domingo, janeiro 31, 2010

E agora?

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
A derrota de ontem na Figueira da Foz acabou com quaisquer aspirações que ainda tinhamos de nos manter na Liga Sagres. Somos o último dos últimos, o calendário até final é dificílimo e a equipa, apesar dos reforços (que são mesmo acima da média) continua a arrastar-se em campo.

O momento para reforçar a equipa e dar o tudo por tudo tinha sido antes das recepções consecutivas a Setúbal e Leixões. Depois disso, foi o desespero para tentar uma vitória na Naval. Mas mesmo essa vitória, apenas nos permitia continuar a lutar, enquanto começar a lutar 2 jornadas antes, podendo vencer 2 adversários directos, podería dar-nos um desafogo enorme.

Agora é tarde. Há que dignificar a camisola, convencer os nossos jogadores que até ao último minuto do último jogo têm de honrar este clube. E é hora de pensarmos o futuro. Subir da Liga Vitalis à Liga Sagres é mais difícil que evitar a descida da Liga Sagres. Ou se faz o trabalho bem feito, ou entramos num beco sem saída.

Belém até morrer, Belém até morrer, Tenho todo o orgulho sou Belém até morrer!

sábado, janeiro 30, 2010

Cada vez mais perto... da Liga Vitalis !

Blog do Belenenses: Tiago Moreira



O Belenenses voltou a perder para o campeonato Português, desta vez foi na Figueira da Foz frente á Naval por 1-0.

Com este resultado continuamos em ultimo lugar da tabela classificativa, com apenas 11 pontos, analisando os próximos 3 encontros ou seja 9 pontos possiveis, temos: Braga em casa, deslocação até ao estádio da luz para defrontar o Benfica e recebemos a Académica.

Posto isto, estamos cada vez mais próximos da 2ª liga do futebol Português, é apenas uma questão de tempo até já não existir aquela questão do "matematicamente é possível".

Vamos todos juntos, prepararmos-nos para uma batalha que aí vem, porque somos todos BELENENSES!

Orgulho em ser Belém !

Última oportunidade

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
Há cerca de 2 semanas, após a derrota com o Leixões no Restelo, escrevi por aqui que ou havia investimento no plantel, ou a nossa descida estava praticamente consumada. Nestas 2 semanas o Belenenses finalmente mostrou estar activo no mercado e contratou 4 jogadores até ao momento: Mustafá e Marcos António (centrais), Miguelito (lateral esquerdo) e Fajardo (médio ofensivo/extremo). Com estes 4 jogadores, o Belenenses pode ter alguma esperança num final de temporada acima da média, capaz de nos catapultar na tabela. Mas o calendário é difícil e essa será uma tarefa árdua.

O reforço do plantel é inquestionável: Marcos António é um excelente central com uma marca muito forte no futebol português ; Fajardo é um dos jogadores mais regulares da Liga nos últimos anos e um homem da casa ; Miguelito estava tapado no Marítimo por Alonso (o melhor lateral esquerdo da Liga nos últimos 5 anos) e pode aqui provar que não vai passar ao lado de uma carreira condizente com a sua qualidade ; por fim, Mustafá tem menos experiência, mas do que vi dele na Amadora ficou-me na retina um central fisicamente imponente.

Ficam aqui, pois, os meus parabéns à SAD pelo trabalho desenvolvido no mês de Janeiro. Mas fica também o recado: não é assim que se planeiam épocas, os clubes bem geridos fazem ao contrário: investem no início da temporada e, se em Janeiro já tiverem amealhado pontos, é hora de "facturar".

Hoje jogamos a nossa última "final" na Figueira, às 16:00. Uma derrota afasta-nos de vez da corrida. Um empate mantém-nos nas profundezas da Liga. Uma vitória coloca-nos lado a lado com a concorrência e pode ser um tónico que esta "nova" equipa precisa. Vamos lá ganhar a Batalha Naval!

sexta-feira, janeiro 29, 2010

17ª Jornada: Naval - Belenenses

Blog do Belenenses
Nós Acreditamos !!!



(Clicar para ampliar)

VS

Dia:
30 de Janeiro 2010

Hora:
16:00H


Lista de Convocados

Guarda-redes: Bruno Vale e Assis
Defesas: Mano, Devic, Marcos António, Mustafa, Miguelito, Pires e Cândido Costa
Médios: Gabriel Gomez, Pelé, Barge, Zé Pedro, Celestino e André Almeida
Avançados: Yontcha, Fredy, Romário e Lima

quarta-feira, janeiro 27, 2010

Matateu. Ele é que foi o D. Sebastião

Blog do Belenenses
Artigo da autoria de Rui Tovar publicado no jornal I de hoje, 27 de Janeiro de 2010, quando passam 10 anos sobre o desaparecimento da figura maior e grande lenda do nosso Belenenses: Matateu.

"Maputo, capital de Moçambique e antigamente conhecida como Lourenço Marques, é a terceira cidade com mais internacionais na selecção portuguesa, depois de Lisboa e Porto. Ao todo, são 16 e há de quase tudo, menos guarda-redes (Costa Pereira nasceu lá perto, em Nacala). Nomes clássicos como Eusébio, Coluna, Hilário, Juca, Vicente, Matine, os gémeos Pedro e Carlos Xavier saltam à vista mas só um foi apelidado pelos ingleses de oitava maravilha do mundo: Sebastião Lucas da Fonseca, ou Matateu. O i faz-lhe aqui a homenagem, precisamente no dia em que se celebra o 10.o aniversário da sua morte. Artur Quaresma, tio-avô de Ricardo (o do Inter), hoje com 93 anos, que treinou o avançado no Belenenses confirma-nos: "Matateu era uma maravilha."

Para já, a pergunta sacramental: quem foi Matateu? "Isso agora, pfff. Bem, vou tentar ser prático. Era um fenómeno que, infelizmente, nunca foi campeão, embora andasse lá perto [em 1954-55, o Sporting empatou 2-2 nas Salésias, na última jornada, com um golo aos 86', e roubou o título ao Belenenses, a favor do Benfica]. Era grande, musculoso e encorpado. Impunha-se facilmente pelo físico e destacava-se pelo arranque, pelas passadas com a bola controlada, pelo remate forte ou em jeito, pelo drible. Era uma força da natureza."

E que fez Matateu? "Além de marcar golos a torto e a direito [218 em 289 jogos na 1.a divisão], muitos deles impossíveis, outros banais, que lhe garantiram o título de melhor marcador da 1.ª divisão [29 golos em 26 jogos na época 1952-53 e 32 em 26 na de 1954-55], era um autêntico quebra--cabeças. Equipas como Sporting, FC Porto e Benfica marcavam-no homem a homem, num tempo em que nem se pensava nessas modernices. Ele chegou a Portugal [4 de Setembro de 1951] com um contrato de fazer rir e ao mesmo tempo de fazer corar de vergonha os actuais jogadores [30 contos de luvas e 1600 escudos de salário por mês], três meses depois de eu abandonar o futebol. Não nos cruzámos por pouco, mas fiquei feliz por ver a estreia ao vivo, num Belenenses-Sporting numa 1.ª jornada. Ganhámos 4-3, com dois golos dele, o último dos quais aos 88 minutos, e ele foi carregado em ombros pelos adeptos até aos balneários. Logo aí ficou conhecido como astro pela imprensa portuguesa."

A alcunha da oitava maravilha do mundo veio mais tarde. Em Maio de 1955, a Inglaterra perdeu pela primeira vez com Portugal (3-1 no Jamor) e os jornalistas britânicos, sobretudo o enviado do "Daily Sketch", um tablóide nascido em Manchester nos anos 20 e que foi sugado na década de 70 pelo "Daily Mail", descreveu Matateu da seguinte forma: "Um negro sempre sorridente, de Moçambique, é, esta noite, o rei do futebol português. Lá foi-lhe dado o nome de Lucas, mas há muito tempo que já ninguém se preocupa com isso. Passaram-lhe a chamar Matateu - um cognome que significa oitava maravilha do mundo - desde que começou a driblar como um mago e a chutar como um canhão. Fomos derrotados por essa oitava maravilha que rebaixou e humilhou uma Inglaterra destroçada e inebriada. E não há justificação porque, com excepção do maravilhoso Matateu, o grupo português é uma equipa de passeantes, com apenas uma vitória nos últimos 19 jogos."

A coisa não se fica por aqui. Nesse mesmo ano, Matateu foi eleito pela imprensa como o melhor jogador da Taça Latina-55, precursora da Taça dos Campeões, à frente de Di Stéfano e Puskas, ambos do Real Madrid. Como titulava a revista "Miroir Sprint", "Di Stéfano perdeu o sorriso frente a Matateu". Em 1957, o Belenenses fez uma digressão pelo Brasil e jogou no Maracanã, onde Matateu atirou três à barra antes de Pelé marcar os primeiros golos internacionais no misto Vasco/Santos. Só para acabar, em 1959, num RDA-Portugal de qualificação para o Europeu, em Berlim, o nome de Matateu é entoado por militares alemães que o rodeiam no final do jogo, ao ponto de ele perguntar ao jornalista Aurélio Márcio: "Vistes os russos a chamar pelo meu nome?" Tudo em nome do futebol. E sempre com uma cervejinha ao intervalo, a sua imagem de marca.

E lá voltamos ao Artur Quaresma. "Comigo a treiná-lo, nunca bebeu. Pedi-lhe com bons modos e ele acatou. Ficava no balneário a ouvir-me e a motivar os mais novos. Naquela altura a gente entendia-se mais facilmente que agora, em que um futebolista ganha mais que um treinador, o manda passear, faz o que lhe apetece."

Depois do Belenenses, onde ganha a Taça de Portugal-60 ao Sporting, Matateu ainda joga no Atlético, que ajuda a subir à 1.a divisão em 1966. No posterior pingue-pongue entre Américas (First Portugueses e Sagres da Vitória) e Portugal (Gouveia, Amora e Chaves), só acaba a carreira aos 55 anos."

segunda-feira, janeiro 25, 2010

Diakité por Miguelito

Blog do Belenenses: Tiago Moreira



Está encontrado o 4º reforço para a equipa de futebol do Belenenses.

Miguelito, de 28 anos vem por empréstimo do Marítimo até final da época, como troca Diakité viaja para a Madeira também por empréstimo até final da presente temporada.

Trata-se de um lateral esquerdo com uma larga experiência no futebol Português, que chega agora ao nosso clube.


domingo, janeiro 24, 2010

«Estou ansioso por ajudar o Belenenses»

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
In Site Oficial de Fajardo:

Está confirmado, Fajardo regressa à casa onde se formou nesta reabertura de mercado, por empréstimo dos gregos do Panthrakikos até final da temporada, numa altura em que os azuis apostam forte no reforço do plantel visando largar a lanterna vermelha da Liga Sagres.


O experiente médio ofensivo não podia estar mais feliz: «É um prazer enorme voltar ao Restelo, foi lá que me fiz jogador mas, enquanto sénior, nunca consegui mostrar com a camisola do Belenenses o meu valor. Tenho agora uma segunda oportunidade, e estou ansioso por ajudar o Belenenses.»

Fajardo abandona assim o Panthrakikos, naquela que foi uma experiência má sucedida no campo desportivo, numa equipa que apenas conquistou 2 pontos até agora na Liga Grega. No entanto, ressalve-se, o português tem vindo a ser um dos elementos em destaque na sua equipa.

sábado, janeiro 23, 2010

Fajardo é reforço

Blog do Belenenses: Tiago Moreira



Fajardo já é jogador do Belenenses.

O jogador regressa ao clube, onde esteve na temporada de 1999/2000 , onde regressou em 2002/2003 de novo ao nosso grande clube.

Trata-se de um excelente jogador, que dispensa apresentações ou qualquer tipo de caracterização.

Assim sendo, restam apenas 2 vagas para 2 reforços que esperemos que cheguem em breve.


sexta-feira, janeiro 22, 2010

Marcos António é reforço para o eixo defensivo

Blog do Belenenses: Tiago Moreira



Marcos António, defesa-central de 26 anos é o segundo reforço de inverno para a equipa do Belenenses.

O jogador estava sem clube, depois de ter passagens pelo PAOK da Grécia, Auxerre de França, e vem reforçar um sector que desde no inicio da época demonstrou ser bastante frágil.

O Brasileiro já teve passagens por Portugal, onde jogou no FcPorto, Leiria e Gil Vicente.

O contrato é válido até ao final da época, entretanto o jogador já treinou esta tarde no Restelo.

È certo que até ao final do mês teremos mais reforços para a equipa de futebol.

Cheiro a Belém

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
Pela primeira vez esta temporada, saímos do Restelo com uma sensação de satisfação no fim de um jogo. Tudo bem que tinhamos vencido a Naval, mas ainda a procissão ía no adro e não imaginávamos que ía ser (tão) difícil. Este jogo com o Porto, apesar das limitações em termos de jogo da equipa e dos remendos defensivos, trouxe-nos um Belenenses a vender cara a derrota, um Belenenses de garra e paixão pelo jogo, que só foi derrotado pelo campeão nacional no desempate por penaltys, e ao fim do 30º penalty!

Podem afirmar que o Porto está enfraquecido. De facto assim é. Mas é sempre o Porto. O que se pode afirmar é que é mais fácil para uma equipa, na situação de limitação técnica e psicológica como aquela em que nos encontramos, jogar com o Porto que com o Leixões. Não há a pressão da tabela e há tudo a ganhar e nada a perder. Ainda assim, o meu aplauso à atitude da equipa.

Mas este jogo já passou, e agora avizinha-se o jogo que é a última finalíssima da temporada. Uma derrota na Naval atira-nos quase irremediavelmente para a Liga Vitalis. Um resultado positivo, com o Belenenses a parecer estar a querer investir no reforço do plantel, e dado este toque de luta que Toni parece estar a imprimir à equipa, pode colocar-nos na luta, que será titânica, pela manutenção.

Uma nota final para Lima: obrigado pela luta, pela qualidade e pelos golos. Lima junta ao facto de ser um dos jogadores mais tecnicamente dotados da equipa, o facto de parecer ser um cubo de gelo em termos psicológicos, disputando cada lance como se o jogo estivesse no primeiro minuto e a equipa liderásse a Liga. Obrigado, és um jogador à Belém!

quinta-feira, janeiro 21, 2010

Daniel Mustafa contratado

Blog do Belenenses




Aqui esta o primeiro reforço de inverno, para a equipa do Belenenses.

Trata-se de um defesa central, Argentino de 25 anos que alinhava na equipa do Huesca da 2ª liga Espanhola.

Daniel Mustafa já alinhou numa equipa do futebol Português, na época de 2008/2009 no E.Amadora.


Guerreiros quando ninguém esperava

Blog do Belenenses: Tiago Moreira

O Belenenses empatou 2-2 com o Futebol clube do Porto em jogo a contar para a eliminatória da taça de Portugal.

Um jogo espectacular como há muito não se assistia em Portugal, terminou com a equipa do Porto a vencer 10-9 no desempate através das grandes penalidades.

Destacar a exibição de Lima, fez mais uma enorme exibição marcando por duas vezes, dois grandes golos.

A equipa está de parabéns, foi um orgulho gritar BELÈM BELÈM BELÈM !

Videos dos Golos:




terça-feira, janeiro 19, 2010

Taça de Portugal: Belenenses - F.C.Porto

Blog do Belenenses: Tiago Moreira

Amanhã - 20:45h

VS

Lista de convocados:


Guarda-redes - Bruno Vale e Assis

Defesas - Mano, Devic e André Pires

Médios - Gabriel Gómez, Pelé, Barge, Zé Pedro, Celestino, André Almeida e Ivan

Avançados - Dani, Fredy, Romário, Lima e Yontcha


segunda-feira, janeiro 18, 2010

Acabou!

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
A derrota de ontem colocou o Belenenses na Liga Vitalis. Ou há capacidade para investir, muito forte, e estar presente no mercado (sem esta apatia que dura desde o início da temporada), ou então assumamos já a descida de divisão e prepare-se já a próxima temporada. Libertem-se os jogadores com quem não contamos para a Liga Vitalis, dêem-se minutos aos "miúdos", procurem-se 2 ou 3 jovens na 2ª Divisão e habituem-nos já à nossa camisola.

Ir buscar 2 ou 3 jogadores para fingir que vamos lutar, não vale a pena. Chegámos ao fim da linha. Neste momento, estamos na Vitalis. Restam-nos 14 jogos, 6 em casa e 8 fora:
- Naval (F)
- Sp. Braga (C)
- Benfica (F)
- Académica (C)
- Nacional (F)
- Sporting (C)
- Olhanense (F)
- Porto (C)
- P.Ferreira (F)
- Marítimo (F)
- Rio Ave (C)
- Vit. Guimarães (F)
- U. Leiria (C)
- Vit. Setúbal (F)

O calendário que nos resta, correndo normalmente a uma equipa que luta para não descer, permite apenas cerca de 10 a 12 pontos. A uma equipa técnica, física e psicologicamente abatida como a nossa, só um milagre permite pensar fazer mais do que esses pontos. E repare-se que mesmo se conseguíssimos 12 pontos dificilmente não descíamos de divisão!

Portanto, ou arranjam 5 trutas durante esta semana (para irmos já vencer à Naval), ou então atirem a toalha ao chão. São precisos 2 centrais, 1 lateral esquerdo, 1 médio ofensivo e 1 extremo. Já deixámos passar várias oportunidades no mercado. No entanto, em Chipre e na Roménia o que não falta são jogadores portugueses, com qualidade, com vontade de regressar. Por essa Europa fora, há centenas de jogadores de qualidade que preferem vir emprestados até Junho do que estar outros 6 meses sem jogar. Têm 5 dias para fazer o que não fizeram nos últimos 7 meses. Ou então para assumir que não o farão.

domingo, janeiro 17, 2010

Belenenses perde em casa (Restelo)

UM SÓCIO PREOCUPADO
Aníbal Moreira – Almada
Sócio N.º22 791

O Clube Futebol os Belenenses não vence um jogo desde 18 Outubro de 2009 (3 meses). Com a derrota deste domingo, continua a naufragar com tendência a afundar-se na classificação da I liga de futebol.

O jogo deste domingo com uma presença assinalável de público a assistir, foi de grande sofrimento para quem como eu, adora o seu clube, uma partida em que se jogou um futebol pouco convincente.

O “penalty” não marcado por José Pedro a favor do Belém, que permitia equilibrar (empatar) a partida, a terminar o 1 tempo, foi um mau presságio para o 2 tempo.

Na segunda parte do jogo o Leixões entrou mais determinado em ganhar a partida, objectivo que não foi difícil de alcançarem porque a defesa do belenenses colaborou, oferecendo a bola por duas vezes ao ataque leixonense, que aproveitou e marcou, primeiro aos 61 e depois passados 11 minutos (72) voltou a marcar.

Assisti da bancada a um belenenses frágil em preparação física e um pouco confuso na sua posição no terreno. O treinador tentou reformular a sua estratégia recorrendo aos jogadores que dispunha no banco, mas não conseguiu melhorar a performance da equipa, o melhor que conseguiu foi um golo a nosso favor no final do período de descontos.

A 3 dias de defrontar o poderosíssimo Porto para a taça de Portugal o belenenses é o “lanterna vermelha” da I liga. Isto quer dizer, que o sonho de uma vitória tornar-se mais difícil.

Assobiadelas e palavras insultuosas dirigidas à direcção, equipa técnica e aos jogadores foi o que mais se ouviu no fim do jogo.

Mas pergunto eu, o que fazer: Atacar a direcção, acusando-os de tomar más decisões, assobiar a equipa técnica e os jogadores culpando-os dos maus resultados ou em ultima instância pedir a cabeça do recém-chegado treinador, (que ainda só orientou 2 jogos).

Não é fácil, para quem como eu que adora o seu clube, tomar partido de uma ou outra decisão.

O que me parece é que não seja muito sensato nesta altura do campeonato e face á situação que vivemos inventar mais complicações.

Concluo dizendo que a segunda volta começou agora, ainda á pontos ao nosso alcance, é possível matematicamente, o nosso Belém conquistar os pontos suficientes, para que lhe permita permanecer na I liga de futebol, portanto nesta altura, a haver mudanças, sejam elas de carácter administrativo ou técnico não seriam oportunas.

O clube nesta fase difícil precisa de estabilidade e os sócios têm que a dar a quem está á frente do clube.

Até ao fim da época exorto todos os Belenenses a apoiar incondicionalmente todas as modalidades desportivas em particular a equipa de futebol da I liga e Futsal e a deixarem trabalhar quem foi eleito, e depois no final fazemos as contas e se for necessário tomar decisões, deve-se tomar.


Saudações Azuis

Aníbal Moreira

Wallpaper: Gabriel Gómez

Blog do Belenenses: Tiago Moreira


(Clique para ampliar)

sábado, janeiro 16, 2010

16ª Jornada: Belenenses - Leixões

Blog do Belenenses: Tiago Moreira



Lista de Convocados:

Guarda-redes: Assis e Bruno Vale

Defesas: Mano, Diakité, Devic, André Pires e Cândido Costa

Médios: Gómez, Pelé, Barge, Zé Pedro, Celestino, André Almeida e Ivan Santos

Avançados: Dani, Fredy, Romário, Lima e Yontcha

sexta-feira, janeiro 15, 2010

Rolando ainda nos pode dar uma ajuda

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
Noticia hoje A Bola que o Manchester United poderá estar interessado em Rolando, preparando uma oferta de 24 milhões de Euros. Se bem me recordo, aquando da sua saída para o FC Porto, foi noticiado que o Belenenses manteve 10% do passe do jogador, ao que acrescem os direitos pela formação do atleta (5% da transferência a dividir pelos clubes formadores).

Seria bom para o Belenenses que este negócio fosse em frente. Mas para tal se concretizar, seria preciso conjugarem-se uma série de factores que, neste momento, não me parece que estejam em consonância. Aguardemos para ver, na esperança de que aconteça.

terça-feira, janeiro 12, 2010

Vida complicada

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
No último lugar na tabela, o Belenenses tinha ontem o jogo ideal para encetar a recuperação que urge. Jogar em casa, com o penúltimo, num momento de chicotada psicológica, com novo jogo em casa na próxima semana frente a um dos últimos, tudo se conjugava para que o Belenenses desse uma sapatada na crise.

Mas assim não foi. É um facto que o Belenenses da primeira parte, mesmo com dificuldade, jogou muito mais do que aquilo que vinha sendo hábito, ao que não é de todo alheia a inclusão de Cândido Costa no meio campo azul. Infelizmente, o completo domínio de jogo nesse período não se materializou numa única situação de golo. Com a segunda parte o Vitória parecia vir com a lição do contra-ataque um pouco mais estudada, e com as saídas de Cândido e Barge, acabou por ser o Vitória a comandar as operações. Se o Belenenses apenas teve uma lance de perigo, num estupendo pontapé de Celestino à barra, o Vitória por 3 vezes teve oportunidades flagrantes que a ineficácia dos seus avançados e uma boa intervenção de Bruno Vale estancaram.

Resumindo: O Belenenses está melhor, recebeu um Vitória que tem porventura o pior plantel que passou pela 1ª Divisão nos últimos anos e ainda assim se alguém merecia ganhar era o nosso adversário. José Pedro faz falta, claro. Mas também fazem falta um central e um médio capaz de transportar jogo pelo meio. Foi aflitivo ver tantas e tantas vezes os jogadores à procura de alguém que "construísse".

Uma nota final para Toni: muito interventivo, sempre a corrigir posicionamentos, teve o mérito de "descobrir" que Cândido é médio, pelo que ganhámos um reforço de peso. Infeliz nas substituições, mas poucas opções tinha no banco. Não se compreendeu o porquê de manter o lesionado Tiago Gomes a coxear durante quase 15 minutos com André Pires no banco e não tendo esgotado as alterações.

domingo, janeiro 10, 2010

15ª Jornada: Belenenses - V.Setúbal

Blog do Belenenses: Tiago Moreira

VS


Data:
11 de Janeiro 2010

Hora:
20:15H

TV:
SportTV1


Lista de Convocados:

Guarda-redes: Bruno Vale e Assis

Defesas: Mano, Cândido Costa, Diakité, Devic, Beto, André Pires e Tiago Gomes

Médios: Gómez, Pelé, Barge, José Pedro e Celestino

Avançados: Ivan, Dani, Fredy, Lima e Yontcha.


sábado, janeiro 09, 2010

Parabéns ao Record

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
Assumir os erros é uma virtude, e o facto de ter sido corrigido o texto que acusava Vicente de ter lesionado Pelé no Mundial de 66 no Record On-Line é de louvar. Da mesma forma que ontem critiquei a "mentira", hoje estou aqui a felicitá-los pela correcção.

sexta-feira, janeiro 08, 2010

Uma mentira muitas vezes repetida...

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
De artigo no Record de quarta-feira, retira-se a seguinte passagem: "Que o digam Pelé, massacrado pelo belenense Vicente Lucas no Inglaterra'66, ou Maradona, que ainda hoje não pode ouvir falar no italiano Claudio Gentile, desde o tareão que levou no Espanha'82."

É curioso que seja esta a imagem que a imprensa portuguesa sempre quis passar ao longo das últimas décadas, de que foi Vicente quem lesionou Pelé em 1966, quando toda a gente bem sabe e é visível nas imagens do lance que quem lhe dá uma "cacetada" de meia noite é o Morais, do Sporting. Mas não convém recordar, e mancha-se assim o nome do grande Vicente.

Grande Vicente que, diga-se, é considerado pelo próprio Pelé o melhor defesa contra quem jogou e que o impressionava pela capacidade de antecipação. Estas declarações são públicas, e esta mentira é tantas e tantas vezes desmascarada ao longo dos anos, mas volta sempre, de tempos a tempos...

Quem o escreveu pode-o ter feito por pura ignorância ou por encomenda. Mas mandam os pergaminhos do nosso clube que defendamos a honra dos nossos símbolos. E, embora o Belenenses não o trate como tal (em parte, é verdade, porque Vicente é um homem humilde que não gosta de homenagens), deveria o clube ter uma palavra sobre esta mentira. Para que se reponha a verdade.

Aos que têm dúvidas, deixo aqui o vídeo e o conselho para verem o momento da lesão, aos 38 segundos. Vicente era o 4 da selecção portuguesa e, embora não se consiga ver o número do jogador que faz falta sobre Pelé, vê-se bem que não é Vicente, com o número 4, que aparece na imagem apenas a acompanhar o lance.

Dady no Belenenses?

Blog do Belenenses: Luciano Rodrigues
É o que noticia hoje o Record, e se assim for tiro o meu chapéu a este coelho tirado da cartola... na esperança de que o Cabo-Verdiano esteja efectivamente recuperado do grave problema de saúde que o apoquentou na temporada anterior (um tumor no fémur).
PS - A saída do Dady teve uma história que começou mal, mas ao que parece acabou bem. Esperemos não ter mais surpresas com o empresário do jogador.

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Belenenses - F.C.Porto já tem data definida

Blog do Belenenses: Tiago Moreira



O jogo entre o Belenenses e o Futebol Clube do Porto a contar para a 5ª eliminatória da taça de Portugal já tem data definida pela FPF.

O Blog do Belenenses pode confirmar que o jogo está marcado para o dia 20 de Janeiro, (quarta-feira) com inicio ás 20:45H, e transmissão em directo num canal de televisão generalista.

Até ao Jamor !!!

Kamal à experiência

Blog do Belenenses
O Belenenses treinou esta tarde com a presença, à experiência, de um jogador africano chamado Kamal, ponta de lança, que mostrou alguns pormenores de finalização. Apenas nos foi possível apurar este nome do jogador e, pela sua posição específica, acreditamos ser um de dois jogadores:
- Kamal Ouedjide (Marroquino)
- ou Kamal Ndaw (Gambiano)

Kamal Ouedjide tem 29 anos e teve como último clube o Racing Ferrol, da 2ª Divisão B Espanhola. Tem uma carreira de fraco nível, apenas tendo ultrapassado os 10 golos por temporada por 3 vezes, sempre em ligas amadoras. Jogou por uma vez numa primeira divisão, na Turquia, pelo Goztepe, e em 9 jogos não logrou marcar.

Kamal Ndaw tem um currículo ainda mais "problemático". Aos 28 anos, dividiu a carreira entre as Ilhas Faroé e Chipre, com uma passagem pelos Gregos do Veria e outra pelos belgas do Genk pelo meio, e o máximo de golos que marcou numa temporada foram... 3!

Dada a fisionomia do jogador em causa, estamos em crer que o jogador que se encontra à experiência é Kamal Ouedjide, nome a confirmar na imprensa desta manhã.

terça-feira, janeiro 05, 2010

Yontcha volta a estar lesionado

Blog do Belenenses: Tiago Moreira



Yontcha sofreu uma lesão, um traumatismo no tornozelo direito.

Porém não é previsível que o avançado fique de fora do próximo jogo em casa frente ao V.Setúbal.

Esta situação coloca ainda mais "pressão" para quem trata das contratações para o futebol, que é urgente adquirirmos mais um avançados.

Saudações Azuis

segunda-feira, janeiro 04, 2010

Futsal: Líderes isolados

Artigo da autoria de Vitor Ennes:

O Belenenses hoje jogou com um adversário tradicionalmente complicado para as nossas cores. E quem não conhecia as dificuldades que o SL Olivais costuma colocar-nos rapidamente se apercebeu, pois após um minuto e meio de jogo já perdíamos por 2 a 0. Erros defensivos fizeram com que tivéssemos que ir em busca do prejuízo. O SL Olivais, liderado por Zézito e João Marçal, ao ver-se a ganhar por 2 a 0, foi uma equipa arrumada, aguerrida e combativa, sem receios do líder do campeonato.

O Belenenses foi-se, a pouco e pouco, encontrando como equipa após uma entrada “catastrófica”. Os últimos 8 minutos da primeira parte foram de uma pressão tal por parte da nossa equipa que fez com que os jogadores do SL Olivais ficassem desnorteados, e o Belenenses passou de 0-2 para 3-2 com golos de Côco, Marcão (transformação de uma grande penalidade) e Jardel. Nota especial para o terceiro golo, apontado por Jardel , um golo fantástico em qualquer lado do mundo. Jardel recebe a bola no ar após um canto e, sem deixar cair no solo, dispara um remate poderoso que só parou nas redes da baliza do nosso adversário. Sem dúvida, o momento alto da primeira parte. Nota ainda que o SL Olivais atingiu a 5ª falta a poucos minutos de terminar a primeira parte, mas o Belenenses não beneficiou de nenhum livre.

Na segunda parte, o Belenenses controlou sempre o jogo, exceptuando um ou outro pormenor em que o nosso ex-jogador Nélson mostrou algum talento, mas em efeitos práticos nada se alterou. O golo de Marcelinho, após bom trabalho de Bibi, veio repor alguma justiça e tranquilidade na nossa equipa, pois 3 a 2 era um resultado perigoso. Belenenses e SL Olivais jogaram bastantes minutos com 5 faltas, mas só o Belenenses beneficiou de uma oportunidade de livre, que no entanto foi desperdiçada por Pedro Cary ao enviar a bola à trave. Nos últimos cinco minutos do encontro, o SL Olivais jogou com o guarda-redes avançado, mas o Belenenses defensivamente esteve exemplar, não dando qualquer tipo de hipóteses ao nosso adversário.

Podemos dizer que este jogo teve duas fases: os 2 minutos iniciais apáticos do nosso clube e os restantes 38 minutos, em que fez uma exibição à campeão. Boa Estreia de Bibi e um sinal mais para Côco. Iniciámos da melhor forma o ano de 2010 com uma vitória, aliada à derrota do nosso principal concorrente ao título, o que nos deixa em primeiro lugar isolados. Que assim seja até ao final.

domingo, janeiro 03, 2010

Mercado de Inverno 2010

Blog do Belenenses: Tiago Moreira



Arranca amanhã o mercado de inverno e mais do que ninguém estamos carecidos de reforços, de jogadores para alguns pontos estratégicos de forma a acrescentar mais qualidade para o onze inicial.

Quando começo a analisar as "falhas" que existem no plantel ,o ponto que me preocupa mais é o meio-campo, necessitamos sem dúvida de um número 10, com um novo esquema táctico que vai ser implantado na equipa (4-3-3), torna-se fundamental reforçar quatro sectores: Defesa Esquerdo; Defesa Central; Nº10 (Organizador); Avançado.

Começando pelo primeiro sector, dispomos de 2 jogadores de raiz: Tiago Gomes e André Pires, no eixo defensivo contamos com Beto, Devic e Rodrigo Arroz. Com a mudança de posicionamento de Diakité que ao que parece vai jogar a trinco,ficamos sem menos um homem para o centro da defesa.

No sector ofensivo precisamos de um jogador organizador, até hoje temos visto vários jogadores a tentar desempenhar esse papel importantíssimo na construção do jogo ofensivo de qualquer equipa de futebol, umas vezes Ivan assume esse papel,outras José Pedro faz o seu melhor nesses terrenos.

Sobre o José Pedro tenho a certeza que não é a posição onde ele se sente melhor, desde que me lembro deste jogador nosso clube, sempre o vi como um canhoto puro bem encostado ás faixa s laterais.

O Brasileiro Ivan até hoje nunca mostrou muita qualidade para ser um titular da nossa equipa.

Para terminar, acho que devíamos encontrar um avançado, visto que com este novo esquema de 3 jogadores mais ofensivos iremos ficar "esgotados" de avançados no plantel, supondo que jogavam na frente: Fredy, Yontcha e Lima, apenas restavam dois juniores para possíveis lesões destes três jogadores que supostamente jogariam a titulares.

Em suma, os reforços devem chegar, porém nós adeptos iremos estar sempre impacientes e a querer saber novidades, mas vamos ter calma porque os reforços vão chegar, vamos acreditar que sim.

Saudações Azuis

sábado, janeiro 02, 2010

Futebol Clube do Porto no Restelo dia 20 de Janeiro

Blog do Belenenses


VS

Já é conhecido o adversário do Belenenses para a próxima eliminatória da taça de Portugal, depois do Futebol Clube do Porto vencer por 2-0 a Oliveirense no jogo em atraso da eliminatória anterior.

O jogo com os Portistas é no dia 20 de Janeiro no Estádio do Restelo, a hora do encontro ainda não é conhecida.