sexta-feira, abril 30, 2010

Eleições a 3 de Julho

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
Segundo o jornal A Bola o Belenenses vai a votos no dia 3 de Julho para que os sócios escolham a nova Direcção do clube. Ainda segundo a mesma fonte, 2 meses é o período mínimo entre a convocação e realização de eleições, tempo esse preciosíssimo para salvar - o que resta - o Belenenses.

O clube fica agora nas mãos de Henrique Abecassis e Duarte Ferreira, que o gerirão até ao acto eleitoral, esperando-se que até lá chamem outros sócios para integrar a equipa.

Da minha parte, fica uma sugestão. Quem acha que pode ser a solução e pretenda liderar o clube apresentando-se nas eleições de 3 de Julho, manifeste o mais rapidamente possível essa intenção junto do Presidente da AG, de forma a ser chamado para a tal equipa a constituír para a gestão do clube até lá.

Esse período, entre o dia de hoje e 3 de Julho, é fulcral para o futuro do nosso clube: há que resolver a questão da inscrição na Liga Vitalis sob pena de caírmos para a 2ª Divisão - Zona Sul. Ao contrário de anos anteriores, em que este deveria ser um período para planificar a temporada seguinte, este ano é tempo de "arrumar a casa". Os "futebóis" logo se vê, quando é a nossa vida que está em risco, não nos preocupamos muito se chove lá fora.

Apareçam!

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
Demitiram-se hoje 5 vice-presidentes do Belenenses: Miguel Ferreira, Paulo Peters, Nuno Simões, Carlos Coutinho e António Ribeiro. Estas demissões implicam a queda da Direcção liderada por Viana de Carvalho, antecipando um cenário que se aguentaria no máximo por alguns dias ou semanas, isto porque estava já em marcha um movimento para convocar uma AGE para demitir a Direcção o que, após o descalabro da Direcção na última AG (sendo o culminar de um ano carregado de tiros nos pés), era claríssimo que ia resultar na destituição dos órgãos sociais.

Estamos agora num momento muito complicado. Até ver ninguém apareceu a dar a cara e a dizer que "agarra" o clube. Mas o cenário não é pior do que o de ontem, em que esta Direcção, já sem qualquer legitimidade, logo sem credibilidade junto de investidores/banca, estava atada de pés e mãos para resolver os nossos problemas financeiros.

Uma vez que a Administração da SAD tem de ficar mais 30 dias à frente da mesma, façam-se eleições o mais depressa possível para o clube para que até 24 de Maio se consiga ter uma nova Direcção, legitimada nas urnas e que dê perspectivas de futuro, e possa começar a trabalhar no equilíbrio financeiro, enquanto os agora demissionários se mantêm "no papel" à frente da SAD.

É agora hora de aparecer o futuro. Movimentem-se, reúnam, apareçam, apresentem as vossas propostas aos sócios, mostrem que têm uma ideia para o clube e façam-nos acreditar que alguém nos vai tirar deste buraco.

Mesmo que todas estas contingências nos abram um buraco chamado 2ª Divisão - Zona Sul e não Liga Vitalis. Os verdadeiros Belenenses não viram as costas e é nestes momentos difíceis e dramáticos que têm de aparecer! E uma coisa é fundamental, venha quem venha, em que circunstâncias for, no minuto a seguir à sua eleição tem de ter o apoio de todos nós. É tempo de cerrar fileiras!

terça-feira, abril 27, 2010

Obviamente, demitam-se!

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
No seguimento dos acontecimentos dos últimos dias, as cenas dos próximos capítulos só podem incluír a queda da Direcção e marcação de eleições, o que como bem sabemos é um processo moroso. E nós não temos tempo, pois temos até dia 24 de Maio (menos de um mês!) para cumprir os pressupostos financeiros que viabilizem a inscrição na Liga. E como bem sabemos, o clube vive dias complicados em termos de tesouraria e esta indefinição em nada ajudará a que, até lá, se endireite o barco.

Dado o contexto actual, a 2ª Divisão (antiga 2ª Divisão B) não é apenas uma hipótese remata. Pode ser uma realidade e penso que dado o cenário catastrófico que o clube vive, será com essa tenebrosa realidade que teremos de viver.

Se assim for, não é o fim do mundo. Se assim for, não será a morte do Belenenses. Se assim for, será o renascer. A morte aconteceu ontem, dia 26 de Abril de 2010, algures entre as 2 da manhã e as 11 da noite. Caír nas profundezas do poço vai afastar muitos abutres que gravitam à volta do clube. Permitirá que quem entre, possa entrar com pulso de ferro e faça desaparecer os abutres que ainda por lá fiquem nos cantos. Será então tempo de devolver o clube os sócios (ou os sócios ao clube). Apelar à união dos Belenenses, criar um sentimento de identidade e pertença ao nosso clube, ousar! Depois, seria tempo de reestruturar. Mas reestruturar mesmo, repensar todo o clube. E depois, só mesmo no final, pensar na vertente desportiva. Por uma vez esquecermos os resultados imediatos e construírmos alicerces. Será duro. Será um teste para todos nós. Mas tenho a certeza que saíremos dessa provação mais fortes, maiores e estruturalmente equilibrados, assim saibamos ver nesse horror da 2ª Divisão uma série de oportunidades óbvias.

Não sei quem se apresentará a eleições. Fala-se em Gouveia da Veiga e pouco mais. Mas a situação é insustentável e só há uma forma de contribuírmos todos para o bem do Belenenses: caíndo a Direcção o mais depressa possível, para que se possam ganhar dias, ou até mesmo horas, que podem ser cruciais.

Deixo pois o apelo ao Dr. Viana de Carvalho: se é Belenense, como não duvido que seja, demita-se Presidente. Depois deste ano de mandato e da surreal AG da noite de Domingo, cada dia que passa como Presidente do Belenenses é um dia em que está a, deliberadamente, prejudicar-nos.

Saber desistir pode ser uma virtude. Há alturas na vida em que temos de pensar em minimizar os estragos, e não em continuar a tentar até morrer. Acredito que esta Direcção fez tudo para que as coisas fossem diferentes. Mas a realidade é o que é e neste momento, o que quer que façam, só prejudica.

Só temos vontade de desaparecer - Fajardo

Blog do Belenenses

Declarações de Fajardo ao seu Site Oficial:
"«Não sei o que diga... quando decidi voltar ao Restelo, a "minha casa", em Janeiro, acreditava que seria possível dar a volta ao rumo dos acontecimentos, mas têm sido meses penosos, tem sido muito difícil e às vezes chegamos a casa e só temos vontade de desaparecer. Como todos sabem foi aqui que me fiz jogador, é este o meu clube, e custa-me muito estar associado a este momento. Agora temos de tomar uma postura crítica, perceber onde errámos, e mudar o que há para mudar, porque o Belenenses merece voltar rapidamente para o seu lugar, a Liga Sagres."

Frustração imensa - Cândido Costa

Blog do Belenenses

Declarações de Cândido Costa ao seu Site Oficial:

«É uma frustração imensa, o Belenenses enquanto instituição não merece isto, muito menos os seus adeptos. É incompreensível que um clube com esta dimensão, estas infra-estruturas e uma base de apoio a nível nacional passe repetidamente por estas situações. O clube como um todo tem de se auto-analisar e perceber o que está a ser mal feito, para que possa voltar a ter a pujança que tem vindo a perder. Pessoalmente é uma enorme decepção, qualquer jogador de futebol português tem vergonha de descer de divisão, quanto mais envergando a camisola de um clube desta dimensão.»

segunda-feira, abril 26, 2010

Dor Azul

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues







Estas são possivelmente as 24 horas mais negras da história do Belenenses. Somos um clube à deriva e que acaba de ser despromovido. Quo Vadis Belenenses?

sexta-feira, abril 23, 2010

Empréstimo "explicado"

A Direcção do Belenenses divulgou esta manhã, através do Site Oficial do clube, o Estudo de Saneamento Financeiro sobre o qual assenta o empréstimo de 16 milhões a deliberar na AG do próximo Domingo.

Pode aceder ao documento através deste link.

Mensagem de Telmo Carvalho

Blog do Belenenses
Caros Sócios,

Informo que se encontram desde já cumpridos os objectivos do movimento “Vamos convocar uma Assembleia Geral Extraordinária”, no que diz respeito ás exigências necessárias por parte dos estatutos do nosso Clube.

Quero desde já agradecer a todos os que, de uma forma ou de outra, contribuíram para que este movimento fosse possível, com prejuízo particular para cada um, não deixando de contribuir voluntariamente para que o movimento pudesse ser, de facto concretizado, fazendo a recolha das mais de duas centenas de assinaturas que o mesmo possui.

Aproveito também para agradecer aos Blogs, que publicaram o que por mim lhes foi solicitado, demonstrando desta forma uma total disponibilidade.

Como sempre referi, este movimento “Vamos convocar uma Assembleia Geral Extraordinária”, tem como objectivo principal, a necessidade de esclarecimento por parte da Direcção do nosso Clube aos Sócios, dos problemas, dificuldades, sucessos e fracassos alcançados ao longo deste ano do seu mandato, bem como, das razões para o não cumprimento das promessas eleitorais.

É bom referir que, os Sócios deste nosso Clube, saberão concerteza, distinguir e avaliar, no local próprio, a performance desta Direcção e, da mesma forma que há cerca de um ano votaram e quiseram que fossem estes Senhores a representarem e gerirem o nosso Clube, saberão também, após os devidos esclarecimentos, mantê-los ou destitui-los se for o caso.

Nesse sentido, passo a informar todos os associados que hoje, pelas 11 horas, foi por mim entregue na secretaria do Clube, a referida petição para a marcação da Assembleia Geral Extraordinária, tal como estava inicialmente previsto, ficando a aguardar a marcação da mesma, por parte do Sr. Presidente da Mesa da Assembleia Geral, dentro do prazo estabelecido pelos Estatutos.

Por um Belenenses melhor,

Telmo Carvalho

domingo, abril 18, 2010

Lágrimas

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
São lágrimas secas as que nós, Belenenses, derramamos esta tarde em que empatando em casa com um Rio Ave que vinha de trambolhão em trambolhão, praticamente sentenciámos a nossa descida de divisão. Resta-nos vencer os 3 jogos que faltam e acreditar num milagre.

Posto isto, resta-nos perceber porque choramos. Porque choramos desde Agosto. Porque choramos nos últimos 2 anos. Porque choramos nos últimos 20 anos. E depois decidir o que fazer com esta "coisa" linda chamada Belenenses, que está às portas da morte.

Haverá alguém que tenha a cura? Haverá um qualquer paliativo que nos permita mais algum tempo de qualidade? Ou vamos optar apenas por um encarniçamento terapêutico no egoísmo de mantermos vivo, artificialmente, o nosso sonho?

PS - Ver tanta e tanta gente em Loures a apoiar o futsal à mesma hora do futebol, acabou por me deixar triste, que me perdoem os amigos da secção de futsal. Mostra bem a completa ausência de prioridades e organização neste clube, em que NADA foi feito para mobilizar adeptos para o futebol (não nos andam a vender a conversa há meses que ainda é possível a manutenção?), enquanto a secção de futsal, diligentemente e com a excelente capacidade que lhe é reconhecida, fez o trabalho de casa. Pergunto-me o que esta gente do futsal (e tantos outros, de tantas outras modalidades), fariam com os orçamentos faraónicos do futebol.

quarta-feira, abril 14, 2010

Paixão pelo Futsal - 1

Blog do Belenenses



"Paixão pelo Futsal" é uma nova rúbrica do Site Oficial do Futsal do Belenenses, apresentada pelos bem conhecidos "pastéis" Vitor Ennes e Samanta Castilho, e que visa trazer uma nova abordagem à equipa que é, nos dias de hoje, o grande motivo de orgulho do nosso clube. Neste primeiro programa, os holofotes incidem sobre o capitão, Jardel.

Cá esperamos pois pelos próximos programas, podendo desde já adiantar que nos próximos dias estará na berlinda Marcelinho.

sábado, abril 10, 2010

Marítimo - Belenenses

Blog do Belenenses



Lista de convocados:

Guarda-redes: Bruno Vale e Assis

Defesas: Devic, Marcos António, Mustafa, Miguelito, Tiago Gomes e Pelé

Médios: Gómez, Barge, Cândido Costa, Fajardo, André Almeida, Celestino e Zé Pedro

Avançados: Fredy, Lima e Romário


Nota: Imagem retirada do site ofícial


segunda-feira, abril 05, 2010

O futuro

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
Com o empate em Paços, o Belém disse praticamente adeus às hipóteses, até mesmo matemáticas, de se manter na Liga Sagres. Não sabemos se está já a ser feito, esperemos que sim e que o silêncio seja, apenas e só, sinal de que se está a trabalhar bem, mas é hora de definir a próxima temporada.

Um clube como o Belenenses na Liga Sagres só pode ter um objectivo: lutar pelos lugares da primeira metade da tabela. Na Liga Vitalis, o objectivo tem de ser a subida. E a Vitalis não é a Liga Sagres, é um verdadeiro inferno onde a cada jogo há que dar 200%, pois ninguém à partida está livre de descer... nem de subir!

Para tal, é preciso começar a construír o plantel cedo, para não termos de ficar sujeitos a escolhas de refugo ou com "a cabeça no cepo". Assim, na minha opinião, deveriam transitar do plantel actual:
Guarda-Redes: Bruno Vale ; Assis ; Adolfo
Laterais Esquerdos: Tiago Gomes ; André Pires
Defesas Centrais: Rodrigo Arroz ; Marcos António ; Fábio Marques
Trincos: Pelé
Médios: José Pedro ; Cândido Costa ; André Almeida
Extremos: Fredy ; Barge ; Fajardo
Avançados: Yontcha ; Dani ; Romário

Em relação às saídas, Nélson poderia muito bem ser integrado na estrutura, é um homem do futebol, um vencedor, e parece que vai acabar a carreira. Mustafá e Devic não justificaram em campo aposta futura. Mano dificilmente estará interessado em jogar na Vitalis. Gavilán, tendo contrato, é negociável. Lima tem meio mundo atrás dele, o ideal seria "inventar" os tais 250 mil euros para comprar o passe e negociar de imediato.

Com estas permanências, ficávamos com a baliza "fechada", bem como o lado esquerdo da defesa. Faltava depois dar alguns retoques e notas de experiência e qualidade nalguns sectores. A manutenção de 18 jogadores permitia ainda conseguir alguma estabilidade, pois nada é pior para um clube que trocar um plantel inteiro por outro.

Assim, seria de interesse contratar 2 laterais direitos, um defesa central, um trinco, um médio, um extremo e um avançado. Tomo a liberdade de deixar aqui algumas sugestões, de jogadores que tenho acompanhado e acho que poderiam acrescentar qualquer coisa à nossa equipa:
Lateral Direito - Laranjeiro (Leixões) ; Mangualde (Doxa, Chipre) ; Rui Duarte (Brasov, Roménia) ; André Nogueira (Atlético)
Defesa Central - Romaric (Freamunde) ; Elvis (Feirense) ; Banjai (Oliveirense)
Trinco - Siaka Bamba (Chaves) ; Djikiné (Vit. Setúbal)
Médio - João Vilela (Fátima)
Extremo - Cesinha (Gil Vicente) ; Pedro Pereira (Aves)
Avançado - Cícero (Oliveirense) ; Sami (Fátima) ; Michel (Penafiel) ; Adilson (Feirense)

Há ainda a acrescentar que Azeez Balogun deverá, ex-junior gravemente lesionado no início da temporada, deverá para o próximo ano mostrar todos os predicados que lhe são apontados no nosso meio campo. A estes nomes, é fundamental juntar a contratação de 1 ou 2 reforços inquestionáveis os quais, se por um lado obrigam a um esforço orçamental, por outro podem ser a "pedra de toque" que diferencia a subida à Sagres da manutenção na Vitalis. Lembram-se de 98/99, e do pré e pós Brandão/Perdigão?

Estes são nomes do mercado nacional que poderão acrescentar qualquer coisa à nossa equipa. Mas outros há, quer cá dentro, quer lá fora, capazes de nos reforçar. Assim haja capacidade para os descobrir antes da concorrência, e não nos deixarmos nas mãos dos empresários.