sábado, março 31, 2007

O homem que gozou Thuram

L Rodrigues

Acordei esta manhã com a triste notícia de que Alfredo Quaresma, figura do nosso Belém, tinha falecido. O seu desaparecimento não me supreendeu, pois a sua vida na corda bamba sempre me dera a garantia que a notícia viria assim de mansinho, sem ferir a sangue.

Mas fere. Fere, porque fui um priveligiado que conheceu o Quaresma e com ele trocou amigáveis palavras tantas e tantas vezes. No Núcleo Ajuda/Belém, onde o Quaresma era "prata da casa", quantas sopas não lhe paguei? Só uma coisa me incomoda: paguei-lhe mais imperiais do que sopas. Mas afinal, as imperiais é que o iam fazendo feliz!

Quaresma merecia que a vida lhe tivesse permitido outra felicidade. A dignidade, essa, só a perdem os fracos. E não esqueço nunca quando, numa tarde no Núcleo, ao ver um lance com Thuram na televisão, em que o defesa gaulês era fintado, Quarema se riu a bandeiras despregadas e rematou dizendo: "Estes putos ficam a olhar para as pernas do avançado e nem se lembram que isto se joga com a bola!".

Um abraço Quaresma, até sempre. Foi uma honra.

Eleições 2007: Listas

DUARTE FERREIRAGOUVEIA DA VEIGACABRAL FERREIRA
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente:Mendes PalitosCarlos MartinsJosé Anes
ViceAntónio SantosJoão AlmeidaJorge Coroado
Sec / VogalLuís Dias-André Fonseca
Sec / VogalAntónio Duarte-António Almida
Vogal--Jorge Pedro
Vogal--Teresa Duarte
DIRECÇÃO
Presidente:Duarte FerreiraGouveia da VeigaCabral Ferreira
Vice:João LouroPedro PatrãoAnabela Gonçalves
Vice:Ricardo FerreiraNuno Almeida CostaCarlos Carvalho
Vice:Jorge NunesAntónio SoaresBarata Marques
Vice:Pedro GonçalvesJoão TorradoMiguel Ferreira
Vice:João Martins-Pedro Silva
Vice:José Aguiar-Vitor Ferreira
CONSELHO FISCAL E DISCIPLINAR
PresidentePedro Miguel NetoNuno Valério João Correia Neves
VogalJosé Prata-Ana Ferreira
VogalLuís Marques-Filipe Baltasar
Vogal--Helder Oliveira
Vogal--Manuel Rodrigues

Promo: sábado no Restelo

FUTSAL
Belenenses x Benfica
15:00





ANDEBOL
Belenenses x S. Bernardo
18:00





FUTEBOL
Belenenses x Aves
19:00
Belenenses x Alverca (jun)
16:00

sexta-feira, março 30, 2007

Promo: Basket

Coroado já mexe

Blog

Artigo do Blog da Bola:
JORGE COROADO VAI CONDICIONAR ÁRBITROS NOS JOGOS DO BELENENSES

Jorge Coroado vai candidatar-se como vice-presidente da AG do Belenenses, na lista de Cabral Ferreira. Nada de anormal, não fora o caso deste ex-árbitro internacional ser o comentador mais bem pago na Comunicação Social portuguesa. Faz comentários sobre o trabalho dos árbitros, na rádio, jornais e televisão e tudo em órgãos de grande peso. Também não é novidade para ninguém, que Jorge Coroado leva para as suas críticas e análises, os seus ódios de estimação, veja-se o caso de Paulo Costa, que até estalada deu.

Ora sendo assim, os árbitros que vão apitar o Belenenses, caso a lista de Cabral Ferreira venha a ser eleita, já vão condicionados para o jogo. Jorge Coroado, apesar de ser um pouco, tipo Octávio Machado: Diz que disse e não diz, diz que sabe mas não diz, tem uma língua viperina que os árbitros conhecem bem e por isso, já sabem o que lhes poderá tocar, depois dos jogos, se tiverem azar nos encontros do Belenenses. Esta situação vai funcionar como uma arma que vai condicionar a maior parte dos árbitros.

Calendário do Futebol

31/03 (Sáb) 19:00 - Aves (Restelo)
07/04 (Sáb) 18:30 - U. Leiria (Leiria)
14/04 (Sáb) 19:15 - E. Amadora (Restelo)
19/04 (Qui) 21:00 - SC Braga (Restelo) TAÇA
22/04 (por confirmar) - Porto (Porto)
29/04 (por confirmar) - Beira-Mar (Restelo)
06/05 (por confirmar) - Braga (Braga)
13/05 (por confirmar) - Maritimo (Restelo)
20/05 (por confirmar) - Sporting (Alvalade)

quinta-feira, março 29, 2007

Net Azul: "De Belém ao Jamor" e "Sonho azul"

A Net Azul continua a crescer e desta vez surgiram dois novos projectos. A original iniciativa De Belém ao Jamor e o blog Sonho Azul.


http://debelemaojamor.blogspot.com

"...Na TAÇA DE PORTUGAL, um jogo apenas nos separa do desejado regresso à FINAL NO JAMOR. Discutiremos essa presença dia 19 de Abril, às 21h, em jogo com o Braga, no nosso Estádio do Restelo.

A nossa equipa merece, e a grandeza e popularidade do Belenenses exige uma presença humana de sócios e adeptos azuis nesse jogo com o Braga e, mais ainda, se, como esperamos, aí chegarmos, na FINAL DA TAÇA.

É esta a razão de ser deste espaço DE BELÉM AO JAMOR.

Ele contém, e irá sucessivamente renovando, um convite a uma presença significativa da nossa massa adepta nesses dois (esperemos que dois) jogos da Taça e, já agora, também nos restantes jogos do Campeonato. De muitas formas iremos lançando esse apelo.
"



http://sonhoazulbelenenses.blogspot.com/

Mais um blogue dedicado ao nosso clube.

O que é feito de... Mauro Airez





O desafio desta semana foi tentar saber do nosso ex-jogador Sobrinho, um defesa central de categoria que chegou a internacional. O Sobrinho foi um central fabuloso, fez uma das melhores duplas de centrais no nosso clube, com o nosso grande capitão José António.

Foi internacional A por 8 vezes, tendo estado presente no Mundial de 1986 no México embora nunca tendo actuado nessa ocasião. Em Portugal, para alem do nosso clube, representou o Vitória de Setúbal e o Porto, para alem disso representou o Racing de Paris.

Após abandonar a carreira desportiva treinou o Alcacerense, o Coruchense e de uma das nossas filiais “Os Avisenses”. Continua a acompanhar a vida do nosso clube, vendo alguns jogos no Restelo, bem como nos representando nos veteranos.

Para a próxima semana o desafio será tentar descobrir o que é feito do Mauro Airez, um avançado que fez as delicias de muitos de nós.

Agradecemos todas as informações possíveis.

quarta-feira, março 28, 2007

Net Azul: História do Matateu (Belem Até Morrer)

Embora um pouco atrasados o Bdb não pode deixar de destacar o blog Belém Até Morrer que apresenta a partir de hoje uma série de artigos sobre o grande Matateu. Altamente recomendado!


"É com grande prazer que o Belém até Morrer vai apresentar, a partir de amanhã, a História do maior jogador belenense de todos os tempos: Matateu.
Assim, e no decorrer das próximas dez semanas, os leitores poderão acompanhar a magnífica carreira desportiva de um futebolista de eleição.

Trata-se, no essencial, da história de Matateu publicada pelo Jornal "Record" no decorrer do primeiro semestre de 1960. A fonte principal foi, como não podia deixar de ser, o próprio Sebastião Lucas da Fonseca.

A História de Matateu que orgulhosamente apresentamos constitui, sem qualquer espécie de dúvida, o mais importante e completo documento escrito até à data sobre o jogador belenense. O grande enfoque será, como se impunha, a carreira de Matateu enquanto futebolista, quer ao serviço do Belenenses, quer ao serviço da selecção Nacional.

Todas as Quartas-Feiras e Domingos no blog Belém Até Morrer"

Balão de Oxigénio

T Carvalho

Jorge Jesus, que trouxe ao Belenenses o verdadeiro oxigénio, pois respirávamos há anos sem conta uma espécie de ar oxigenado pouco recomendado pelos especialistas na matéria, com resultados nefastos na saúde do Clube, veio gerar um consenso na massa adepta do Belenenses e fazer com que todos nós respiremos alegria.

Muito embora este ano estejamos acima de qualquer expectativa ao nível futebolístico, quer porque estamos situados nos lugares europeus, quer porque vamos ás meias finais da Taça de Portugal, e podemos (e vamos com toda a certeza) fazer história, analisando as restantes equipas, parece-me muito sinceramente que ao nível de qualidade das equipas da liga BWIN, esta será a posição correcta do nosso clube, no final das contas.

Ainda que eu veja que ao nível do futebol jogado estejamos acima do Braga, pelo menos nos últimos jogos, parece-me lógico que a distribuição dos lugares cimeiros apenas poderá dar uma troca entre os dois primeiros e o quarto e quinto lugar. Assim seja! Até porque quem me conhece sabe perfeitamente que sempre foi o meu prognóstico inicial, logo após a conclusão do caso Mateus (entre os sete primeiros).

Da análise que faço, não acredito que apenas um homem (JJ) tenha poder suficiente de modificar as coisas, até porque a estrutura do Clube é gigantesca e por isso, tem de haver mérito de mais pessoas na “reviravolta” da gestão do futebol do Belenenses.

Claro que começo pelos Jogadores que, apesar de na sua grande maioria serem os mesmos do ano anterior, julgo poder dizer que se respira melhor no balneário e por sinal, do lado deles sentem que existe alguém que percebe de facto de futebol e que os pode ajudar a vencer. O mesmo também ao nível do Secretário Técnico (Tuck), um homem da casa, capitão, com forte conhecimento do futebol do Clube e, estou certo, até porque chegou a jogar com alguns deles, que sabe impor as orientações daquele departamento de dentro para fora e vice-versa.

Apesar de tudo, também não menos importante, foi a Direcção (aqui na pessoa do nosso Presidente), que finalmente soube/aprendeu a blindar os assuntos lá tratados, de forma típica de um tal “Pinto da Costa” à moda do sul, claro está e que a muitos tem deixado de boca aberta, incluindo eu próprio, sendo certo que para tal teve de se “desfazer” de uns quantos elementos dos órgão sociais.

Continuam a existir muitos erros. Pois continuam, nomeadamente ao nível da gestão mas, até aí (e vale mais tarde que nunca), tem-se visto algumas melhorias que no futuro poderão resolver vários problemas. Dir-me-ão alguns: só agora? E que fez ele em ano e meio? É verdade, também já fiz essa pergunta a mim mesmo mas, pensando bem, ano e meio é tão pouco tempo que, só para se livrar de meia dúzia de empatas, um mandato não chega. Não quero com isto dizer que poderia e deveria ter feito mais e melhor, claro que sim, mas penso que a sua personalidade e forma de estar também tardou a perceber a forma mais eficaz para ultrapassar os obstáculos que dia após dia surgem na vida do Clube sim, porque é bom não esquecer a pesada herança que veio de trás.

Uma coisa é certa, como está o futebol recomenda-se e é para continuar, seja quem for eleito em Abril. Quanto à Direcção bem, penso que todos esperamos os programas dos candidatos mas, por favor, não prometam o que não têm a certeza de vir a poder cumprir.

Boa Sorte Belenenses !

Eleições 2007: Ponto da situação

L Vieira

O prazo para a entrega das candidaturas aos proximos orgãos sociais do clube está a chegar ao fim e actualmente temos três pré-candidatos: Duarte Ferreira, Gouveia da Veiga e Cabral Ferreira. A campanha deve começar a sério para a próxima semana e esperamos que haja um debate civilizado com troca de ideias porque o objectivo de todos tem que ser fazer crescer o Belenenses. O BdB promete acompanhar as Eleições 2007 com muita atenção.

Ultimas novidades das 3 candidaturas:

GOUVEIA DA VEIGA
- Vai realizar o "1º Jantar de Subscritores e Apoiantes" amanhã (dia 29) pelas 20h30, no restaurante "A Cisterna", Rua de S. Sebastião da Pedreira, 29 - 31, em Lisboa. Mais informações no seu blog.

DUARTE FERREIRA
- O candidato vai organizar dois eventos: a conferência de imprensa de apresentação da candidatura (sexta-feira (dia 30) às 16 horas no restaurante Jardim do Marisco) e a inauguração da sede (sábado (dia 31) a partir das 15 horas na Travessa da Boa-Hora). Mais informações aqui.

CABRAL FERREIRA
- Apresentou ontem a sua candidatura no Padrão dos Descobrimentos. Uma equipa totalmente reformulada com a inclusão de Jorge Coroado são as principais novidades.

terça-feira, março 27, 2007

Jorge Coroado - Declarações

Blog

Video publicado pelo Blog O Outro Lugar, do consócio Luís Silva do Ó:

Panamá 1 - Jamaica 1 en amistoso (TantoFútbol)

Parceria Blog do Belenenses / TantoFútbol

"Panamá 1 - Jamaica 1 en amistoso

En partido jugado en Kingston en el estadio Independence Park, las selecciones de Jamaica y Panamá empataron a un gol por bando.

El partido arrancó con un Panamá animado en el ataque lo que hacía el partido prometedor, prueba de ello a los 3 minutos José Luís Garcés recibe un balón filtrado del “Paton” Phillips y con una frialdad recién adquirida, se acomoda la pelota espera al portero y la pone justo en el ángulo para convertir un lindo gol.

Después, el desorden. Panamá se enredó en sus líneas y cedió el control y la iniciativa a los jamaiquinos quienes pudieron marcar en varias ocasiones sin suerte, no fue hasta el final del primer tiempo que en una inocentada de Calderón, permitió a Shelton ponerla dentro.

En el segundo tiempo, ambos equipos hicieron cambios siendo los más notables el reemplazo de los delanteros de Panamá, Blas Pérez y Jose Luis Garcés, dando paso a Edwin Aguilar en punta acompañado por un “Patón” un poco más adelantado. Luego entró el juvenil Gallardo, que intentó una o dos veces sin suerte y tuvo una frente al portero, a pase de “Paton” Phillips que le quedo grande. Luego casi no toco la pelota.

En fin, un primer tiempo interesante y un segundo tiempo aburrido en el que obviamente empezaron los estrategas a mover sus fichas y probar jugadores. Nunca es malo un empate fuera de casa.

Por Panamá, destacó Garcés que en el primer tiempo que jugó, la buscó y en la oportunidad que tuvo la hizo. Calderón por su parte, malo en salidas e inseguro y Gallardo, nada que aportar."

Ver mais

Genuinamente Português. Só o Belém!

L Rodrigues

Afinal, se os outros têm “bichos” no símbolo, nós temos a Cruz de Cristo, tão enraizada na história do nosso país. Genuinamente Português, é este o novo lema do nosso clube, numa campanha de marketing que ao que é possível descortinar se pretende abrangente, mas da qual ainda só são conhecidos os traços gerais.


Como é óbvio, e porque desconheço para já toda uma série de conceitos, ideias e pontos-chave associados à campanha, discordo pontualmente num ou noutro elemento pictórico ou de comunicação verbal. No seu todo, e por enquanto o que se conhece é pouco mais que nada, é uma verdadeira revolução no Restelo. Parece haver um conceito que se pretende levar para a frente. Vamos a isso?

É pois com tristeza que vejo reacções negativas a algo que, de palpável, ainda nada tem. Agarrar-se em palavras desgarradas para se pretender insinuar que se pretende encher o Restelo de adeptos de outros clubes é uma falácia e, com toda a sinceridade, não compreendo onde se pretende chegar. Ou compreendo, ou não fosse eu conhecendo cada vez melhor o Belenenses e os Belenenses, que se são a sua maior força, são também o factor que maior entropia gera no clube. Temos de remar todos para o mesmo lado, nesta caravela com as velas ao vento e com a tão genuinamente portuguesa Cruz de Cristo!

Genuinamente Português… só o mesmo o Belém!

segunda-feira, março 26, 2007

Fim-de-semana

Ainda não houve para actualizar o blog mas destacamos alguns resultados deste fim-de-semana:
RUGBY JUVENIS
CAMPEÕES NACIONAIS

RUGBY JUNIORES
VICE-CAMPEÕES NACIONAIS

BASKET SENIORES
FINALISTAS TAÇA DE PORTUGAL

sábado, março 24, 2007

Campanha «Descubra os Belenenses»

L Vieira

O Belenenses acabou de lançar uma nova campanha que segundo o site oficial se destina a "reforçar e divulgar a marca Belenenses no panorama nacional, com o objectivo de criar uma ligação mais forte com os adeptos, simpatizantes e associados do nosso Clube, pretendendo ainda cativar novos públicos."

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Nova imagem com o slogan "Genuinamento português"

Considero que a Campanha «Descubra os Belenenses» é o projecto mais importante dos ultimos anos do nosso clube que apenas peca por tardia. Por outro lado, a fase que o futebol atravessa - segundo o jornal Record é a melhor dos ultimos 40 anos - pode ser um factor determinante para o sucesso da campanha.

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A campanha é resultado do trabalho do consultor externo Javier Murugarren e destacamos algumas das suas declarações:
«O Belenenses é um Clube com história, com um passado rico e repleto de sucesso, pelo que decidimos criar uma ligação entre o Belenenses e os Descobrimentos, que é um dos períodos mais gloriosos da história de Portugal, e desenvolver este «Descubra os Belenenses» para que as pessoas descubram este Clube genuinamente português»

«Para o Belenenses crescer significativamente, tem que voltar a envolver os seus apoiantes, e conquistar novos públicos, aumentando assim a sua base de adeptos» sendo que «esta campanha pretende aumentar a auto-estima do nosso Clube e sobretudo reforçar a sua ambição desportiva».

«Para obter uma reacção consolidada por parte do público, é imprescindível ir ao encontro desse público e falar num discurso que os motive e os predisponha a estabelecer ou reforçar uma ligação com o Clube» pelo que, o primeiro passo desta campanha passa por «mediatizar o Clube, reavivar os laços existentes entre simpatizantes e Clube fazendo-os sentir que são parte importante de uma grande instituição portuguesa e despertar a curiosidade suscitando interesse em novos públicos».

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

A nova imagem que mistura elementos de Belém, dos Descobrimentos e do Belenenses é absolutamente espectacular!

Este projecto espera apresentar a nova imagem de variadas formas, nomeadamente através da decoração do Estádio e do Complexo Desportivo.

Mais informações sobre esta campanha encontram-se disponiveis no site oficial clicando aqui.

Prometemos acompanhar com muita atenção este projecto que é vital para o futuro do clube.

Já agora deixamos uma sugestão do nosso leitor Joaquim Leitão:
Hoje (24/03/07) vi no jornal A Bola que a actual Direcção está a lançar campanha de novos sócios com base na comunicação. Vejo a frase "DESCUBRA O BELENENSES".

Dentro desta base, porque não mandar fazer autocolantes para oferecer aos sócios e simpatizantes do Bélem, que os colariam no vidro de trás do seu automóvel. Assim, mostrariam o seu amor ao clube e ao mesmo tempo que se deslocarem estavam a "fazer campanha" pelo Belém.

Reparem quantos milhões não veriam esta frase! É uma maneira simples de ajudar, além de que o publico em geral começaria a comentar que afinal os Belenenses não são meia duzia deles.

Cumprimentos. VIVA O BELENENSES !!!!!!!!!

Belém nas meias finais da Taça (Basket)

Do site lcb.pt: "As equipas do FC Barreirense e o Belenenses Hyundai Lusifor garantiram esta sexta-feira a passagem para as meias-finais da Taça de Portugal ao baterem respectivamente Benfica (66-57) e CAB Madeira (85-83). Vão assim disputar a segunda meia-final de sábado e discutir um lugar na Final."

Hoje às 16.30 - Belenenses vs Barreirense

Resultados dos jogos desta ano da Liga: (3V 1D)
Barreirense - Belenenses, 74 - 90 04/11/2006 – 18:00
Belenenses - Barreirense, 86 - 82 14-12-2006 – 20:30
Barreirense - Belenenses, 91 - 88 04-02-2007 – 17:00
Belenenses - Barreirense, 97 - 69 10-03-2007 – 21:30

Net Azul: Vida de ultra... por FA Alentejo

L Vieira

O blog Furia Azul Alentejo publicou um artigo muito interessante com o titulo Vida de Ultra... que relata um dia de alguns elementos da Furia, a trabalhar num estandarte novo, com um jogo-treino da equipa principal pelo meio, etc. Altamente recomendado!

Promo: Finais de Rugby - Juniores e juvenis

Blog

sexta-feira, março 23, 2007

Andebol: Belenenses vai à Luz

Blog
Artigo da autoria de Vitor Ennes.

Estimados sócios e adeptos:

Este sábado 18h no pavilhão da luz o nosso belenenses joga uma cartada decisiva face ao apuramento para playoff de andebol. A nossa equipa tem demonstrado muita garra e atitude em campo, o que nos levou a estar em primeiro lugar durante quase toda a fase regular e é esse mesmo primeiro lugar que queremos reavê-lo já neste sábado pedindo a comparência dos adeptos em massa.

Vamos apoiar o nosso belenenses pois a mim particularmente nada me dá mais alegrias do que apoiar o nosso BELÉM seja qual for a modalidade! As 16h30m a Fúria azul e adeptos em geral reúne-se em frente à loja azul para a deslocação a benfica!

Não falhes, QUEREMOS SER CAMPEÕES NACIONAIS! VIVA O BELENENSES!

Promo: Final Eight Taça de Portugal

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

quinta-feira, março 22, 2007

Net Azul: FA Lavradio, FA Alentejo e Basket Azul

L Vieira

Apesar de já terem surgido há algum tempo não podiamos deixar de destacar a criação de dois novos blogues da Furia Azul: FA Lavradio e FA Alentejo.

Acabámos de receber um mail com a criação de um novo site dedicado às escolas do basket azul: Basket Azul

Os blogs já foram acrescentados aos nossos favoritos (na coluna da esquerda) e ao feed das ultimas na coluna da direita.

Que sejam bem-vindos! Belém sempre a crescer!

quarta-feira, março 21, 2007

Fome de bola

L Rodrigues

Sem Belenenses este fim-de-semana, é com toda a sinceridade que digo que estou a começar a ficar com fome de bola. Olho para o fim-de-semana e não consigo começar a programar a minha vida em função do próximo jogo... de que me servem uns joguitos da Selecção com a Bélgica e Sérvia? Desejo que vençam, mas a minha selecção é o Belenenses!

Para além disso, com esta semana de paragem, poucos temas azuis há para discutir. Meia dúzia de atoardas aqui pelo Blog, é tudo o que se consegue. Ah, e as renovações no Andebol... aquela modalidade cujos jogadores estão em desespero, não confiam na Direcção... e eles renovam! Hummmm...

O que é feito de... Sobrinho?




O desafio desta semana foi tentar saber do nosso ex-jogador Alberto um cabo-verdiano que fez uma excelente carreira em Portugal.

Obtivemos muito poucas informações sendo só possível descobrir que o Alberto à cerca de um ano atrás trabalhava junto da Federação da sua terra natal, Cabo Verde.

Em Portugal o Alberto, antes de passar pelo nosso clube defendeu as camisolas do Benfica e do Boavista, para além da camisola das quinas.

Para a próxima semana o desafio será tentar descobrir o que é feito do Sobrinho, um defesa central que passou pelo nosso clube com grande sucesso e que formou uma grande dupla com o já desaparecido José António, o nosso capitão.

Agradecemos todas as informações possíveis.

Belenenses 2 - Nacional 0: FOTOS

L.Silva

terça-feira, março 20, 2007

Garcés na Selecção Panamiana

L Rodrigues

O avançado Panamiano do Belenenses José Luís Garcés foi convocado pelo seleccionador do seu país, o Brasileiro Alexandre Guimarães, para 2 encontros de carácter particular. Dia 24 de Março o Panamá defronta o Haiti no Orange Bowl, em Miami, jogando 2 dias depois em Kingston contra a selecção Jamaicana.

O jogador azul, o único dos convocados que actua na Europa, viajará directamente de Lisboa para Miami, sem se deslocar ao seu país de origem. O Blog do Belenenses promete acompanhar detalhadamente as prestações de Garcés ao serviço da selecção através da colaboração de Erubbey Cantoral do site Tanto Futbol e deseja boa sorte ao jogador azul na representação das cores do seu país.

Paços de Ferreira-0-2-Belenenses: Análise Individual

Diogo M

Marco Goncalves - Grande exibição, sem mácula, a fazer esquecer - para quem se lembra muitas vezes, não é o meu caso – o azarado Costinha. Travou um duelo enorme com os avançados pacenses e saiu sempre vencedor. Mesmo quando os defesas falharam, Marco esteve irrepreensível. A fazer lembrar o grande Marco Aurélio. E depois…tem uma coisa boa…transmite-me confiança, apesar de ter jogado poucas vezes. Não tremo quando os adversários fazem um cruzamento para a área. Foi um dos grandes responsáveis pelo facto do Paços não ter marcado. 5

Amaral - Exibição regular, com 1 ou 2 disparates pelo meio, mas sem comprometer e sem grande acutilância atacante. Que é feito do Amaral da 1ª época? É definitivo que se eclipsou? 3

Rolando – Uma exibição boa, tirando um disparate de um alívio em que colocou displicentemente a bola nos pés do adversário. Pode parecer pouco em 90 minutos mas seria o suficiente para nos fazer perder o jogo. De resto, bastante satisfatório 4

Nivaldo – Quase igual ao seu companheiro do lado, não esteve tão brilhante como de costume, ainda escorregou 1 ou 2 vezes mas, de resto, foi bastante eficaz. Leva a mesma nota que Rolando porque quando uma equipa não sofre golos (especialmente fora) é porque o centro da defesa esteve bastante bem 4

Rodrigo Alvim – Na 1ª parte esteve regular mas muito discreto, parecia que o virus da gripe tinha voltado a atacar. Só na 2ª parte mostrou o “velho” Alvim, que nos habituou a grande disponibilidade física e enorme apetência atacante. Quando embala é difícil pará-lo. A assistência para o 2º golo, preciosa, não justifica, no en tanto, uma nota mais alta 3

Sandro Gaucho - Foi o habitual pêndulo entre o centro da defesa e o meio campo mas esteve alguns furos abaixo da média das suas exibições. De qualquer das formas é imprescindível para a equipa, um verdadeiro pronto-socorro quando mais ninguém se chega à frente 3

Cândido Costa - Jogou primeiro como médio direito interior, sempre muito esforzado e mutador. Ontem sim, soube meter o pé quando devia e culminou a sua bela exibição com um golo na 1ª parte. Acabou o jogo a lateral-direito e foi fundamental também nessa posição para prender o médio esquerdo do Paços. O melhor jogador em campo 5

José Pedro - Exibição intermitente mas muito esforçada. Ontem não se chegou muito à àrea adversária mas tem uma mais-valia esta época: é um enorme jogador de equipa. Mais, por exemplo, do que Silas (quem diria!). Teve 2 ou 3 pormenores de grande qualidade técnica e de visão de jogo acima da média. Acabou o jogo esgotado 4

Ruben Amorim – É um jogador que cresce a olhos vistos. Na 1ª parte foi bastante discreto e teve muita dificuldade em impor o seu jogo, o que coincidiu com o período menos conseguido do Belenenses, mas na 2ª parte abriu o livro e foi fundamental. Quando acelera e dribla por entre os adversários cria sempre perigo. Espero que seja o futuro do nosso clube 4

Silas – Teve alguns bons pormenores mas pode, deve e sabe fazer muito melhor. Às vezes parece que adormece e é bastante displicente a disputar certos lances. Outras vezes tem rasgos de génio como na assistência para o 1º golo. Eu sou apologista que jogadores como o Silas devem jogar sempre porque são capazes de coisas que o comum dos jogadores não é e, de um momento para o outro, podem decidir. Mas também chegam a ser desesperantes. Não foi o caso de ontem, em que esteve regular. 3

Dady – Teve uma 1ª parte algo apagada porque esteve muito desapoiado. Na 2ª foi crescendo com a equipa e marcou o 2º golo…que, ao contrário do que se pode pensar, não era só encostar! O remate é feito de um ângulo complicadísimo. Excelente sentido de oportunidade e de posicionamento 4

Garcês - Entrou na 2ª parte para ajudar a equipa na circulação de bola e para prender os adversários mais lá atrás. Conseguiu igualmente e como sempre, libertar mais o Dady. Excelente entrada 3

Carlitos – Foi igualmente importante para prender 1 ou 2 jogadores do Paços lá atrás. Ainda conduziu a equipa num bom contra-ataque que se viria perder. Foi o jogo onde colocou mais garra e vontade de jogar em campo 3

Gaspar - Entrou apenas aos 88 mins para ajudar nas tarefas defensivas 1

Nota: Gostava, ainda, de salientar que já estamos em 4º lugar, ainda que provisoriamente. Mostrámos, desta forma, que é possível ultrapassar o fantasma que nos atormenta e nos tem impedido de ter sucesso em momentos cruciais da época. Sobretudo no que se refere à aproximação dos lugares europeus. No que me toca, sempre acreditei que era possível e NUNCA desesperei quando perdemos o 1º de alguns assaltos, designadamente, o jogo contra a Académica no Restelo. Como disse na altura, o campeonato ainda vai quse a meio, há muito para jogar e esta equipa, este treinador, já nos deram razões para não desesperarmos, para não sermos injustos e para acreditarmos que podemos ir o mais longe possível, se assim nos deixarem…Valha-nos a equipa de futebol…

segunda-feira, março 19, 2007

P.Ferreira 0 x Belenenses 2: Video



Créditos: www.tvtuga.com

Paços de Ferreira-0-2-Belenenses

Diogo M

Era daquelas partidas em que se sabia que a pressão psicológica podia decidir o jogo. O Paços de Ferreira já não perdia em casa há bastante tempo (18 jogos!!!) e o Belenenses era (e é), pelo seu lado, uma equipa muito perigosa quando joga fora do Restelo. A nossa equipa, ao contrário do que tinha feito noutras ocasiões, entrou muito cautelosa no jogo, talvez em demasia, e foi-se deixando dominar pelos paçenses. Durante os primeiros 15 mins a defesa azul passou por alguns calafrios e havia jogadores algo nervosos, como Nivaldo (quem diria!), o qual chegou a escorregar 1 ou 2 vezes perto da nossa área, assim criando algum perigo para a baliza de Marco. Aos 15 mins, momento de azar para o Paços, com o avançado João Paulo a sair lesionado, substituído por Renato Queirós. No entanto e apesar dessa aparente contrariedade, a verdade é que Renato Queirós se mostrou sempre muito agressivo no ataque, travando um enorme duelo com Marco durante quase todo o jogo. Diga-se, de passagem, que o nosso guarda-redes esteve sempre excepcional. Não digo que fez esquecer Costinha porque, para mim, o Marco sempre teve tanto ou mais valor que aqueloutro. Esteve muito bem ontem. Mas voltando ao jogo, refira-se que o Belenenses teve sempre muitas dificuldades, durante a 1ª parte, em sacudir a pressão do adversário e mesmo em construir contra-ataques verdadeiramente perigosos. O Paços dominava em termos territoriais e ía criando alguns lances de perigo, enquanto que a nossa equipa se manteve bastante coesa, a jogar muito próxima e com futebol apoiado e pairava já no ar a sensação de que, de um momento para o outro, poderiamos fazer algo mais. Foi o que aconteceu já no período de descontos da 1ª parte em que, numa espécie de tabelinha, Cândido Costa lança Silas para a área e este, com um toque de génio, de calcanhar, desmarcou o seu companheiro que colocou a bola na baliza, sem qualquer hipótese de defesa para Peçanha. Um lance genial, de facto, a mostrar que a nossa equipa tem muita matreirice (finalmente!!!), sabe gerir um jogo, sabe deixar-se dominar quando isso tem e pode acontecer e é capaz de desferir golpes destes, a sangue-frio… muito bem! Imediatamente a seguir o árbitro apitou para o final da 1ª parte. Acredito que a vantagem ao intervalo tenha sido um verdadeiro balde de água fria para os jogadores, treinador e adeptos do Paços, mas o futebol é, por vezes, traiçoeiro. Destaques nesta 1ª parte para Cândido Costa (a cada jogo que passa é um jogador mais importante para a equipa), para Marco e para Silas (muito mexido lá na frente e com um passe fabuloso para o golo).

Na 2ª parte o Paços entrou novamente a pressionar e deixava, uma vez mais, as despesas atacantes entregues sobretudo a Renato Queirós e a Edson. O primeiro continuava o seu duelo com o nosso guarda-redes que, uma vez mais, esteve simplesmente impecável. Muito bem entre os postes e, principalmente, a resolver alguns problemas e falhas da nossa defesa que, por vezes, era apanhada desprevenida. O Paços continuava a dominar (ou a tentar dominar) mas a equipa do Belenenses conseguiu ir-se estendendo no campo e aproximar cada vez mais da baliza de Peçanha. O domínio era, ainda mais, consentido do que na 1ª parte mas voltámos a passar por alguns momentos de aflição perfeitamente desnecessários. Lembro-me de um alívio ridículo de Rolando (mais um…), em que cortou uma bola de cabeça e entregou-a, de bandeja, para um jogador do Paços que rematou para excelente defesa de Marco. Houve ainda um lance em que Renato Queirós, com a baliza escancarada, rematou por cima. Aos 62 mins o Paços fazia a segunda substituição, entrando Mojica e saindo Mangualde. Penso, no entanto, que a incapacidade concretizadora do Paços fizeram com que o Belenenses, mais ou menos a partir dos 65 mins, fosse acreditando, cada vez mais, que a vitória não escapava e que, inclusivamente, era possível aumentar a vantagem. Os jogadores jogavam cada vez mais próximos uns dos outros, Ruben Amorim começou a mandar na equipa, Alvim decidiu subir um pouco mais e o resto foi obra de… Jorge Jesus! Aos 72 mins fez entrar Garcês para o lugar de Silas (na altura achei que deveria ter saido o Zé Pedro), para pôr em sentido a defesa do Paços e obrigar a uma maior atenção defensiva. Dady tinha estado, até aí, um pouco desamparado no ataque. O Belenenses começou a dominar nos primeiros 20 metros de terreno do adversário, Garcês provocava uma boa circulação de bola, obrigava a equipa a mexer-se mais e permitia que Dady se soltasse mais. Aos 78 minutos, numa jogada de insistência de Alvim, este cruza para a área, a defesa do Paços não consegue cortar a bola, que vai encontrar Dady ao 2º poste e este, com um excelente remate cruzado, coloca a bola de novo na baliza pacense. Registe-se a “matreirice” de alguns jogadores do Paços que tentaram ludibriar o árbitro, fazendo-o acreditar que a bola não tinha entrado na baliza. Puro engano, entrou mesmo e a invencibilidade do Paços tinha sido definitivamente quebrada. A partir daí só deu Belém e aos 80 minutos… novamente Jorge Jesus! Pôs Carlitos em campo e tirou Amaral, passando Cândido Costa para a posição de lateral-direito. Nada mais acertado se impunha. Carlitos fez mexer ainda mais o nosso ataque e meio-campo e só o azar de Garcês impediu que fizéssemos o 3-0… enfim…fica para a próxima. Até ao fim do jogo o Paços ainda tentou marcar um golo (e se o conseguisse até aos 90 mins, acredito que poderíamos ter passado um mau bocado) mas a nossa defesa controlou muito bem quase todos os ataques e esteve muito certinha, tal como o resto da equipa.

No fim, resultado justo porque soubémos aproveitar muito bem as falhas do adversário e conseguimos jogar com a pressão do adversário e com a sua incapacidade finalizadora. Fomos frios e maduros o suficientes para perceber que eles iam ficando nervosos à medida que o jogo avançava e pudémos ir explanando algum do excelente futebol que temos praticado esta época. Temos uma equipa muito adulta, que faz uma excelente circulação de bola, que raramente perde a noção dos espaços que deve ocupar e difícilmente se desequilibra, que tem uma enorme entreajuda e muito bem orientada desde o banco. No fim, destaques para Cândido Costa e Marco (uma vez mais), para Ruben Amorim, Garcês, Silas e Dady e, claro, para Jorge Jesus… Parabéns, no entanto, à equipa do Paços, que nunca baixou os braços, o que só valoriza a nossa vitória. Mas algum dia o Paços tinha que perder

Paços de Ferreira-0-2-Belenenses

Blog

Acabados de chegar de Paços de Ferreira, os editores do BdB terão agora o merecido repouso do guerreiro, depois de uma longa viagem compensada pela 6ª vitória fora de portas do nosso Belém nesta temporada.

Pela manhã, será então tempo de publicar a crónica do jogo e darmos o nosso ponto de vista sobre este Domingo mágico. Abraço a todos e

VIVA O BELÉM!

domingo, março 18, 2007

Belem x Paços

L Vieira

Marco Gonçalves, Marco Aurélio, Amaral, Gaspar, Rolando, Nivaldo, Rodrigo Alvim, Gonçalo Brandão, Sandro Gaúcho, Rúben Amorim, Mano, Cândido Costa, José Pedro, Fernando, Carlitos, Dady, Silas, Garcés e Roma vão ser os jogadores azuis que vão a Paços de Ferreira tentar conquistar o que nenhuma equipa consegue fazer desde 27 de Janeiro de 2006!

O Belenenses, quer queira ou não queira, está envolvido na luta pela Europa com mais 6 clubes e os jogos desta jornada que nos interessam são:
Nacional (31 pts) 2 | 0 Boavista
Beira-Mar - | - Maritimo (28)
U. Leiria (29) - | - V.Setubal
SC Braga (32) - | - Naval (28)

Recordamos que o Belém tem 31 pontos, menos um ponto do que o nosso adversário de hoje.

O jogo de hoje vai ser disputado em Paços de Ferreira às 18.15 e vai ser acompanhado, como é habitual, pela SESIMBRA FM em 103.9 FM na Grande Lisboa ou em http://relatosbelenenses.no.sapo.pt.

sexta-feira, março 16, 2007

3 Pastéis nos Sub-21

L Rodrigues

Ora aí está mais uma notícia que enche de orgulho: Rúben Amorim, Rolando e Mano foram convocados na selecção sub-21! Se os 2 primeiros já é um hábito, quanto a Mano é uma estreia que se saúda e que só demonstra as excelentes capacidades do "miúdo", que com 19 aninhos já "saltou" para os sub-21.

O Belenenses é assim o clube com mais jogadores na convocatória da selecção sub-21! Para um clube cujos adeptos debatem sempre acaloradamente os resultados teoricamente desastrosos da formação, não está nada mal... ou estará excelente?

quinta-feira, março 15, 2007

Canto do Manel: Sangue novo ou continuidade?




Com as eleições à porta, o Belenenses começa a entrar numa fase de novidades. Surgem novos nomes, novos projectos e novas promessas... que como sabemos geralmente nunca se concretizam.

Vejo estas eleições de uma forma muito simples: ou damos continuidade aquilo que se tem feito até ao momento, ou arriscamos numa nova candidatura na esperança de ver mais e melhor do nosso querido Belém, coisa que sinceramente acho bastante difícil!

E porquê? Depois de um ano péssimo em termos desportivos e não só, o Belenenses ganha finalmente uma equipa e um grande treinador que não só está a um pequeno passo do Jamor, como ainda pode chegar à Europa através dos 5 primeiros lugares. Isto sem estarmos dependentes de uma ida à final da Taça. Sinceramente não acredito que sejamos capazes de mais nos dias que correm, afinal de contas os nossos orçamentos são muito baixos. Só um trabalho duradouro e bem feito pode fazer o nosso clube crescer... no entanto a mudança é sempre uma peça forte no futebol que pode dar frutos, mas aqui a pergunta é outra: valerá a pena arriscar!?

Logicamente já tenho mais ao menos delineada a minha escolha/preferência, mas este próximo mês vai pesar na minha decisão. Afinal só queremos o melhor para o nosso Clube!!!

Esperamos que todos os candidatos estejam ao nível deste nosso Belenenses, que respeitem sempre os sócios e o símbolo que representam. Que ganhe aquele que mais soluções apresentar para este nosso GRANDE clube!!!

Abraços e vivó Belém!!!

O regresso dos Conquistadores!

T Louro

O Belenenses recebeu no passado Sábado a aguerrida formação do Fundão, jogo que em caso de vitória dos azuis nos colocava cada vez mais perto de garantir o play-off.

Foi um jogo muito bem disputado de parte a parte, o Fundão adiantou-se no marcador mas em 20 segundos, o Belenenses deu a volta ao marcador, indo para intervalo a vencer por 2-1.

Logo no recomeço da partida, os homens da casa fazem o 3º golo, descansado um pouco os muitos associados e adeptos presentes no pavilhão. O Fundão não baixou os braços e recolocou a vantagem dos Conquistadores novamente na margem mínima.

Fazendo jus à alcunha, os nossos bravos jogadores arrumaram definitivamente com o jogo ao dispararem no marcador para uns esclarecedores 6-2. A vitória estava assegurada e nem os dois golos obtidos no final do jogo pelo Fundão fizeram tremer os azuis.

Vitória muito importante devido ao facto de nas próximas duas jornadas o calendário ser, teoricamente, mais complicado, visita ao Freixieiro e recepção ao Benfica.
O apuramento para o play-off está aí à porta…

Ficha de jogo:
Belenenses: Carlo, Pedro Caetano, Xavier, Jardel e Drula.
Fundão: João Pedro, Carlitos, Esquerda, Bruno Pereira e Couto.

Jogaram ainda pelo Belenenses: Marco Reis, Miguel Fernandes, Nuno Monteiro, Majo, Jesus e Guga.
Pelo Fundão: Rubinho, Pirata, Adriano, Paulo Pinto II, Anderson e Paulo Pinto.

Resumo dos golos:
0 – 1: Bomba de Couto na marcação de um livre;
1 – 1: Canto marcado por Drula e Marco Reis desvia a bola por entre as pernas do guardião contrário;
2 – 1: Drula novamente a assistir Marco Reis para este finalizar com um remate de primeira;
3 – 1: Pedro Caetano dá para Jardel, este abre em Drula que assiste Xavier que em corrida remata cruzado;
3 – 2: Livre de Couto marcado para o lado onde aparece Esquerda a rematar uma bomba indefensável ao ângulo superior direito;
4 – 2: Jardel ultrapassa 3 adversários, abre em Marco Reis que cruza para o 2º poste onde aparece Miguel Fernandes a finalizar de carrinho;
5 – 2: Jardel recupera a bola, progride alguns metros na quadra e atira uma bomba, sem hipóteses de defesa para o guarda-redes contrário;
6 – 2: Drula novamente com uma assistência primorosa para Xavier executar um chapéu perfeito;
6 – 3: Passe de Paulo Pinto para Couto fazer a bola passar sobre Carlo;
6 – 4: Novo livre de Couto com a bola a embater no poste e a entrar na baliza azul.

Resultado final de 6-4 a favor do Belenenses, resultado justo face à produção dos Conquistadores.

Nota negativa para a falta de fair-play patenteada por alguns jogadores do Fundão no final do jogo. As acções ficam para quem as pratica!

Um abraço de solidariedade ao nosso guardião Nuno Almeida!

quarta-feira, março 14, 2007

Lei Zé Tó

L Rodrigues

Segundo a imprensa desportiva do dia de hoje, o Supremo Tribunal de Justiça, no seguimento do caso "Zé Tó", que já remonta a 2000, deliberou no sentido de que a indemnização máxima a pagar no caso de rescisão unilateral de contrato é a soma dos vencimentos vincendos do jogador.

Esta decisão é gravíssima e pode comprometer o futebol da forma como o conhecemos. Basicamente, os clubes vão deixar de apostar em jogadores. Repare-se por exemplo no caso de César Peixoto, e da sua transferência do Belenenses para o FC Porto: o jogador saíu para o Porto por 350 mil contos. Ao que foi noticiado na época, o jogador teria mais 5 anos de contrato com um vencimento de 300 contos mensais, o que daria, grosso modo, 7.000 contos anuais de indeminização, logo 35.000 contos... 10 vezes menos...

O futebol vai por caminhos perigosos, que disso não haja dúvidas. E como sempre, quem mais vai lucrar com esta medida, vão ser os empresários, vai uma aposta? O jornal A Bola de hoje fazia uma análise e o Simão pode ser comprado por 5 milhões de Euros, o Lucho Gonzalez por 3 milhões e o Nani por 100 mil euros... se alguém acredita no Pai Natal...

O que é feito de... Alberto?





Esta semana o desafio foi tentar saber do nosso ex-jogador Gonzalez um médio - extremo esquerdo que brilhou no futebol português.

O Gonzalez foi um dos mais talentosos jogadores que honrou e dignificou a nossa camisola. Todas as informações que foram recolhidas expressaram que o Gonzalez foi dos melhores esquerdinos que passou pelo nosso clube e pelo futebol português.

Foi treinador das nossas camadas jovens e de momento treina as camadas jovens do Linda-a-Velha, joga pelos veteranos do nosso clube e quem quiser ainda deliciar-se com alguns pormenores deliciosos dele pode vê-lo quase todos os sábados à tarde no Restelo a treinar no nosso Maracanã.

Para a próxima semana o desafio será tentar descobrir o que é feito do Alberto, um defesa esquerdo que passou pelo nosso clube com grande sucesso.

Agradecemos todas as informações possíveis.