sem comentários: