"Para os adeptos do Belenenses, os grandes rivais são o Benfica e o Sporting, não o Boavista..."
Jorge Jesus - 29/09/2006
A evacuação total do estádio deve fazer-se em poucos minutos. Junto aos acessos principais estão localizadas as bilheteiras que ficam ao lado dos portões de entrada, não dificultando deste modo o movimento junto destes.
De acordo com as indicações fornecidas pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Lisboa, consideram-se 2 parques de automóveis de um e de outro lado das entradas principais e junta da principal via de acesso – Avenida do Restelo. Considerou-se também a hipótese de acesso de carros oficiais, às tribunas que estão na zona da bancada central superior.
Devido à forte pendente do terreno foi necessário estudar o percurso mais favorável indicado em planta geral, e cuja máxima inclinação é da ordem de 12%. Criaram-se também desvios para o acesso de automóveis às entradas, libertando deste modo a via de grande circulação e o perfil transversal da Avenida do Restelo permite de futuro a circulação de eléctricos por esta artéria o que facilitará ainda mais o problema dos transportes.
O acesso dos jogadores e do árbitro ao campo é feito através de um túnel que une directamente os vestiários a uma saída junto da baliza do lado Sul. Os vestiários dividem-se em dois grupos de um e de outro lado da zona central ocupada pelo hall e pelas instalações destinadas aos árbitros e juízes de linha. Cada vestiário colectivo (para uma equipa) possui 8 duches e 3 W.C. privativos além de 2 mesas de massagens. Existem 8 vestiários de futebol, 5 de atletismo (com 5 duches e 2 W.C.) e 3 de basket (com 3 duches e 2 W.C.). Além destas instalações existem ainda, no conjunto dos 2 pavimentos, a casa das equipas, arrecadações de material desportivo, aula de teoria de futebol, basket, etc., um hall de entrada e ainda um espaço de reserva.
Construtivamente procurou-se sempre que possível reduzir o volume de construção e assim grande parte das bancadas (e algum peão) que constituem um 1º nível são assentes directamente sobre o terreno, excepto na zona Sul, onde assenta sobre a construção dos vestiários, etc. As zonas superiores destinadas ao público, uma a bancada coberta e a outra constituída pelo peão, são também em grande parte construídas sobre o terreno com excepção das zonas destinadas às instalações do público, e algumas passagens em vomitório. O programa estabelecido fica assim distribuído por uma faixa de 7m de largura sob a bancada coberta de Poente e sob o peão a Nascente, além de todo o Topo Sul.
A construção será possivelmente de um sistema misto de alvenaria e betão armado visto que se por um lado toda a estrutura é em betão armado, os movimentos de terras necessários provocam vários muros de suporte que serão de alvenaria aproveitando na medida do possível a pedra arrancada do local. A cobertura da bancada será também em betão, convenientemente impermeabilizada.
Projecto do Complexo Desportivo na globalidade
|