quinta-feira, novembro 30, 2006
Assembleia Geral - Live (3)
23:06 - O Pres. da AG diz que uma vez que a proposta de quotização foi chumbada, o orçamento tem de ser alterado. Vamos ouvir agora o Presidente. Confusão na sala...
23:09 - Cabral Ferreira toma a palavra e diz que a mesa sempre votou as propostas nos anos em que foi Vice-Presidente. Patrão tinha dito que a mesa nunca votou, e Cabral Ferreira diz que Patrão só deve vir a AGs há poucos anos. Quanto ao orçamento, é o 1º da exclusiva responsabilidade desta direcção. O da época anterior já tinha compromissos anteriores. Ao contrário do que vem na Com. Social não é um orçamento de cortes, mas sim de modernização e que adequa as despesas à realidade do clube. Prevê formação do pessoal e meios postos à disposição. As infra-estruturas têm de ser aumentadas e adequadas. Teremos mais sócios, praticantes, adeptos e simpatizantes. Não é um orçamento optimista, mas sim realista. As despesas de investimento previstas só serão concretizadas após receitas. Nas receitas extraordinárias os 500.000 euros podem parece excessivos, mas 30% já estão realizados. Os restantes 350.000, se não se realizarem pela concessão de um posto de combustivel, terão de ser arranjados por outra via, sendo perfeitamente possível. Na SAD, o valor de patrocínios já aumentou mais de 60% da época passada para esta. Em relação a Loja Azul e merchandising, nos últimos anos nada tem dado ao clube. E só há cerca de 15 dias passaram para a posse do clube. A Loja reabriu no último jogo e com muito sucesso, mesmo não estando nas melhores condições. A curto prazo, será bem diferente quer na qualidade, quer quantidade de produtos. Antes do Natal esperamos ter as camisolas de várias modalidades em todos tamanhos.
Quanto à quotização, esta deverá atingir um valor superior a 1 milhão de euros. Não nos parece difícil atingir o valor preconizado. Vamos apostar na quota azul, que inclui uma série de regalias: isenção de quotas suplementares, 3 convites por jogo, utilização da piscina, utilização do posto médico, jornal do clube gratuito e outras. Não será difícil porque quando foi lançada já muitos sócios tinham quotas pagas, e agora poderão optar. Os sócios com cativo passarão a pagar pouco mais passando a poder usufruir de todas as regalias atrás enunciadas. O aumento do numero de associados por via de readmissão de sócios será apresentado em próxima AG. Neste momento a Direcção já escreveu a todos os sócios que não pagam desde 99 e muitos desde 2000. Temos tido muitas respostas positivas. Temos de motivar todos para trazer mais um sócios. Só assim, duplicaríamos a quotização...
23:19 - O sócio Vitor Correia diz que há pessoas a abandonar a sala e Cabral Ferreira está a perder tempo para que as pessoas saiam e seja só a mesa a votar o orçamento. Cabral Ferreira diz que não vai perder mais tempo. A união faz a força. Apoiemos continuamente e não sejamos militantes anti-tudo. Ser Belenenses é admitir que os adversários estão no exterior e não cá dentro. Nos bons e maus momentos, é importantíssimo o apoio aos nossos atletas. Vejam que este orçamento mostra uma inversão da política seguida nos últimos anos. (algumas vaias)
23:23 - Fernando Gomes vai falar. Diz que na sua interpretação dos estatutos, com a não aprovação do primeiro ponto, não se podia discutir o segundo. Diz que este orçamento é a continuação do anterior, e que significa a continuidade do fim do clube, é a continuidade da falência do clube. Pergunta o que aprendemos com a descida de divisão do ano anterior. Nada foi feito desde essa altura. Não há projecto. É viver dia-a-dia, é navegar à vista.
O que temos? Contas mal aprovadas, PAI que nunca apareceu, Orçamento Rectificativo não aprovado, descida de divisão com o maior orçamento de sempre. O presidente fala em reduzir custos! Mas não vamos. Agora vamos precisar de contratar avançados para marcar golos que os actuais incompetentes não conseguem e quem vai pagar? O clube, uma vez que a SAD não tem orçamento!
Qual vai ser a redução do passivo? E quanto é o passivo? Temos actualmente 10 milhões de euros de passivo no clube e 6,5 na SAD. Qual a alternativa se não obtivermos a bomba de gasolina. Qual é a divida a determinadas empresas (Lusifor)?
finalmente, o Belenenses só pode obter receitas de 3 formas. Projecto imobiliário que tem 10 anos, formação no futebol e departamento comercial que não existe. Qual o clube de topo que tem tantas modalidades? Não podemos desbaratar o dinheiro do bingo da forma que fizemos. Gastamos tudo o que temos e não temos.
23:34 - Vai falar Abel Vieira. Nos ultimos tempos o nosso Belenenses tem dados momentos desgatosos. Basta ver os ultimos resultados desportivos. O que foi feito com o dinheiro obtido com as vendas dos ultimos jogadores? Não são só os resultados desportivos que estão mal, é também a perda dos sócios, é o aspecto das infra-estruturas, é a dispersão dos recursos pelas várias modalidades, é a diminuição das receitas pelo bingo sem haver alternativas.
Algumas perguntas.
- Como se vai reforçar a nossa equipa? Que garantias temos no sentido desse reforço?
- Como no Orçamento de 2007 se prevê o aumento da quotização, que foi recusada pelos sócios, mas mesmo se não fosse como se atingiriam esses numeros.
- Que medidas foram tomadas para compensar a perda das receitas do Bingo?
- Vai o Belenenses adoptar uma politica de imagem que beneficie o Belenenses?
- Que palavras de esperança pode dar o presidente para acreditarmos no futuro?
23:41 - Vai falar um novo consócio que faz diversas perguntas técnicas sobre o orçamento. Precisa que a direcção esclareça alguns dados.
23:47 - Fala Ricardo Freitas. Diz que o orçamento é uma vergonha. É uma vergonha em termos de apresentação nos dias de hoje e em termos de numeros. Nem sequer tem os valores de 2005 e 2006 para fazer comparações. Nem sequer apresenta o documento no site do clube. Relativamente às piscinas queixam-se do facto das crianças de 4 anos terem utilizado a piscina olimpica porque a outra não estava coberta. Espera que o orçamento não seja aprovado.
23:50 - Tem a palavra o sr. Abecassis. Não consegue explicar o valor que aparece na rubrica Quotização porque o clube não sabe o numero de socios. Diz que as piscinas é uma das formas de angariação de sócios e continua a degradar-se. Diz também que temos um ginásio de apoio às modalidades que apenas permite 3 atletas em simultaneo. A pista tartan não serve para provas oficiais e será que os novos investimentos também vão ter o mesmo destino? Quantos camarotes são vendidos às empresas? Diz que comparou o relatório de 2005 com o orçamento desse ano e que apresenta diversos desvios.
23:57 - Vai falar Fernando Nunes. Diz que costuma fazer amigos sócios, mas o cobrador nunca vai cobrar as quotas seguintes. Há dias ficou indignado porque trouxe um amigo de volta a sócio e nunca mais lhe foram cobrar quotas e ele diz que nunca mais volta a ser, porque nunca lá foram cobrar quotas. Falou para a secretaria, mas criaram imensas dificuldades. Informou a secretaria para dar bom seguimento à situação, mas ainda está à espera. Assim não dá.
00:00 - O Pres. da AG pergunta ao Conselho Fiscal se quer intervir. Compasso de espera... Fala uma vogal do Conselho Fiscal, Teresa Duarte: é sócia desde que nasceu e diz que continua a haver gente a nascer Belenenses e tem um filho de 10 anos que está a dormir na bancada porque a mãe está a trabalhar para o Belenenses. Diz que se os sócios não tivessem a mulher em casa a tratar dos filhos, já se tinham ido embora. Diz que a bomba de gasolina é apenas uma parte do investimento. Diz que só há investimento se houver receitas. Estas são as receitas previstas e essas dependem de entidades que não o Belenenses. A quotização é um dos elementos, mas não só esse. Diz que este é o orçamento que tem de ser votado. Entra em diálogo com os sócios, pede que a deixem falar, e abandona o púlpito sendo aplaudida jocosamente.
Assembleia Geral - Live (2)
façam refresh
22:09 - Rui Almeida fala. Estranha não haver ninguém do CG. Ele diz que a direcção devia ter um projecto e ao que parece isto nunca existiu. Em relação à Quota Azul: quando foi à Secretaria para inscrever o neto nas escolinhas a filha teve que passar a pagar Quota Azul...
O presidente disse que a equipa desta época era para a Divisão de Honra. É verdade? Já vejo os sócios com a máquina de calcular a fazer contas. Foram buscar o treinador Jorge Jesus porque sabiam que assim calava uma franja de sócios que são contra a direcção. Um adepto azul que está na bancada começa a reclamar e chama-lhe aldrabão!
Ele continua a falar: os bons jogadores vão-se buscar em Fevereiro/Março, e assim a direcção vai hipotecar os jogadores que as proximas listas querem trazer.
22:19 - Vai falar Vitor Correia. "O Belenenses só é grande nas nossas cabeças. O Belenenses é um clube médio com jogadores mediocres e com uma direcção mediocre. Quais são os clubes das distritais que vão buscar os avançados Manoel e Dady? A direcção arrisca-se a ficar negativamente na história do futebol português como a direcção que vai descer o clube duas vezes em duas épocas. A actual direcção é o passado, que nunca nos vai fazer crescer.
22:23 - Tem palavra o consócio Patana. "Soube há poucos dias que o sponsor das camisolas do clube tinha sido arranjado principalmente pelo presidente. Mas soube há pouco tempo que afinal o sponsor foi arranjado pela equipa técnica e pelo treinador. O presidente mentiu! Pode ser um homem muito sério mas é mentiroso!!
22:27 - Vai falar Pedro Patrão para rectificar alguns numeros que tinha referido anteriormente. Aproveita para perguntar sobre os numeros de FSE do orçamento.
22:28 - Vai falar Cabral Ferreira.
Resposta a F. Trindade: os estatutos que foram aprovados em AG referem que os socios menores pagam um valor de 1,70€.
Resposta a Elisio Gouveia.
O socio hoje paga 110,5 por ano de quotas. O socio hoje paga ainda 6x15 de quota supl. Total: 200eur. Segundo a proposta o socio passa a pagar 123,5 de quotização o que dá no maximo cerca de 141 eur. Assim, os socios da geral têm um real beneficio.
Resposta a P. Patrão.
Nunca viu distribuir a proposta de actualização das quotas nas AG. E apenas a quota dos contribuintes é que passou de 8,5€ para 9,5€. As outras quotas (menores, reformados, etc.) estão indexadas a esta. As restantes mantiveram-se.
Relativamente à Quota Azul foram vendidas cerca de 200 no ano passado, e este ano, e vamos falar disto na discussão do Orçamento, esperamos o aumento desta Quota, até porque vamos aumentar as regalias.
Pedro Patrão insiste: quantos sócios tem o Belenenses?
CF diz que é impossivel dar esse numero. Estão neste momento a ser actualizados os ficheiros.
22:40 - Pede esclarecimentos à direcção o consocio Vitor Antunes, mas acaba por fazer um apelo aos sócios para votar o aumento das quotas.
22:42 - Fala um novo consócio. É a continuidade da desgraça. O presidente aumenta as quotas aos sócios e oferece convites aos adeptos do Setubal.
22:45 - Intervenção de um novo consócio. Ele diz que as quotas que vão aumentar prejudicam os sócios que não vão ao futebol. Ele diz que tentou inscrever a filha na piscina e apenas teve um mês de aulas mas depois teve que desistir porque faltava alunos nessa turma. Depois tentou inscrever a filha nas outras piscinas da zona e essas piscinas tinham lista de espera.
22:48 - Fala Elisio Gouveia. Diz que o Presidente aumenta as quotas porque aumentou a despesa.
22:50 - Palavra a Cabral Ferreira. O Pres. Conselho Fiscal não está presente porque está ao serviço do país no estrangeiro. Estão 2 membros do Conselho Fiscal. No início da época passada foi cobrado 25 euros por bilhete no estádio de Alvalade. A partir desse dia, com todos os presidentes de todos os clubes foram estabelecidas permutas de bilhetes gratuitos e nalguns casos, a casos de 2 clubes, a preços especiais (5 Euros). O acordo que existe com os presidentes dos clubes é que se o clube nos der 100, nós damos 100. Se nos der 100 a 5€, nós damos 100 a 5€. A FA a partir desse jogo não mais comprou bilhetes quando se deslocou aos campos dos adversários à excepção destas 2 equipas. Em relação ao jogo com o Vit. Setúbal foi o 1º jogo depois do conturbado defeso, e era um jogo muito importante para o clube, pelo que nem teve transmissão televisiva. Foi combinado com o Pres. do Setúbal fazer uma festa do futebol: os sócios do Belém foram isentos de quota suplementar e foram ofereciudos convites ao Vit. Setúbal. Os que lhes foram oferecidos são o mesmo número que nos será oferecido quando formos a Setúbal.
Quanto às piscinas, as nossas são das melhores do país. Quanto às quotas, dividido pelos anos que não houve aumento de quotas, não tem significado esse valor, até considerando a inflação. TEM de haver inflação de quotas, senão temos de degradar a qualidade do serviço prestado.
22:58 - Votação do aumento de quotas... Poucos votos a favor. Vota a mesa e gera-se o caos! Passando aos votos contra... os votos contra parecem estar em vantagem. Proposta rejeitada (aplausos) com 52 votos contra, 36 a favor e 9 abstenções.
23:05 - Discussão na sala.
Novo artigo acima...
Assembleia Geral - Transmissão Live - 1
Pedimos o favor de fazerem refresh frequentemente.
21:08 - Boa noite. A Assembleia Geral preve-se que comece dentro de aproximadamente 5 minutos, ainda há fila à porta. Sejam bem-vindos...
21:11 - Início da AG. Toca o hino...
21:14 - Quotas anuais. O Presidente vai explicar as alterações. Proposta:
Quota Mensal - 9,50 em 13 meses
Sócio Correspondente - 25/Ano
Cativos - 100 e 65
Camarote Poente - 370
Parque Cativo -375
Quota Azul - 25
Quota Suplementar jogo - 6/3/máximo 15 acompanhante
21:18 - O Presidente explica as alterações. Estas alterações vão beneficiar os adeptos da "geral". Este sócio dispendia por época cerca de 200€. Passará a dispender cerca de 150€. Este diferencial poderá permitir a compra de cativo a 65€ na bancada poente. A quota suplementar de acompanhante, que tinha valor fixo, passa a ter valor máximo de 15€, sendo o seu valor decidido jogo a jogo. Só há quota suplementar em 3 jogos por ano. Este ano 5.
21:21 - Fernando Gouveia da Veiga pede a palavra para um ponto prévio à AG. Pede para suspender o ponto de ordem de trabalhos para que a direcção tire cópias e distribua pelos sócios. O presidente da AG pede para passar ao ponto 2, os sócios informam que não pode ser. Poe agora a votação a proposta de FGV.
21:23 - Assembleia suspensa. Espera-se a chegada das cópias da proposta de alteração do valor das quotas.
Estão presentes cerca de uma centena de sócios.
21:40 - A Assembleia vai ser retomada. O consócio Pedro Patrão vai tomar a palavra.
Pedro Patrão diz que não tem palavras para esta proposta. "É uma falta de respeito não ter sido apresentada aos sócios. Estamos a perder 2 mil sócios por ano há 5 anos e aumentam as quotas! Fantástico! Para perder mais?" Tem duvidas que fique mais barato com esta prosposta.
1.400 mil euros de quotização orçamentada. No Orçamento rectificativo de há dois meses estavam 825 mil euros. Como prevêm 500 mil euros de aumento? Com a Quota Azul? Quantas foram vendidas este ano?
21:48 - João Pela pede para interpelar. Diz que nem com 50% de aumento de quotas conseguimos atingir o valor orçamentado.
21:50 - Elísio Gouveia pede a palavra. Diz que é preciso ter bom senso. O pai dizia-lhe muitas vezes que quando se pensa em aumentar as quotas aos sócios, temos de pensar primeiro que clube temos pela frente. Somos um clube de muita gente humilde e quem paga o aumento são os mais desfavorecidos. Somos um clube de família, toda a gente em casa é sócia e quando me aumenta a quota a mim, aumenta a 5 pessoas. E isso acontece a muita gente neste clube. O futuro do clube, como disse Patrão, passa por ter mais sócios. O estádio não está vazio pelas quotas ou quotas suplementares. A culpa é das trasmissões televisivas. Em Itália só há um jogo na TV e não passa na cidade desse clube. O Belenenses dá sempre na televisão em dias e horas impróprios. O caminho certo era acabar com as transmissões televisivas. Se tivermos o estádio cheio, fazemos mais dinheiro do que com a TV. Faz lembrar o governo, que em vez de reduzir despesa, aumenta impostos. Temos de ter mais sócios. Nenhum clube existe sem sócios. É preciso trabalhar com e para a juventude. É uma asneira aumentar as quotas.
21:54 - Ricardo Freire toma a palavra. Se esta proposta for aprovada, partimos com um orçamento irrealista. Estamos a considerar uma receita que não vai ser realizada. Não vale a pena discutir um orçamento que à partida está errado. Este orçamento tem muita engenharia financeira, até porque tem muitas rubricas agregadas. Para aumentar as receitas, é preciso aumentar os sócios. E para isso, temos de lutar pela Europa!
21:57 - Fernando Trindade toma a palavra. Estamos a resolver pormenores do grande problema que acompanha o nosso clube. Isto são pequenos pormenores. No entanto há que fazer cumprir a ordem dos trabalhos, mas pensa que temos de discutir o clube no seu todo. O que queremos para o Belenenses? É isso que temos de resolver, em vez de pequenos pormenores. Parece-lhe que as próximas eleições serão a última oportunidade para o arranque que o Belenenses merece e desejamos. Mas temos de discutir o que queremos para o clube. Isso é o mais importante. Quanto à proposta da direcção, foi surpreendido em Outubro do ano passado quando veio inscrever um jovem cujo pai é benfiquista e um funcionário nosso disse-nos que não era possível porque a criança não tinha ainda nascido. Tem conhecimento que já houve inscrições por ecografia. No seu tempo autorizou. Não queremos sócios??? Ainda por cima os bebés pagam quota? Gerir sem dinheiro é impossível, mas há que ter bom senso. É ilógico que um bebé ou uma criança pague quotas. O aumento proposto para os maiores talvez esteja correcto, mas até aos 14 anos não deveria haver quotas. Tinha um camarote central e os serviços do clube deram-me um na ponta... dizem que não havia lugar para as 5 pessoas que estão comigo. Por isso, há 5 anos que não tenho camarote. Porque é que os camarotes estão vazios? Tenho de dar razão ao Patrão, nunca vi apanhar moscas com vinagre. O clube tem de ser pensado na sua globalidade. Em 93 fez-se um inquérito, com 300 respostas. Devia-se fazer um novo inquérito. Com os resultados, apresentamos aos sócios o desejo da maioria e questionávamos: é isto que querem para o clube? Quero ouvir o que os sócios querem. Temos de começar do 0. Façam um inquérito, se quiserem copiem o que fiz em 93. A partir daí vamos ver o que representa. Não há organização no clube. Onde está o organigrama do clube. Isto é um empresa que movimenta milhões de euros, tem de ser profissionalizado. Hoje vim à Loja Azul, que estava fechada. Um funcionário abriu-a e deixei lá 70 euros... O jornal agora é pago, mas a Direcção numa AG tinha decidido que era grátis. São pequenos pormenores. Faz 1 ano que enviou uma carta à Direcção a apelar para inverter o caminho, ou o clube entra nos eixos, ou estou contra si. Esta direcção com pessoas válidas, como está amorfa? O clube está a definhar. É preciso fazer qualquer coisa. O clube tem de dar o salto. O clube está a ir para o buraco. A direcção que diga o que precisa dos sócios! Digam! Não concordo com o valor das quotas e os sócios só deviam pagar a partir dos 14 anos.
Por favor, faça refresh, novo artigo acima.
De malas aviadas…para o futuro
Hoje, o nosso clube irá discutir a proposta de orçamento elaborada pela Direcção do clube, com vista a fazer face ás receitas e despesas do ano 2007.
Numa primeira análise, podemos traçar três cenários distintos que irão estar presentes ao longo da discussão da proposta em questão e que, para cada um deles se perspectiva um diferente desfecho.
Para o Caso do orçamento ser Aprovado:
a) Independentemente da diferenciação dos votos que o irão validar, esta Direcção ira também ela, ganhar uma batalha, batalha essa que ultimamente lhe tem sido desfavorável em todos os teatros de guerra e, como isso, legitimará a sua actuação e politica de gestão, cujos resultados são conhecidos.
Para o caso do orçamento ser chumbado:
a) A direcção tirará daí as suas conclusões e mediante sucessivos chumbos ou aprovações fictícias, terá de se demitir por falta de condições e com isso abrirá lugar à antecipação do processo eleitoral.
b) Outra das hipóteses é não dar o braço a torcer mantendo-se em funções e continuado a viver como até agora, ainda com menos margem de manobra do que a que já possui, sendo permanentemente colocada em questão pelos sócios, por qualquer acto que venha a desenvolver no futuro.
Em conclusão, prevejo por isso que a pior das hipóteses será sempre a última, sendo que a escolha do futuro do nosso clube cabe sempre aos sócios, devendo estes fazerem-se ouvir nestas alturas.
Assembleia Geral: Transmissão Live
Esta noite, a partir das 20:30, o Blog do Belenenses procederá à transmissão Live da Assembleia Geral que decorrerá no Pav. Acácio Rosa. Eis uma possibilidade de aqueles que não se puderem deslocar ao local poderem acompanhar e discutir as incidências da mesma, na caixa de comentários.
É hoje!
Chegou o dia da AG. Apresentação do Orçamento para 2007 e o local próprio para, todos nós, expressarmos as nossas opiniões.
Quem se vai chegar à frente?
quarta-feira, novembro 29, 2006
O que é feito de... Sambinha
Após uma semana muito escassa de informações sobre o nosso excelente guarda-redes José Pereira, titular da selecção portuguesa no Mundial de 1966, foi possível descobrir os seguintes elementos:
José Pereira vive actualmente em Espanha, tendo vivido também uns tempos em Aveiro segundo as informações que nos foram fornecidas pelos nossos associados.
Segundo nos foi dito o Zé Pereira saiu de forma menos airosa do nosso clube, devido principalmente a uma má exibição frente ao Porto.
Sendo dos poucos jogadores do nosso clube que foram titulares num Mundial de futebol e sendo igualmente um símbolo do nosso clube, associo-me à ideia de se fazer uma homenagem ao grande José Pereira por parte do nosso clube.
Seria uma forma bonita de nós todos, sócios do Belenenses, mesmo que os não viram nunca actuar, como é meu caso, de aplaudirmos um dos grandes nomes do nosso clube.
Para a próxima semana o desafio será tentar descobrir o que é feito de um dos melhores defesas que passou pelo nosso clube, o Sambinha.
Imagem retirada do Blog O Cromo dos Cromos
Agradecemos todas as informações possíveis.
Um abraço e espero as vossas opiniões e sugestões,
Boa semana
terça-feira, novembro 28, 2006
Entrevista a Jorge Jesus
Entrevista a Jorge Jesus, publicada no Jornal do Belenenses deste mês. Oportunidade para saber quais as primeiras impressões do treinador sobre o Belenenses, a sua visão do futuro, bem como a sua opinião sobre o futebol português de uma forma global:
Veio para o Belenenses num projecto a 3 anos, que comtemplava a subida na 1ª época, manutenção na 2ª e lutar pela Europa na 3ª temporada. Acabando por ficar na Liga Bwin, quais os novos objectivos?
Bom, o objectivo imediato passa pela manutenção, isto porque o plantel foi construído para a 2ª Liga, e mesmo assim com limitações decorrentes do Caso Mateus. O projecto mantém as mesmas linhas, com a única diferença de este ano estarmos a jogar na 1ª Divisão. Na 3ª época, aí sim, pensamos vir a lutar pela Europa. Quero que os sócios saibam que o meu contrato, sendo por 3 épocas, é por objectivos, ou seja, se os objectivos não forem cumpridos, o Belenenses não tem qualquer obrigação para comigo. Vim para um projecto desportivo a 3 anos, e não para ganhar dinheiro com um contrato de 3 anos.
Acredita que o Belenenses pode lutar consistentemente pela Europa?
Claro que sim, sem dúvida nenhuma! O Belenenses é um clube muito grande e tem todas as condições para o conseguir. Mas a sua grandeza também o limita, pois o clube dispersa-se em muitas coisas e nos últimos anos tem tido dificuldade em fazer valer a sua dimensão.
Os últimos 2 treinadores que iniciaram projectos ambiciosos no Restelo, acabaram por saír meses depois, deixando feridas profundas no clube. Sente que corre esse risco?
Não. O projecto é ambicioso, mas não é ambicioso para hoje ou amanhã. É um projecto a 3 anos, que pretende um crescimento competitivo gradual. Estes dois primeiros anos serão anos de estabilização do clube.
A maioria do plantel da época transacta permaneceu no clube. Sente que estes jogadores têm mais para dar?
Sim. Aliás, foi nosso sentimento, e dos jogadores também, que havia mais para dar e um nome a limpar, pelo que mesmo que caíssemos na 2ª Liga, estes jogadores iriam trazer o Belenenses de volta à Liga Bwin. E agora, eles têm demonstrado que têm muito para dar, e no jogo com o Leiria o público mostrou estar a reconhecer isso, com uma atitude fantástica, mesmo numa derrota.
E o plantel, tem-se adaptado bem aos novos métodos de trabalho?
Razoavelmente... entre o que o treinador quer e o que os jogadores assimilam, vai sempre uma diferença. E a minha forma de treinar exige que os jogadores sejam muito inteligentes, pelo que este é um processo gradual que acho que está a dar frutos.
Em relação a Janeiro, haverá reajustamentos no plantel?
Em todas as equipas acabam sempre por haver reajustamentos na reabertura de mercado. E nós nunca escondemos que este plantel, até pelas contingências da pré-época, foi o plantel possível e necessita de retoques. O plantel de que dispomos actualmente permite apenas lutar pela manutenção. Pedir mais do que isso é um erro, mas nós sabemos que temos os adeptos do nosso lado e percebem o que podem esperar da equipa.
Continua...
As duas derrotas em casa ante o Boavista e União de Leiria foram resultados inesperados, mas onde teremos sido infelizes...
O jogo com o Leiria custou-nos especialmente, porque não tivemos possibilidades na 2ª parte de inverter o resultado, pois estavamos convencidos que não perderíamos aquele jogo, mas o temporal obrigou-nos a um estilo de jogo que não é trabalhado... mas a equipa teve uma postura sensacional, e uma vontade e um carácter que fizeram com que os adeptos o reconhecessem e depois do jogo ficámos sensibilizados com a ovação à equipa pela postura, o que transmitiu muita confiança aos jogadores. Quem entrasse no Restelo no final do jogo, pensaria que tinhamos vencido. Este comportamento dos nossos adeptos dá-nos muita força para cada vez estarmos mais fortes.
Qual o seu sistema táctico preferido?
Bom, o meu sistema táctico preferido é o 3-4-3... no principio da minha carreira fiz um estágio com a minha referência, quer como jogador, quer como treinador: Johan Cruyff. Estive um mês com ele em Barcelona e no início da minha carreira jogava sempre em 3-4-3. É um sistema muito difícil de treinar, e nem todos os treinadores sabem o que é um 3-4-3. Teoricamente têm, mas colocá-lo em prática é diferente. E também para os jogadores é difícil, porque não é um sistema táctico usual e exige muitas flutuações tácticas aos jogadores.
Silas é o capitão nesta temporada. Sente que é o homem certo?
Não sei... foi uma decisão do grupo, que votou no Silas e no Sousa como os mais indicados para a função, sendo que eu tinha a última palavra, mas não quis fugir da decisão deles. Para mim um capitão não é um jogador que usa a braçadeira. É a minha cabeça dentro do campo, são os meus olhos dentro do campo, tem de saber tacticamente o que tem de transmitir aos colegas... para mim, um capitão é um 2º treinador. Tem sido o Silas, mas o Sousa, o José Pedro, o Rolando e o Romeu são os 5 capitães de equipa.
Os jogadores conhecem a responsabilidade de envergar a camisola do Belenenses?
No início os jogadores estavam muito nervosos, por causa dos resultados da última época. Quando jogavam em casa, entravam muito nervosos. Mas neste início de temporada os adeptos têm mostrado muito carinho e aquele jogo com o Leiria foi determinante. A equipa agora tem muita confiança no Restelo porque sente que este ano tem os adeptos do seu lado.
Era visto muitas vezes no Restelo em dias de jogo. Sente que está a trabalhar “em casa”?
Bom, eu vejo jogos em todo o lado, faz parte da minha vida. Obviamente, o Belenenses diz-me muito, até porque joguei aqui 2 anos. Ao longo da carreira sempre ambicionei treinar o Belenenses, surgiu agora a oportunidade e estou preparado para atingir os objectivos do clube. Mas sei que este é um ano muito complicado.
Qual a sua relação no dia-a-dia com os adeptos do nosso clube?
Eu entro no Restelo às 8 da manhã e saio as 8 da noite. Só saio para almoçar, e passo cá o dia. Penso que o relacionamento é bom, mas o treinador é bom ou mau em função dos resultados. O Belenenses tem uma massa associativa que sonha ainda com os grandes exitos do passado... por exemplo, quando joguei aqui ficámos em 2º lugar... conheço o Belenenses por fora e por dentro, e tenho uma relação o mais cordial possível com os adeptos, procuro ouvi-los quando têm algo para dizer. Sei que eles falam com paixão e a ideia é sempre o melhor para o Belenenses.
De ano para ano, as assistências têm decrescido em Portugal. Como o interpreta?
Tem a ver com poder de compra dos portugueses e o preço dos preço dos bilhetes. Os bilhetes são muito caros, ninguém vai ao futebol sozinho, portanto o preço do bilhete multiplica pelas pessoas da família que vêm. E fica muito caro, com bilhetes a 20 e 25 euros, é impossível uma família portuguesa normal ir ao futebol. No Brasil ou na Argentina vemos os estádios cheios, e os bilhetes lá dão acesso a todas as classes sociais. Aqui, o futebol não é para o povo, parece que só está ao alcance da bolsa de alguns.
E em relação à diminuição do campeonato para 16 clubes...
Isso não dá para perceber! Isso são interesses económicos de alguns clubes. Em Itália aumentou-se de 18 para 20, em Espanha também são 20... em Portugal diminui-se. E porquê? Porque tem de se ter mais tempo para as selecções, tem de se ter mais tempo para preparar a Liga dos Campeões... tenta-se prejudicar os menos favorecidos em benefício dos que já são economicamente mais fortes, de forma a aumentar ainda mais o fosso. Um clube espanhol por ano joga quase o dobro de um português... O meu conselho é que a Liga faça um campeonato apenas entre Benfica, Sporting e Porto.
Tem acompanhado as camadas jovens do clube?
Sim. Fiz questão de estar por dentro da formação do clube e tentei trazer um coordenador desportivo para a metodologia do treino da formação em sintonia comigo O Miguel Quaresma tem 15 anos de experiência, tivemos grandes êxitos no Estrela da Amadora, onde vendemos Jorge Andrade, Miguel, Chaínho, Jordão, Paulo Ferreira, Rodolfo... jogadores que renderam bom dinheiro ao Estrela da Amadora. Vamos tentar fazê-lo no Belenenses, mas aqui temos muitas actividades e pouco espaço para todos. E o futebol de formação, que é o que pode ser rentável para o Belenenses, não tem muita qualidade de trabalho em termos de espaço, em detrimento de outras modalidades que em termos económicos futuros não vão ser rentabilizadas. Temos bons treinadores, mas temos dificuldade em criar qualidade, porque não há espaço para o futebol de formação...
Apesar disso, somos o segundo clube da Liga Bwin com mais jogadores da formação na equipa principal...
Sim, este ano fiz regressar o Eliseu e o Gonçalo Brandão, depois temos o Rúben Amorim, o Rolando, o Sandro Moreira, o Mano e o Marco Pinto, todos eles da formação. Tento faze-los crescer, que eles se identifiquem com o clube, e espero nestes anos que aqui estiver deixar jogadores aqui formados e com nível para carreiras de topo.
Em relação a esses jogadores mais jovens, não seria preferível “rodarem” num clube que lhes permitisse jogar com regularidade?
Claro, era importante termos um clube onde pudessemos colocar os jogadores, isto porque não podemos ficar com todos. Essa é uma situação que está a ser estudada para a próxima temporada, a SAD está interessada em encontrar um parceiro para colocar esses jovens.
Nos últimos anos não lhe têm sido oferecidos projectos ambiciosos, apesar de ter um curriculo interessante...
Bom, a minha carreira começou no Amora durante 4 anos, depois 5 no Felgueiras e 3 no Estrela da Amadora. Nos últimos anos, de facto, tenho andado a salvar equipas e tenho conseguido. Este anos voltei a ter um projecto a sério, com objectivos claros.
Há semanas atrás um jornalista referiu que se o Jorge Jesus se vestisse e falásse de outra forma, seria considerado um treinador de topo. Sente-se injustiçado?
Injustiçado não. Eu vesti-me de preto durante muitos anos desde a morte da minha mãe, e as pessoas não o entenderam muito bem. Actualmente já não carrego tanto, mas não é pela carreira desportiva, mas sim porque achei que não necessitava de andar todos os dias tão carregado. A verdade é que desportivamente raramente falhei um objectivo... são oportunidades que se têm e que têm a ver com as pessoas com quem nos relacionamos. Eu relaciono-me é com a minha família e os meus amigos, que não têm interferência no mundo do futebol. De qualquer forma, este já o 3º grande clube português que treino: treinei o Guimarães, o Setúbal e agora estou a treinar o Belenenses, que é um dos maiores clubes do país. Esta é a minha opinião.
E em relação às suspeições à volta do futebol português, qual a sua opinião?
Acho que o Apito Dourado fez despertar sensibilidades e autoridades, tendo afastado aqueles que incentivavam a corrupção, pois já não encontram tanto espaço no futebol português. Tudo isso é importante e valoriza o futebol português, mas para isso é preciso as decisões de quem analisa o caso serem respeitadas.
Sente que as oportunidades então não são iguais para todos...É capaz de ser verdade... mas eu não me sinto desprotegido. Tenho tido um percurso desportivo quase sempre vitorioso e sempre com pessoas que me ajudam. Agora, sei que não tenho influência nos meios que decidem, porque não me relaciono com esses meios. Mas quando há valor, há mais êxitos que inêxitos, logo o tempo dá-nos valor. O que interessa é a capacidade de trabalho e o conhecimento do treino. Há uns anos confundiu-se em Portugal o que eram treinadores com capacidades exibidas com treinadores com capacidades exercidas. São coisas completamente diferentes, mas como em tudo na vida, isso ficou demonstrado na prática. Saber é uma coisa, e toda a gente sabe de futebol. O problema é saber fazer, e isso poucos sabem.
E em termos pessoais, quais os seus objectivos a médio e longo prazo?
Eu só tenho um objectivo: é nestes 3 anos formar no Belenenses uma equipa que dispute os 5 primeiros lugares. E quero consegui-lo!
Frase Solta
Jorge Jesus - 26/11/2006 - Após Belenenses-0-1-Porto
segunda-feira, novembro 27, 2006
Escolhas erradas!
Parece que tudo de mau nos acontece há anos a esta parte…
O Belenenses, que actualmente e para grande tristeza minha de grande só tem o estádio, está condenado à mediocridade de um Gigante em declínio obvio, provocado pela incompetência das sucessivas escolhas quer, para a constituição dos planteis quer fundamentalmente, para as Direcções do Clube. Contudo, desta ultima, falaremos mais tarde noutro post.
Relativamente ás escolhas para este ano, como é obvio, ninguém esperaria um Belenenses a lutar pelos lugares cimeiros, apesar desse “sonho” inconscientemente estar sempre presente nas nossas mentes. Mas há coisas que apesar de tudo custam a assimilar, de uma equipa que não é assim tão pior que muitas outras deste campeonato, que mais bem classificadas na tabela, não são de certo superiores à do Belenenses, como é possível abdicarmos de ganhar os jogos??? Onde está a nossa ambição??? Porque não temos várias situações de golo??? Porque não concretizamos???
Temos um plantel desequilibrado, pois temos, mas quantos são os planteis de futebol deste Portugal que são equilibrados? 3 ou 4 não mais e nem sequer estou a falar da qualidade dos jogadores dos mesmos.
Mas há erros que se pagam caros… perder pontos com clubes que têm o mesmo objectivo que nós (tanto me custa dizer isto), não pode acontecer, principalmente como acontece quase sempre com o nosso Belenenses. Desta vez, e falo apenas dos dois últimos encontros, Amadora e Porto, fomos nós que não soubemos inverter a situação.
Que fique claro antes de escrever o que vou escrever. O Jesus é o treinador indicado nesta fase para o Belenenses, não tenho dúvida disso, mas falha como todo o ser humano, só que falhar uma vez é normal, duas vezes com o mesmo erro é aceitável, mais do que isso começa a ser burrice. Eu explico:
Na Amadora, depois de até estarmos a fazer uns jogos com qualidade aceitável, pelo menos para aquilo a que no ano passado estávamos habituados a ver, muito embora as limitações que temos ao nível da capacidade dos nossos jogadores, o treinador inventou duas substituições, retirando os jogadores mais esclarecidos nas posições de ponta de lança e extremo esquerdo para colocar duas soluções sem provas dadas. Para quê mexer na equipa???? Não era caso de lesão nem de falta de rendimento???? ERRO 1º.
No Restelo com o Porto, a mesma coisa ERRO 2º. Teimosia, ou talvez lapso de leitura de jogo resultaram em 2 derrotas merecidas, mesmo com casos que só não são punidos pelos árbitros porque são contra o Belenenses.
O que será que irá acontecer a seguir no próximo jogo??? … a ver vamos.
E a Direcção, ou melhor, e o responsável pelo departamento de futebol??? Onde anda ele que não “estrebucha”???, não marca posição de indignação, junto destas situações, não “puxa as orelhas” a quem de direito.
Já o disse e repito, quem joga para não perder acaba sempre ou quase, por ser presenteado com uma REDONDA derrota.
O Belenenses tem obrigação, pelo menos em casa e fora com os clubes do “seu campeonato” de jogar para ganhar, é a marcar golos que se ganham jogos.
Falta-nos elementos, bem sabemos, mas falta-nos principalmente liderança, personalidade, profissionalismo, dedicação e vontade.
Se acreditarmos seremos capazes.
FORÇA BELENENSES
Belenenses-0-1-Porto: Análise Individual
Marco Gonçalves - Seguro nos remates que teve de encaixar, teve 2 ou 3 saídas arrepiantes. Chega atrasado no lance do golo, deveria ter ficado apenas a cobrir a baliza. 2
Gaspar - Espectacular na marcação a Quaresma, que teve de fugir na 2ª parte para o outro lado, sem ter tido qualquer espaço no 1º tempo. Ainda apoiou, com as óbvias limitações, o ataque. 4
Rolando - Regresso feliz do jovem internacional, com apenas 1 erro, resultante das típicas atrapalhações com a bola nos pés, mas que o árbitro considerou falta do adversário. Mas limpou muito. 4
Nivaldo - Menos impetuoso que o habitual, foi também menos produtivo, apesar de ter estado certinho. Não pode organizar jogo. 3
R.Alvim - Sentiu dificuldades na 1ª parte com Bosingwa, e na 2ª parte teve momentos complicados com Quaresma. Em termos ofensivos, na 1ª parte ainda criou alguns desequilibrios, mas na 2ª parte esteve desastrado. 2
Sandro Gaúcho - Bem a destruír e na cobertura de bola, precisava de ter a seu lado um Rúben Amorim mais activo para esticar e dar velocidade ao jogo. 3
Rúben Amorim - Exibição apagada do jovem azul, em especial depois de ter sido amarelado de forma infantil. Uma coisa é dar um agarrão num adversário, outra é correr 10 metros empoleirado nele. Neste último caso, claro que levas sempre amarelo Rúben. Ficou condicionado em termos defensivos e em termos ofensivos mal se viu. 2
Silas - Sempre preocupado com Fucile, estava sempre 20 metros atrás de onde deveria estar. Depois, muitas vezes, complica o fácil, com toquezinhos que nada acrescentam, em especial em zonas que não são de desequilibrio. 2
José Pedro - Exibição infeliz de José Pedro, que foi decaíndo ao longo do jogo. Se ofensivamente foi o mais esclarecido, mesmo que com muitos passes transviados, defensivamente não esteve muito bem. Esteve perto do golo em 2 ocasiões, em remates de longe. 2
Roma - Nas poucas vezes que teve a bola nos pés, teve sempre de fazer um número de circo. Acabou invariavelmente por perder sempre a bola. Já na 2ª parte, tem uma bola morta à entrada da pequena área, decidiu dominar e tentar fintar 2 adversários. Por favor... 1
Manoel - Realmente correu que nem um desalmado. Mas caramba, parece que a bola foge dele! Absolutamente incipiente. 1
Eliseu - Não esteve muito feliz, mas espevitou o lado esquerdo e colocou Bosingwa em alerta para a sua velocidade e acutilância. Foi uma lufada de ar fresco. 2
Dady - Fez mais na 1ª vez que tocou na bola, que Roma e Dady juntos durante uma hora. Pegou na bola, acreditou, chocou, fintou e rematou ao lado. Mas teve um objectivo naquilo que fez. Ganhou claramente a titularidade nas bancadas. Veremos no banco... 3
Cândido Costa - Veio dar mais acutilância ao flanco direito, mas por vezes perde o timing para cruzar ou soltar a bola. 2
Ainda Mateteu, Record e as trapalhadas
Foi de forma surpreendente que vi parte da minha exposição dirigida ao Provedor dos leitores (?) publicada e comentada como se fosse um exemplo de lóbi, agressividade, má educação, insultos, etc etc, tendo já sofrido algum vexame público da parte de amigos e conhecidos que consideram que o Provedor me está a acusar de mal educado e de estar por trás de um grupo organizado e dedicado a falsear os resultados de uma eleição interessante mas banal. Além disso quero deixar claro o seguinte:
1º Considero que um provedor tem funções e obrigações diferentes daquelas que o Sr. Rui Cartaxana fez para com a minha exposição.
2º Objectivamente não obtive qualquer resposta às minhas questões.
3º Considero abusiva a utilização de segmentos cirurgicamente escolhidos do meu texto enquanto outros eram literalmente apagados sem qualquer indicação de que existia supressão de texto. Nesses casos usa-se um simples (...)
4º Nego pertencer a qualquer lóbi. Apenas votei tendo respondido ao vosso próprio apelo para que os leitores o fizessem. Se não queriam votos no Matateu não o tivessem incluido na lista. Bastaria fazerem o mesmo que fizeram com outros nomes marcantes e que poderiam fazer sombra ao vosso ídolo unico chamado Eusébio.
5º Conheço minimamente a história dos nossos ídolos e parte da minha conclusão seria importante para mostrar aos mais novos quem foi Matateu e passo a transcrever: "(...) Ao fazer uma pesquisa pela internet fiquei a saber que segundo a imprensa inglesa da altura, quando a Inglaterra perdeu pela primeira vez com Portugal, o único culpado disso se chamou Matateu e que o destaque dado a este homem foi assombroso e próprio de uma lenda do futebol. (...)"
6º Ver um provedor a defender com unhas e dentes uma visão de lóbi por receber mais de 60 emails é uma tristeza por aparentemente não querer ver o fundo da garrafa.
7º Acredito que tenha recebido emails menos educados porque nem toda a gente tem a sorte de ter tido a oportunidade de receber educação. E esses emails são reprovaveis, porém já não compreendo que um provedor responda da forma acintosa como o realizou.
8º Vou enviar este email com o conhecimento de diversos sites dedicados ao Belenenses e que descobri através de uma pesquisa na net. A esses sites concedo, caso estejam interessados, autorização para publicarem o meu primeiro email em versão integral e que foi cortado pelo Record. Aliás, agradeço até que esses belenenses encaminhem este email para o site oficial e para a respectiva direcção pois não encontro esses contactos.
Ao Record digo-lhes apenas que agora nem nos cafés vos irei tocar e que por onde passar darei conta do meu descontentamento para convosco. Não sei se sabem mas a publicidade boca a boca é uma forma eficaz de passar mensagens.
Ah. E não sei se repararam mas neste momento está a dar na televisão um jogo do Belenenses com o Porto. Curiosamente estou aqui a escrever este email e não a ver o jogo. Porque será? Deve ser por eu pertencer a algum lóbi do Belenenses e que gosta de perder jogos de futebol. Tenham dó.
Saudações
Francisco Mateus
Clique em Abrir artigo completo para ler o mail original, e completo, dirigido ao Provedor dos Leitores do Record.
Estimado Provedor dos Leitores,
Dirijo-me a si porque estou escandalizado com o destaque que o Record não deu a uma iniciativa por si promovida e divulgada. Como é possível que depois de 96 000 pessoas terem participado numa votação o jornal tenha feito uma notícia pequenina, quase que envergonhada?? E como é também possível que agora seja a redação do Record a decidir o que 96 000 pessoas já decidiram?? A meia duzia de jornalistas que escolheram a lista de 90 celebridades, mais do que discutiveis, diga-se a propósito, serão os mais adequados para desautorizarem o pensamento maioritário de 96 000 pessoas?
Agora uma coisa é certa. A falta de destaque dado aos resultados em que nem sequer dizem a distribuição dos votos é ridicula, prepotente e digna de poderes bizarros. Provavelmente estariam a contar com outros resultados. Caso contrário não se compreende a ausência de destaque que o Record deu a uma iniciativa por si promovida e com o élan que esta tinha porque estava a escolher os 10 mais importantes desportistas portugueses de sempre!
O meu trabalho é de representante de uma marca comercial e vivo a deslocar-me de terra em terra. Por onde passei os temas nos cafés iam todos parar a este assunto da eleição e escutei animados debates e pontos de vista. Eu imagino agora a estupefacção destas gentes ao não ter notícias amplas sobre os resultados. Ou seja, os senhores lançam uma iniciativa com muito impacto e depois parece que querem fazer tudo para anular o impacto!
Não compreendo, acho injusto para os leitores e não quero pensar que todo este silêncio tenha a ver com o facto da vitória ter sido esmagadora para o lado de um jogador como Matateu. Ao fazer uma pesquisa pela internet fiquei a saber que segundo a imprensa inglesa da altura, quando a Inglaterra perdeu pela primeira vez com Portugal, o único culpado disso se chamou Matateu e que o destaque dado a este homem foi assombroso e próprio de uma lenda do futebol. Infelizmente parece que os portugueses têm vergonha de alguns outros portugueses.
Lamento imenso e vou passar a ler o jornal nos cafés em vez de o comprar.
Saudações cordiais,
Francisco Mateus
domingo, novembro 26, 2006
Belenenses-0-1-Porto: Crónica curta
O Belenenses fez um jogo aceitável, apesar de ter entrado com praticamente 2 homens a menos (a linha avançada). Eliseu, Cândido Costa e Dady, que entraram na 2ª parte, mostraram que deveriam ter sido opções iniciais. Quanto ao resultado, resume-se no seguinte parágrafo:
Fora-de-jogo de Lisandro Lopez, não assinalado, com o jogador a correr com a bola para além da linha de fundo sem que nenhum jogador azul tocasse na bola. O fiscal de linha, que não vira o fora-de-jogo, vislumbra um canto... na sequência do canto, situação duvidosa de fora-de-jogo de Bruno Alves, que salta com o nosso guarda-redes Marco Gonçalves, chocando os 2, em mais uma situação duvidosa. A bola sobra para Postiga que faz o resultado final.
E foi isto...
Flores da hipocrisia
Mais logo, pelas 19:10, Lucho Gonzalez, capitão do Porto, vai saír dos balneários com uma coroa de flores que vai depositar no monumento de Pepe. Instantes depois, os 11 jogadores do Porto aliados à equipa de arbitragem tudo vão fazer para nos roubar e humilhar.
Por mim, acho muito bem que eles venham cá com florzinhas. Só não percebo é porque temos de entrar no Dragão com a bandeira deles nas mãos...
Resultados 25/26 Novembro
Futebol:
26 Nov - 19h15
Belenenses 0 x FC Porto 1
Bwinliga - Estádio do Restelo (Seniores)
25 Nov - 15h00
Alverca 0 x Belenenses 0
C. Nacional - Estádio do Alverca (Juniores)
26 Nov - 11h00
Desp. C. Branco 0 x Belenenses 11
C. Nacional - Est. Mun. C. Branco (Juvenis A)
26 Nov - 09h00
Torreense x Belenenses
C. Distrital - Est. Torres Vedras (Juvenis B)
26 Nov - 11h00
Belenenses x Casa Pia
C. Nacional - Est. Restelo Campo nº2 (Iniciados A)
26 Nov - 10h30
Benfica 4 x Belenenses 0
C. Distrital - Est. Pupilos Exército (Iniciados B)
25 Nov - 15h00
Casa Pia 0 x Belenenses 7
C. Distrital - Est. Pina Manique (Infantis A)
25 Nov - 15h00
Arsenal 72 0 x Belenenses 2
C. Distrital - Campo de Mem Martins (Infantis B)
25 Nov - 11h00
Cacém 1 x Belenenses 2
C. Distrital - Campo do Cacém (Infantis 7)
25 Nov - 09h00
Damaiense 1 x Belenenses 10
C. Distrital - Campo da Damaia (Escolas A)
25 Nov - 09h00
Sporting 7 x Belenenses 0
C. Distrital - Est. Pina Manique (Escolas B)
Andebol:
26 Nov - 17h30
Belenenses 27 x Benfica 27
Liga Profissional - Pav. Acácio Rosa (Seniores)
26 Nov - 12h00
ABC 23 x Belenenses 20
C. Nacional - Pav. Francisco Sá Leite (Juniores)
26 Nov - 15h00
Sporting x Belenenses
C. Nacional - Pav. Bartolomeu Diniz (Iniciados)
Basquetebol:
26 Nov - 14h30
Belenenses 78 x Queluz 96
Liga Uzo - Pav. Acácio Rosa (Seniores)
25 Nov - 20h45
Belenenses x Pinhalnovense
CNB2 - Pav. Acácio Rosa (Seniores B)
26 Nov - 11h30
Belenenses x Vilarquense
C. Distrital - Pav. Acácio Rosa (Juvenis B)
26 Nov - 09h30
Belenenses x Alverquense
C. Distrital - Pav. Acácio Rosa (Iniciados)
Futsal:
25 Nov - 18h00
Belenenses 0 x Feixieiro 3
C. Nacional - Pav. Acácio Rosa (Seniores)
26 Nov - 18h00
Famões 2 x Belenenses 8
C. Distrital - Pav. Esc. Sec. Caneças(Juniores)
25 Nov - 15h00
Belenenses x Vit. Olivais
C. Distrital - Pav. Acácio Rosa (Juvenis)
Polo Aquático:
25 Nov - 18h00
Fluvial Portuense 2 x Belenenses 6
C. Nacional - Piscina de Lordelo (Seniores)
Rugby:
26 Nov - 15h00
Belenenses 20 x Técnico 25
Taça de Portugal - Est. Restelo Campo nº2 (Seniores)
Voleibol Feminino:
25 Nov - 16h00
Belenenses 0 x Gueifães 3
Taça de Portugal - Pav. Esc. Gonçalves Zarco (Seniores)
26 Nov - 17h00
Juv. Pacence 2 x Belenenses 3
C. Nacional A2 - Pav. Paços Ferreira (Seniores)
25 Nov - 16h00
Lusófona VC x Belenenses
C. Regional - Pav. Univ. Lusófona (Juniores)
25 Nov - 12h00
Belenenses x CV Oeiras
C. Regional - Pav. Acácio Rosa (Juvenis)
sábado, novembro 25, 2006
Domingo no Restelo
15:00 - Rugby
1/2 finais Taça de Portugal
BELENENSES x Benfica
17:30 - Andebol
12ª jornada
BELENENSES x Porto
(sócios com entrada grátis)
19:15 - Futebol
11ª jornada
Créditos das fotos:
- belenenses15.blogspot.com
- record.pt
Do site oficial - Calendário de Jogos no Restelo este Fim-de-Semana:
Sábado, dia 25 Novembro
15h00 - Futsal - Belenenses x Vit. Olivais (Juvenis)
18h00 - Futsal - Belenenses x Freixieiro (Seniores)
20h45 - Basquetebol - Belenenses x Pinhalnovense (Seniores B)
Domingo, dia 26 Novembro
09h30 - Basquetebol - Belenenses x Alverquense (Iniciados)
11h00 - Futebol - Belenenses x Casa Pia (Iniciados A)
11h30 - Basquetebol - Belenenses x Vilarquense (Juvenis B)
14h30 - Basquetebol - Belenenses x Queluz (Seniores)
15h00 - Rugby - Belenenses x Técnico (Seniores)
17h30 - Andebol - Belenenses x Benfica (Seniores)
19h15 - Futebol - Belenenses x FC Porto (Seniores)
Preços para os jogos de Andebol, Futsal e Basket: 2€ para sócios e 5€ para não sócios.
Os sócios podem ainda adquirir:
- Bilhete conjunto: Andebol + Futsal + Basket: 4,5€
- Bilhete conjunto: Andebol + Basket: 3,5€
sexta-feira, novembro 24, 2006
Star Wars - Festa Oficial
Viva o Belenenses!
Que é feito de ti
meu belenenses?
quem és tu que escrevo
a carvão?
Restamos
os dois, isolados
ainda,
sem oriente,
a percorrer a solidão?
Ou desististe já
de correr?
Lambendo a custo
as tuas feridas,
penando
só
até morrer?
O que de ti resta
meu velho amado,
passa bem sem futebol.
O artista que te escreve
derrotado,
a sua angústia
de décadas
sem ver o sol.
Mas sólido
ardente serás,
lutador
em naufrágio.
Se o amor
de quem te ama,
arranjar
quem te possa salvar
da tua dor
por sufrágio.
Por Pedro Sequeira
quinta-feira, novembro 23, 2006
Andebol: Belenenses na liderança!
Belenenses-ABC
O Belenenses venceu no Domingo num grande jogo de andebol o actual campeão nacional, o ABC de Braga, no nosso Acácio Rosa por 29-23.
Os adeptos azuis compareceram em peso no pavilhão, esgotando a bancada dos sócios, e contribuiram em muito para a excelente exibição da nossa equipa.
Este jogo foi sobretudo uma grande promoção ao nosso clube uma vez que além de ter sido transmitido em directo na SportTv, podemos ver nos jornais desportivos de 2ª feira:
A Bola: "Espectáculo no Restelo"
Record: "Belenenses vulgariza campeão nacional"
O Jogo: "Humberto parou campeão",com o seguinte subtitulo: "Publico fantástico empurrou Belenenses para a vitória"
E nos jornais mais generalistas tambem se falou do Belenenses:
"ABC perde pela primeira vez", Publico
"Belenenses impõe primeira derrota ao ABC", Jornal de Noticias
Compete agora aos adeptos continuar a apoiar esta equipa porque assim é possivel continuar a lutar pelos primeiros lugares.
Madeira SAD-Belenenses
A equipa profissional de Andebol de «Os Belenenses» venceu ontem a formação do Madeira SAD, por 24-27, num jogo disputado no Pavilhão do Funchal, a contar para a 11ª jornada do Campeonato da Liga Profissional, assumindo desta forma, a liderança na classificação.
O Belenenses alinhou com: Humberto Gomes e João Lemos; José Rocha, Jorge Pinto (3), Bruno Moreira (10), Pedro Lázaro, Pedro Spínola (3), Nélson Pina (3), Francisco Seco, Pedro Matias (3), Rui Varela, João Oliveira (1), João Pinto (4) e Tiago Fonseca.
Resultado ao Intervalo: Madeira SAD 12-9 Belenenses
Resultado Final: Madeira SAD 24-27 Belenenses
No proximo domingo, recebemos o Benfica. O jogo está marcado para as 17:30 e como às 19.15 temos futebol vamos ter de certeza uma grande assistência.
Todos ao Restelo. Vamos apoiar os Cruzados!
Matateu na Antena Miróbriga - Audio
Com o devido agradecimento ao Blog O Outro Lugar, da autoria de Luis Silva do Ó, e que recomendamos vivamente, extraímos o som respeitante à crónica ontem apresentada por Jacinto Maria do Ó, na Antena Miróbriga.
Durante muitos e bons anos, Jacinto Maria do Ó foi o comentador principal dos jogos de futebol da Antena Miróbriga, tendo-lhe, inclusive, sido atribuído um “Troféu Gandula” – antiga iniciativa do saudoso Wilson Brasil.
Agora, às quartas-feiras, no “Programa da Manhã” da Antena Miróbriga, apresenta uma crónica de tema livre. No dia de ontem, o espaço versou sobre algumas matérias que marcam a actualidade, tendo a mesma terminado, a propósito da iniciativa do jornal Record, com uma referência, curta mas enérgica, ao antigo jogador de futebol Matateu.
Segmento de crónica realizada por Jacinto
Maria do Ó, no "Programa da Manhã" da Antena
Miróbriga em 22/11/2006
quarta-feira, novembro 22, 2006
A dura, e inevitável, realidade
Depois da derrota de 2ª feira na Reboleira, eis que parece, atendendo ao semblante "blogosférico", que o mundo desabou sobre o Belenenses e que de repente todos nós acordámos para as deficiências da nossa equipa. De facto, temos um plantel muito limitado, com carências gravíssimas. Mas, infelizmente, esse é um dos males menores do nosso clube, como nós sabemos. Infelizmente, o plantel de futebol é muito melhor do que milhentas coisas no nosso clube que, a funcionarem razoavelmente, nos permitiriam ter outro plantel mais consentâneo com a nossa grandiosidade.
Desde o início da temporada que este é o plantel que temos. E quanto a contratações de início de temporada, tudo o que se diga é pura demagogia, pois todos sabemos o defeso que vivemos, e mesmo para quem vive fora do mundo do futebol facilmente percebe que dificilmente algum jogador se comprometeria connosco enquanto a decisão final do Caso Mateus não viesse à tona. Ou seja, ficámos com o melhor possível.
Vem isto à liça porque no rescaldo da derrota, ouvi dizer que quem nos dera ter na nossa equipa o Dário, avançado do Estrela. Quanto ao Dário, é um avançado interessante, mas nunca me encheu as medidas. Apesar disso, como é óbvio, seria um óptimo reforço ao nosso plantel. Mas, quanto ao Dário especificamente, tanto quanto pessoas a ele ligadas me confirmaram por mais de uma vez, houve vários contactos que acabaram por se diluír face ao retardar da decisão do Caso Mateus. Ou seja, será mais um dos que foram na "peneira" do Caso Mateus. Não vale a pena chorar mais.
O plantel que temos neste momento, é o que pudémos ter. Obviamente, isso resulta da terrível época anterior (bastaria mais um ponto e este ano teríamos tido todo um Verão para preparar com calma a nova época) e não pode apagar os erros cometidos no passado.
É opinião geral, e mesmo descontando o descontentamente pelas opções no último jogo, que Jorge Jesus é um bom treinador, um homem que o nosso clube precisava. Tenho a mesma convicção, reforçada por anos a ansiar por ele ao nosso leme. Aí, estamos bem servidos.
Quanto ao plantel, meus amigos, temos é de apoiar os que cá temos. Não se esqueçam nunca que, se eles são limitados tecnicamente, não têm culpa do Belenenses os ter convidado para nos representar. Muito menos é argumento o vencimento que auferem, pois tanto quanto sei até hoje nenhum jogador encostou a pistola à cabeça dos nossos dirigentes para ganhar X ou Y. Aliás, todos nós sabemos que o plantel aceitou reduzir os vencimentos, sem que isso fosse uma obrigação que tivessem, nem sequer mesmo um dever. Aliás, nesse caso, se alguém tinha alguma obrigação, era o clube de lhes pagar aquilo que com eles acordara. No mínimo devemos estar gratos aos jogadores pela condescendência que tiveram para com o restabelecer do equilíbrio do clube.
Portanto, vamos lá deixar-nos de dizer mal do jogador A, B ou C, vamos apoiá-los, pois eles bem precisam de ter um 12º jogador de peso na bancada. No próximo Domingo todos seremos poucos para os ajudar. A entrada para os sócios é gratuita, portanto vamos lá ao Restelo, apoiar a nossa equipa. Fraquinha ou não, são eles que têm a nossa Cruz de Cristo ao peito.
Quanto às críticas, dia 30 há AG e em Abril eleições. Guardem-nas para o local e altura devidos.
Agora é hora de apoiar. Não a equipa, treinador ou dirigentes. Apoiar a nossa razão de viver. O BELENENSES!
Matateu na Antena Miróbriga
O Blog do Belenenses sugere a audição da emissão online da rádio Antena Miróbriga, hoje às 17h00, onde vai passar uma crónica de Jacinto Maria do Ó em que refere a votação do Record que elegeu Matateu como Melhor Desportista Português de Sempre.
Ir até ao site da Antena Miróbriga e clicar onde diz AMR on-line (lado esquerdo, mas temos de descer ligeiramente).
terça-feira, novembro 21, 2006
O que é feito de... Jorge Martins?
Joga pelos veteranos do nosso clube e de vez em quando vem ver o nosso Belém ao Restelo.
Na minha modesta opinião não devíamos deixar de aproveitar os conselhos deste grande guarda redes e tentar que ele fosse um incentivo aos jovens guarda redes do clube, assim como será no futuro o Marco Aurélio.
O desafio para a próxima semana será descobrir o que se passa com o guarda redes titular da selecção no Mundial de 1966, o nosso JOSÉ PEREIRA.
Parece que pelo foi dito nesta semana que passou que vive em Espanha e que foi injustamente corrido do nosso Belenenses. Associo-me à ideia de alguns associados de se fazer uma homenagem ao José Pereira o mais rápido possível, porque estas devem ser feitas ainda em vida.
Um abraço e espero as vossas opiniões e sugestões,
Boa semana
Est.Amadora-1-0-Belenenses: Crónica
Não há muito a dizer sobre este jogo… ou talvez até haja, mas hoje não me apetece falar disso, vou limitar-me à crónica do jogo.
Dei 15 Euros para ver um pésimo jogo (pior esteve o Manuel Salema que gastou isso mais uns 8 Euros em coratos!!!). A propósito, o preço dos bilhetes é escandaloso, principalmente se tivermos em consideração que apenas dá acesso a ir para trás de uma das balizas, num estádio semi-decrépito, desactualizado e em fim de vida (espera-se). Mas a verdade é que o preço não impediu que lá estivessem muitos adeptos azuis. Ou seja, ao contrário do que muitas vezes se passa no nosso estádio, fomos tratados como verdadeiros adeptos da equipa contrária e não como “mais uns que ajudam à festa”…
Quanto ao jogo propriamente dito e começando pelo princípio, fomos a única equipa em campo durante os primeiros 30 minutos de jogo. Nesse período, só nós atacámos, só nós pressionámos, estendemos o jogo, jogámos pelos flancos, com futebol apoiado, com a defesa a controlar as operações a meio do nosso meio-campo. No entanto, apesar de controlarmos por completo o jogo, raramente conseguimos criar muito perigo junto da baliza do Estrela. Trocámos bem a bola a meio-campo, com Zé Pedro, Ruben, Silas, Alvim e Cândido Costa em destaque mas depois não houve sequência. Não temos um avançado/ponta de lança que saiba segurar uma bola, distribuir jogo, abrir buracos na defesa contrária, correr em direcção à defesa ou ao guarda-redes ou, elementar, ganhar faltas (que saudades do Meyong!!!). Manoel não é esse jogador, definitivamente! Tal como não é Dady nem nunca será Roma (embora possa ter algumas dessas características, pensa mais nele no que na equipa). Ou seja, apesar de dominarmos, a verdade é que o Estrela fez um golo na 2ª jogada de perigo que criou. Foi a eficácia de quem se chegou perto da baliza e foi também a tenrice dos nossos jogadores (em especial do Manoel) que entregaram, de bandeja, o golo ao adversário. A partir daí não há muito para dizer. O Estrela foi tentando, e conseguiu, controlar o jogo até final da 1ª parte.
Na 2ª parte…mais do mesmo. Temos boas intenções, vê-se que alguns até se esforçam (casos de Alvim, Zé Pedro ou Gaspar) mas há outros que ou não se esforçam ou não sabem mais (no primeiro caso Silas e Ruben e, no segundo, Dady, Manoel ou Eliseu). Por incrível que pareça, jogámos pior do que nos primeiros 30 mins mas conseguimos levar mais perigo (umas 2 ou 3 vezes apenas) à baliza do Estrela, não tanto por mérito nosso mas porque a defesa deles (à excepção do Tony) é fraquita. Nem isso soubémos explorar… atacámos quase sempre pelo lado mais forte deles e raramente pelo mais fraco. Neste aspecto, Cândido Costa esteve muito apagado na direita e nunca subiu. Depois, deixámos de jogar apoiado, de ter discernimento e de controlar o meio-campo. Quanto ao Estrela, limitou-se a ver-nos não conseguir controlar o jogo e ainda conseguiu criar alguns embaraços à nossa defesa (embora de uma forma muito fraquinha também), principalmente pelo flanco onde esteve Sousa e, depois, Cândido Costa. Refira-se, ainda, a nojice que foi o anti-jogo feito pelo Estrela, quase desde o começo da 2ª parte. Raramente vi algo tão escandaloso e tão permitido pela equipa de arbitragem.
Algunas notas finais:
Temos urgentemente que contratar um ponta de lança, um homem de área, um avançado, o que lhe queiram chamar...
A arbitragem foi tendenciosa – daquelas que não parecem mas prejudicam a nossa equipa – e pactuou, por exemplo, com o anti-jogo nojento do Estrela. Obviamente que não foi por isso que perdemos, não foi mesmo…
A questão psicológica de, nos últimos anos, perdermos sempre contra equipas aflitas e que até aí nunca tinham ganho a ninguém. É urgente arranjar um psicólogo para os nossos jogadores – ou um curandeiro – para os livrar desse Mal…
Apreciação individual:
MARCO – Não esteve mal, tentou sempre incentivar os colegas mas precisa de um pouco mais de futebol nas pernas.
SOUSA – Que é que se passa com ele? Está apático, adormece, esquece-se de marcar e deixa jogadores aparecerem nas costas. Para além disso não sobe.
FAÍSCA – Uma agradável surpresa. Esteve seguro (tirando um corte mal feito em que entregou a bola ao adversário e alguma displicencia no passe) e cometeu poucas falhas.
GASPAR – A mesma raça e força de sempre, tentando subir sempre que podia, na tentativa de criar superioridade numérica. Normalmente não era bem coadjuvado nessa missão.
ALVIM – O mais esclarecido da defesa. Defende bem e tenta sempre subir, alargar o jogo ou rematar. Sai-se bem de situações complicadas. É um jogador muito seguro.
RUBEN AMORIM – Ele bem tentou mas os (fraquinhos) jogadores do Estrela estavam quase sempre em superioridade numérica. Esteve desastroso a rematar (à excepção de um livre) e pouco esclarecido na 2ª parte. A Selecção deve-lhe ter feito mal.
ZÉ PEDRO – Outro que tentou e não conseguiu. Por vezes parece que atira a toalha para o chão mais cedo do que devia. Se acreditasse mais nele podia levar facilmente esta equipa às costas. Diminuiu de rendimento na 2ª parte mas foi, juntamente com o Alvim, o que mais tentou mudar as coisas.
SILAS – Outra exibição muito fraca, pouco esclarecida, sem garra e sem conseguir transmitir algo de bom aos companheiros. Perdeu-se em fintas desnecessárias, não jogou fácil quando devia e complicou o que já não era fácil…chegar à baliza do Estrela. Sabe muito mas não quer mostrar. É uma verdadeira vedeta que precisava, na minha opinião, de “levar nas orelhas” antes e depois de cada jogo ou sentar-se no banco umas semanitas.
CÂNDIDO COSTA – Quase inexistente no ataque (excepto nos primeiros 20 mins). Não consegue subir, ir à linha, como sempre o vi fazer noutros clubes. Será falta de ritmo competitivo? Talvez…A jogar a defesa não se lhe pode pedir muito.
JANUÁRIO – A mesma nulidade de sempre. Tem sempre azar, falha sempre um passe, falha sempre um remate, falha sempre um corte. Apesar disso, é muito esforçado, só que não sabe mais…
MANOEL – Sem comentários porque não existiu no jogo.
ELISEU – Outro que é esforçado mas inconsequente e pouco inteligente a maior parte das vezes.
DADY – Muito esforçado mas também não sabe mais e entrou num período de jogo esquisito e em que já não havia organização. Precisava de jogar mais.
ROMA – Quem? Chegou mesmo a entrar? Ah…foi a 5 minutos do fim…
JESUS – Temos um bom treinador, pelo que se passou até aqui no campeonato. Percebe bastante de “bola”. Muito melhor que nos últimos 3 anos. Mas ontem esteve mal na equipa inicial. Manoel não pode jogar em equipa nenhuma da 1ª divisão. Roma entra apenas a 5 minutos do fim porquê? O jogo ontem talvez até fosse bom para ele porque sabe segurar a bola e abrir espaços. E Fábio Januário (que tem poucos minutos nas pernas) joga de início porquê, quando este era um jogo para “arregaçar as mangas”, como se costuma dizer? O jogo não era para brincadeiras como Jesus admitiu mas, no fim, chega-se à conclusão…que foi mesmo. Ás vezes gritar com eles não basta, é preciso agir e pensar antes das coisas acontecerem.
Est.Amadora-1-0-Belenenses: Ai Jesus!
Após 15 anos sem perder na Reboleira (talvez o único estádio onde não perdíamos há tanto tempo!), o Belenenses foi derrotado por 1-0 num jogo para lembrar, de tão mau que foi. E quando dizemos que o jogo foi mau, não nos referimos apenas aos azuis, mas sim às 3 equipas que entraram em campo. Depois do jogo de ontem, não tenhamos ilusões. O plantel do Belém vai ter de suar, e muito, para garantir a permanência, mesmo sabendo que apenas descem 2 equipas. O Estrela é do nosso “campeonato” e ontem perdemos uma hipótese de, ao menos, somarmos um singelo ponto.
Quanto ao jogo propriamente dito, Jesus mudou 4 jogadores da equipa que inicialmente defrontou a U. Leiria, apostando nas entradas de Vasco Faísca, Cândido Costa, Manoel e Fábio Januário.
A primeira parte foi equilibrada e mal jogada, com muitos passes falhados de parte a parte, mas com ligeira supremacia do Estrela, que chegava com maior perigo à área azul. De salientar uma boa defesa de Marco num livre de Edu Silva e uma cabeça de Jaime que passou rente ao poste. Do lado do Belenenses, pouca clarividência no desdobramento ofensivo, pois as alas não funcionavam e Silas não dava o devido apoio ao desamparado Manoel. Acrescente-se ainda que o futebol azul era lento e pouco objectivo, sendo que os maiores calafrios na defesa amadorense foram causados quando se acelerava o jogo, mas por manifesto azar ou inépcia atacante, todos os remate batiam invariavelmente num jogador da equipa da casa.
À meia hora de jogo, o momento que decidiu o encontro. Canto batido por Edu Silva, a bola bate em Manoel, sobrando para Jaime que, estranhamente isolado perante Marco Gonçalves, só tem de rematar para a baliza. Fala-se em fora de jogo do brasileiro, mas de onde me encontro não é possível vislumbrar e na repetição que vi, não me pareceu existir offside.
O Belenenses, com o golo sofrido, abanou a sua já débil estrutura, e até ao intervalo o Estrela continuou a porfiar na procura do 2º golo. Com o intervalo pensava-se que Jesus iria alterar a equipa ou dar um valente puxão de orelhas à equipa, mas foi puro engano. Só após 15’ de tédio e um livre directo de Ruben Amorim a que se opôs Paulo Lopes, Jesus faz entrar Dady no lugar de Sousa, procurando garantir mais peso na frente de ataque, e pouco depois, aproveitando a lesão de Fábio Januário, coloca Eliseu no terreno. Com isto, o Belém alargou o campo e encostou o Estrela no seu meio campo defensivo. É claro que encostar é uma força de expressão, porque os azuis mostraram-se sempre incapazes de criar real perigo, mantendo apenas a posse de bola, com toques lateralizados e ligeiríssima margem de progessão, à excepção de Eliseu, que trouxe acrescidos problemas ao lateral direito Tony. Junte-se a isto um árbitro passivo perante o exagerado anti-jogo dos jogadores amadorenses, e temos o filme da segunda parte.
Só mesmo nos últimos 5’ da partida, é que o Belenenses criou real perigo no último reduto amadorense, mas Paulo Lopes ou uma perna “amiga” evitaram o empate que seria um mal menor face à fraca prestação azul.
Em suma, uma derrota que acaba por ser justa, não porque o Estrela seja melhor do que o Belenenses, mas porque soube aproveitar o ressalto e a desatenção defensiva no canto que originou o único golo da partida. Quanto ao Belenenses, muito trabalho pela frente e Jesus começa a perder o capital de confiança que os sócios depositavam nele. Neste jogo, montou mal a equipa e as substituições foram feitas com alguns minutos de atraso; já no jogo com a U. Leiria assim aconteceu. A perder pontos desta maneira, e com o calendário teoricamente difícil que se avizinha, preparemo-nos para mais uma época de sofrimento…
Continua...
JOGADORES
Marco Gonçalves – não teve muito trabalho e do pouco que teve, de salientar apenas um sobressalto que quase deu golo. No lance que decidiu o jogo, não se lhe podem assacar responsabilidades, pois Jaime aparece completamente solto na cara do GR. (3)
Sousa – apesar da má exibição contra o Leiria e de Pinheiro (estranhamente não convocado) ter ocupado a preceito o seu lugar nessa partida, Jesus manteve a sua aposta no lateral direito que apenas foi sofrível, tendo sido substituído poucos minutos após o reatamento. (2)
Gaspar – goste-se ou não, a verdade é que o raçudo central tem sido aposta de Jesus e mais uma vez, dentro do seu estilo impetuoso, procurou mandar na sua área de jurisdição. (3)
Vasco Faísca – o mal-amado do Restelo voltou a jogar e desta vez na posição onde aos 20 anos era titular na Série A. A verdade é que do quarteto defensivo foi o mais certinho, ficando na retina um corte perfeito de carrinho efectuado nos minutos finais do encontro. A rever (4)
Rodrigo Alvim – bem melhor do que o seu colega da lateral oposta, não desistiu de correr os 90’ e incentivar os restantes companheiros, se bem que no geral, nada de relevante tenha saído da sua abnegação e entrega ao jogo. (3)
Ruben Amorim – uma exibição fraquinha do jovem da cantera azul. Muito lento e sem reacção, raramente conseguiu impor-se na zona central do terreno, onde a sua capacidade técnica poderia ter sido importante nas saídas para o contra-ataque. Foi substituído a 3’ do fim, quando o deveria ter sido mais cedo. (2)
Zé Pedro – a par de Faísca, o melhor jogador em campo. Se houve jogador que mudou da época transacta para esta foi Zé Pedro, que agora luta, defende e ataca com uma disponibilidade nunca vista. Se ontem não foi totalmente profícua esse voluntarismo, não foi apenas por culpa dele, porque remar sozinho contra a maré nunca é fácil (4)
Silas – falando em remar sozinho contra a maré, Silas é o expoente máximo, só que este rema só para ele. Dizia Silas esta semana que gosta é de jogar a avançado; quem dúvida tinha, ontem podia tê-la dissipado. Incapaz de pegar no jogo, sempre que o fazia, as jogadas eram inconsequentes, com a agravante de não fazer o mínimo esforço para recuperar a bola. Só faltava mesmo a poltrona e a batuta para “mandar” nos colegas. Para quando o banco de suplentes? (1)
Cândido Costa – ontem não houve o jogador combativo, mas sim o jogador trapalhão. Nunca conseguiu entrar no jogo ou criar desequilíbrios pelo seu flanco. Curiosamente, só quando recuou para defesa direito, é que a sua produção subiu. (2)
Fábio Januário – a surpresa de Jesus para estancar as subidas de Tony pelo flanco direito. E deve ter continuado a ser, apesar das ténues tentativas de abrir jogo nas alas, pois Fábio nunca conseguiu sair do marasmo que tem caracterizado a sua passagem pelo Belenenses. Do jogador activo que via pelo Gil Vicente, só mesmo se for procurar no site do seu empresário. Aposta falhada (1)
Manoel – mais uma tentativa de Jesus em aproveitar o ex-vimaranense, num jogo que foi ingrato para o brasileiro. Pode dizer-se que Manoel pouco fez, mas quantas bolas realmente jogáveis chegaram ao avançado? Da exibição de Manoel ficam as 6,7 faltas arrancadas, uma ou outra tabelinha e a “assistência” para o golo de Jaime. (2)
Dady – entrou para o lugar de Sousa e com o seu estilo trapalhão, procurou incomodar os adversários. Mais combativo que Manoel, provou que actualmente, tem de ser a primeira opção para n.º 9, o que não significa necessariamente mais golos. (3)
Eliseu – demorou a entrar no jogo, mas quando o fez, criou mais problemas a Tony. O problema de Eliseu é que falha quase sempre o último passe. Parece que por vezes, não tem bem a noção do que fazer ao esférico; no entanto, merecia ter sido titular neste jogo e talvez agora não tivéssemos a falar de mais uma derrota (3)
Roma – meter o baixinho a 3’ do fim é gozar com o jogador e associados. Obviamente que não dá tempo para entrar no ritmo do jogo. Penso que ainda tocou uma vez na bola. (0)
segunda-feira, novembro 20, 2006
Est.Amadora-1-0-Belenenses
A Bola - Notícias na Hora - Estrela brilha na Reboleira
O Estrela da Amadora derrotou o Belenenses por 1-0, resultado que tira os «tricolores» do último lugar da classificação. O golo solitário de Jaime, apontado à passagem do minuto 31, valeu o segundo triunfo da época à equipa de Daúto Faquirá.
E pode dizer-se que o resultado se aceita. Isto porque o Estrela, que já havia vencido o V. Setúbal no regresso à Reboleira, mostrou ser a equipa mais esclarecida, mais pragmática e com maior sentido de baliza. O golo de Jaime, que, diga-se, nasceu num lance infeliz da defesa «azul», veio colocar alguma justiça no marcador.
O Belenenses chegava com relativa facilidade ao último reduto contrário, mas sentia então grandes dificuldades para visar a baliza de Paulo Lopes. Não foi assim de estranhar que o Estrela saísse para o intervalo em vantagem.
Na etapa complementar a qualidade do jogo decaiu, por culpa das muitas faltas cometidas de parte a parte. A equipa do Restelo procurou, como lhe competia, inverter a tendência do marcador, mas sem nunca emprestar grande clarividência ao seu futebol. Com efeito, apenas nos derradeiros dez minutos, jogando então mais com o coração, os pupilos de Jorge Jesus construíram duas boas ocasiões de golo, sem no entanto as concretizarem.
Com este triunfo o Estrela da Amadora passa a somar sete pontos e larga a «lanterna vermelha» – por troca com o Desportivo das Aves –, enquanto o Belenenses se mantém no 11.º lugar, com onze pontos.
«Não merecíamos perder» (Jorge Jesus)
Apesar da derrota na Reboleira, que se seguiu a resultado idêntico na recepção ao U. Leiria, Jorge Jesus ficou satisfeito com a exibição do Belenenses, criticando o «antijogo» do E. Amadora na etapa complementar.
«O Belenenses fez um jogo bem conseguido, com períodos muito bons. O futebol é isto mesmo, ganha quem marca. Não merecíamos perder, pois fomos a melhor equipa. Viu-se muito antijogo na segunda parte, durante a qual tudo fizemos para ganhar», afirmou o treinador da equipa da Cruz de Cristo.
Em breve estará disponível a crónica do Blog do Belenenses.
Votação Record - Alexandre Pais
Passe longo, por Alexandre Pais (19/Nov/06):
"Fui abordado na rua por um meu prezado consócio que, cordialmente embora, criticou o Record por ter feito na Internet a eleição - com 96 mil votos! - dos 30 melhores atletas de sempre e não ter referido, na sua primeira página, que o primeiro lugar coubera a Matateu.
Lá argumentei que num jornal de formato tablóide o espaço para destaques de capa é disputado a tiro, que há quem discorde de muitas letras na 1ª página, e que até a morte do major galopante nao teve ontem o devido relevo.
Ora, ora, o meu amigo mandava e pronto! - sentenciou ele, comigo já incapaz de lhe explicar que, em temas Belenenses, não passo de um pobre director rigorosamente vigiado..."
NDR: Pobres daqueles que vivem e aceitam a censura.
Votação Record - Comentário
Comentário da autoria de Carlos (FCP), relativo ao 1º lugar atingido por Matateu na votação do Record para o melhor desportista português dos últimos 100 anos.
"Também eu sócio do FCP estou desapontado com o Record. Sempre gostei de futebol e conheço toda a história do futebol em Portugal. Deixo-vos o email que enviei para o provedor do Record.
Sr. Provedor,
Considero deselegante para com uma pessoa já falecida, que foi titular da selecção nacional portuguesa durante tantos e tantos anos, que contribuiu com o seu talento para encher estádios de futebol em todo o Pais e que fez da sua arte um hino ao verdadeiro desportivismo ser tão desconhecida e tão ignorada pela redacção do vosso jornal.
Apelidar de “surpreendente” a vitória de Matateu na vossa votação para escolher os 10 melhores desportistas de sempre do nosso Portugal é desconhecer a história do futebol português. Da mesma forma que conotar o jogador Matateu somente com o Belenenses, ignorando os muitos golos que marcou ao serviço da Selecção de todos nós e os muitos anos em que foi seu titular indiscutível é atentatório, sobretudo quando logo a seguir se diz sobre Eusébio,
“"rei" Eusébio relativamente aos dias anteriores. O goleador do Benfica e da Selecção Nacional”.
( ver link )
Naturalmente, que tendo em atenção as aproximadamente 60 mil pessoas que num total de 100 mil escolheram Matateu para o seu “10 ideal” o espectável seria a realização de um especial dedicado à figura de Matateu. Eu também nunca o vi jogar, tampouco vi actuar Eusébio, mas conheço a história do futebol português para saber o suficiente sobre cada uma destas figuras. Sei que uma jogou no Belenenses e que a outra jogou no gigante Benfica. E tenho sincera pena que o vosso jornal faça uma discriminação pela cor clubista e não pelo valor intrínseco dos desportistas em causa. Eu sou sócio do F. C. do Porto e acho inaceitável que se tenham esquecido de Pinga ou de Hernâni, mas neste assunto “Matateu” penso que o Record ultrapassou todos os limites da deselegância para com os leitores e para com a memória do falecido. Talvez fosse boa ideia os vossos jornalistas antes de serem contratados terem de fazer um curso de formação sobre os nomes e figuras do desporto em Portugal.
Aliás, como é possível que queiram escolher, pomposamente, os 10 melhores de sempre sem terem feito o trabalho de casa na escolha dos 90 nomes? Um exemplo clamoroso da maneira leviana dessa escolha é quando ignoram Artur José Pereira, jogador que foi unanimemente considerado pela imprensa de então o maior jogador português da primeira metade do século XX.
Agora, ao menos, aqueles que foram escolhidos mereciam outra consideração, outro tratamento. E este que venceu teve “apenas” 60% de votos. Ou será que o Belenenses tem assim tantos adeptos que ofusquem 6 milhões de benfiquistas? Claro que quem elegeu Matateu é adepto de desporto e não de um qualquer clube! E foram segundo o que o Record escreveu à volta de 60 mil pessoas a colocarem Matateu no 1º lugar.
Cumprimentos.
Carlos