terça-feira, fevereiro 28, 2006

Belenenses-2-3-Naval: Análise individual

Image hosting by Photobucket

L.Rodrigues

Pedro Alves - Não tem culpa de estarem a acabar com a sua carreira. Primeiro, por culpa do Belenenses que nunca o emprestou, e agora por ter sido lançado às feras na altura errada. "Frangou" no 2º golo, não teve culpas nos outros dois, mas mostrou uma intranquilidade preocupante. 2

Sousa - Andou perdido quer a defender quer a atacar, apesar da habitual entrega. 2

Gaspar - A falta que faz Pelé a comandar a defesa. Poderia ter marcado, mas também ele andou aos papéis na defesa. 2

Rolando - Sem Pelé ao lado, tremeu na defesa e procurou fazer o papel deste em termos ofensivos, sem efeitos práticos. 2

Rui Jorge - Jogo fraquinho do lateral azul. Mesmo assim, fez a "assistência" para o auto-golo da Naval. 2

Rui Ferreira - Talvez o menos mau. Foi varrendo o que pôde, mas esteve infeliz na construção. 3

Rúben Amorim - Começou muito bem, quer a defender quer a atacar, mas depois do 0-1 desapareceu completamente do jogo. 1

Ivan Djurdjevic - 50 minutos em campo sem ir uma vez que fosse à linha, parecendo perdido no meio-campo. 1

Paulo Sérgio - Nadinha. Verdadeiramente deprimente. Conseguiu perder a bola sozinho pelo menos 2 vezes, atrapalhando-se com ela... 0

Meyong - Voltou, marcou um golo de penalty e logo aos 8 minutos obrigou Taborda a grande defesa. Não fez mais nada, escondendo-se do jogo. 2

Romeu - Lutou, lutou, lutou... sozinho. Invariavelmente ganhava a bola aos defesas adversários, mas ninguém o apoiava. Inglório. 3

José Pedro - Entrou ao intervalo para organizar o jogo ofensivo, mas andou ele próprio desorganizado, com passes com demasiada força e transviados. Fez um remate perigoso. 2

Dady - Jogou quase toda a 2ª parte do lado esquerdo do ataque. Sentiu muitas dificuldades e acusou a pressão, mas salientou-se pelos cruzamentos bem tirados. Culpado no 3º golo da Naval. 1

Fábio Januário - Não se deu por ele. 0

José Couceiro - A sua apatia é inenarrável e um insulto ao Belenenses.

domingo, fevereiro 26, 2006

Belenenses-2-3-Naval: Partida de Carnaval (mais uma...)

Image hosting by Photobucket

L.Rodrigues

O Belenenses perdeu esta tarde com inteira justiça perante a Naval 1º de Maio. Justiça porque de um lado apareceu uma equipa fraca, mas minimamente organizada (Naval), mesmo sem treinador, enquanto do lado do Belenenses se apresentou um conjunto de 11 rapazes liderados por... ninguém. O 2-3 final não espelha o que se passou em campo, porque o resultado justo seria o 0-0, entre 2 equipas incapazes de criar perigo. Mas a vitória assenta bem à Naval, porque soube explorar as nossas fraquezas.

O Jogo
O jogo estava a ser dominado pela Naval, à espera do 0-0 final, até que Pedro Alves decidiu oferecer 2 golos aos Figueirenses. Com 0-2, Couceiro foi incapaz de fazer uma alteração que fosse, esperando pelo intervalo, tendo feito entrar José Pedro.

Logo no início da 2ª parte, um susto no estádio, com Djurdjevic a cair agarrado ao peito, para regressar ao relvado e voltar a caír. No entanto, a situação não é grave e tratou-se de uma pancada no externo, que lhe estava a dificultar a respiração.

A Naval ainda marcou um auto-golo, a ver se animava os 11 rapazes lisboetas, mas logo de seguida a nossa defesa ofereceu-lhes outro golo.

Nos minutos finais, um penalty duvidoso (mais uma das mãos na bola) permitiu a Meyong reduzir, mas sem efeitos práticos.

O árbitro
Boa actuação e bem coadjuvado pelos árbitros auxiliares. Dúvidas no penalty a favor do Belenenses.

Conclusão
Uma verdadeira partida de Carnaval e que coloca o Belenenses em maus lençóis. Se somos incapazes de criar perigo contra uma equipa que tinha esta semana assumido a descida de divisão e se apresentou no Restelo sem treinador, a quem pretendemos conquistar pontos? É um facto, somos a 2ª pior equipa da 1ª Liga, conseguindo ser apenas ligeiramente melhores que o Penafiel. Couceiro perdeu a 2ª final. Vem aí Rio Ave (F), Braga (C), Marítimo (F), Boavista (F), Benfica (C) e Nacional (F). A quem é que vamos conquistar pontos?...

5 Minutos à Conquistadores!

T.Louro

Numa tarde chuvosa de Sábado, o Belenenses recebeu o último classificado do campeonato nacional de futsal, o Famalicense. Mais uma partida cujo objectivo era os 3 pontos para consolidarmos um lugar nos play-off.
Com arbitragem de Pedro Oliveira e Canas Alves, o Famalicense alinhou com Luciano na baliza, Marcos, Betinho, Carlos Leite e Graça (cap.). Jogaram ainda Ricardo Ferreira, Zé Luís e Ricardo Santos. O Belenenses jogou com Carlo Cardoso, Marco Reis, Miguel Fernandes, Nuno Monteiro e Pedro Caetano (cap.). Alinharam também Mingo, Pedro Nova, Carlos Reis, Paulo Castelinho, Luís Vilar e Hugo Simões. Cristiano foi o único não utilizado.

Image hosting by Photobucket


continua...

Eis o filme da 1ª parte:
- Remate de Nuno Monteiro para defesa fácil de Luciano;
- Remate torto de Marco Reis a passe de Pedro Caetano;
- GOLO DO BELENENSES! Assistência de Miguel Fernandes para Marco Reis que desfere uma bomba indefensável;
- GOLO DO FAMALICENSE! Betinho aparece isolado na cara de Carlo Cardoso e faz o empate;
- Desconto de tempo pedido pelo treinador do Belenenses, Manuel Jorge;
- Remate por cima de Nuno Monteiro;
- Graça remata muito fraco para Carlo Cardoso defender sem dificuldade;
- GOLO DO FAMALICENSE! Marcos ultrapassa Carlo Cardoso e de ângulo difícil faz o 2º golo dos visitantes;
- Cartão amarelo a Carlos Reis por jogar a bola com a mão depois de escorregar;
- Remate de Betinho para boa defesa do guardião azul;
- Cartão amarelo a Marcos por simulação de falta;
- Remate fraco de Betinho;
- Remate de Luís Vilar para fora;
- Desconto de tempo pedido pelo treinador do Famalicense, Jorge Ferreira;
- Remate perigoso de Paulo Castelinho, desviado para canto.

Atingimos assim o intervalo com o marcador em 1-2 para os forasteiros. Uma 1ª parte muito má da equipa do Belenenses, que, inexplicavelmente, depois de inaugurar o marcador, adormeceu e permitiu a reviravolta do Famalicense. A equipa visitante optou por jogar muito fechada na sua defesa, o que não permitiu grandes oportunidades de golo ao Belenenses, e ao partir rapidamente para o contra-ataque, criava imensas dificuldades aos azuis. Um resultado justíssimo ao intervalo!

Image hosting by Photobucket


Eis o filme da 2ª parte:
- Remate forte de Marco Reis para defesa de Luciano;
- Remate forte de Pedro Caetano muito por cima;
- Remate de Betinho para fora;
- Remate de Pedro Caetano por cima da barra;
- Remate de Pedro Caetano que sofre um ligeiro desvio e vai para canto;
- GOLO DO FAMALICENSE! Carlos Leite, sozinho à boca da baliza, depois de um remate defendido por Carlo Cardoso para o poste, faz um golo fácil;
- Cartão amarelo a Marco Reis por palavras;
- Cartão amarelo a Graça por falta sobre Nuno Monteiro;
- Passe de Nuno Monteiro para Pedro Nova rematar por cima da barra;
- Remate perigoso de Pedro Nova desviado para canto;
- Remate de Pedro Caetano para boa defesa de Luciano;
- Remate de Pedro Nova para defesa de Luciano e na recarga Pedro Caetano, de cabeça, atira ao lado;
- Desconto de tempo pedido pelo treinador do Famalicense, Jorge Ferreira;
- O Belenenses coloca Carlos Reis como guarda-redes avançado;
- Desconto de tempo pedido pelo treinador do Belenenses, Manuel Jorge;
- O Famalicense atinge a 5ª falta a 4 minutos do fim;
- Penalty a favor do Belenenses;
- GOLO DO BELENENSES! Nuno Monteiro concretiza o penalty com um remate forte e colocado, sem hipóteses para Luciano;
- GOLO DO BELENENSES! Miguel Fernandes aproveita uma bola perdida após vários ressaltos e faz um golo fácil;
- Livre de 10M a favor do Belenenses;
- GOLO DO BELENENSES! Hugo Simões remata rasteiro mas com muita força e leva ao rubro os espectadores presentes com o golo;
- O Famalicense coloca Zé Luís como guarda-redes avançado;
- Livre de 10M a favor do Belenenses;
- Na concretização, Hugo Simões atira ligeiramente por cima da barra;
- GOLO DO FAMALICENSE! Num livre, Betinho, bate forte e após um ressalto na barreira, a bola entra na baliza azul;
- GOLO DO BELENENSES! Nuno Monteiro, isolado, volta a colocar ao rubro o pavilhão Acácio Rosa;
- GOLO DO BELENENSES! Num lance precedido de falta de Pedro Caetano, Marco Reis sentencia a partida, batendo o desamparado Zé Luís.

Image hosting by Photobucket


Vitória do Belenenses por 6-4, um resultado enganador, face ao que se passou durante 35 minutos de jogo em que os Conquistadores não conseguiram explanar o seu futsal. Nos últimos 5 minutos, altura em que Carlos Reis surgiu como guarda-redes avançado, os Conquistadores começaram a acertar com a baliza e acabaram por virar o resultado.
Na próxima semana o campeonato pára e joga-se mais uma eliminatória da taça de Portugal com a visita do Belenenses ao pavilhão do Freixieiro. Um jogo que se prevê muito complicado, mas certamente que os Conquistadores irão fazer o possível e o impossível para ultrapassar mais um adversário na caminhada que todos queremos que só termine com o levantar da taça.

Image hosting by PhotobucketO jogador azul em destaque nesta partida foi o nosso Canina, que com mais esta citação, lidera este “campeonato” com 4 citações de MVP:
Blog do Belenenses: Um jogo que se previa fácil, mas que afinal foi bastante complicado. O que se passou com os Conquistadores?
Nuno Monteiro:
A posição do Famalicense é enganadora porque eles têm uma boa equipa. Nós entramos bem no jogo, fizemos um golo, pensamos que as coisas iam ser fáceis, se calhar, o aspecto psicológico aqui funcionou um bocadinho. Baixamos a guarda e o Famalicense aproveitou, jogou muito bem também, fomos apanhados de surpresa, nem sempre se pode jogar bem. Hoje foi melhor a vitória do que a exibição, mas o que conta são os 3 pontos para atingirmos os nossos objectivos.

Blog do Belenenses: Hoje fizeste mais 2 golos, és actualmente o 2º melhor marcador da equipa. Até onde é que o Canina quer chegar?
Nuno Monteiro:
Marcar golos é sempre bom, gosto muito de marcar golos, não minto, mas eu faço os golos é para ajudar a equipa, mesmo que eu não marque mas a equipa ganhe eu fico muito satisfeito. O que interessa é contribuir para a equipa ganhar.

Blog do Belenenses: Para a semana temos um jogo muito especial, para a taça de Portugal, contra o Freixieiro. O que é que podemos esperar dos Conquistadores?
Nuno Monteiro
: Dos Conquistadores podem esperar sempre o querer, a garra e boas exibições. Vamos jogar para ganhar, como sempre fazemos e trazer a vitória para Lisboa e assim passar à fase seguinte da taça de Portugal.

FORÇA CONQUISTADORES!

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Tudo legal...

L.Rodrigues

In A Bola de hoje

Governo aprova centro de estágio
O centro de estágio do Benfica, no Seixal, já está construído mas faltavam definir algumas questões legais relacionadas com o uso dos terrenos. Ontem, o Governo revogou o decreto-lei, datado de 1965, que impedia a construção nos terrenos da Quinta da Trindade, incluída numa área que seria destinada ao prolongamento da linha férrea da margem Sul do Tejo. Mas porque esses projectos «há muito que deixaram de apresentar viabilidade», já não fazia sentido impedir a edificação do complexo dos encarnados.

Tratou-se de uma formalidade, mas que institucionaliza de vez o centro de estágio e formação do Sport Lisboa e Benfica. Em reunião de Conselho de Ministros, realizada ontem, o Governo revogou o decreto-lei de 1965 que definia as faixas de terreno protegidas para o prolongamento da linha férrea a sul do Tejo, nas quais se incluía a Quinta da Trindade, no Seixal, onde foi construído o complexo dos encarnados. A revogação vai permitir, assim, «a utilização daquele espaço para outras finalidades», indo de encontro ao «desenvolvimento integrado da área» e à «instalação do centro de estágios do Sport Lisboa e Benfica», refere-se, em comunicado.

Ou seja, enquanto o nosso projecto imobiliário vai sendo adiado, adiado e adiado, tira 30 centimetros daqui, poe mais umas arvores ali, outros há que constroem primeiro, e depois logo se vê, o que equivale a dizer, depois pomos isto tudo legal. Diferenças...

Basket: Belenenses - Ovarense

Blog
Image hosting by Photobucket

Publicado no site oficial do Belenenses:
A equipa de Basquetebol do Belenenses, recebe amanhã, pelas 15h00, no Pavilhão Acácio Rosa, a poderosa equipa da Ovarense, líder do campeonato, em jogo referente à 18ª jornada da Liga TMN.

Trata-se, claramente, do jogo grande da jornada, aquele que envolve o Belenenses, quarto classificado da Liga TMN, com 11 vitórias e 6 derrotas, e o líder Ovarense, que conta com 15 vitórias e 2 derrotas nesta fase regular.

Este é um jogo aguardado com expectativa, dado a elevada qualidade das duas equipas, destacando-se no Belenenses o extremo norte-americano Reggie Moore (melhor jogador e melhor marcador da Liga TMN, segundo a estatística oficial), o jovem base português Miguel Minhava (jogador com mais assistências por jogo, da Liga TMN, segundo a estatística oficial), o poste norte-americano Rod Smith (segundo melhor ressaltador da competição, sendo claramente o melhor ressaltador ofensivo) ou o extremo português Paulo Simão (segundo melhor triplista da competição, com 45,5% de concretização).

No lado da Ovarense, pode-se dizer que é tão só a melhor equipa da competição e o melhor plantel, sendo que nomes como os bases Walter Jeklin, Nuno Manarte ou Nuno Perdigão, os extremos Ben Reed, Heshimu Evans ou Ian Stanback, para além dos postes Jarrett Stephens ou Ike Nwankwo, sem falar nos jovens de excelente qualidade como André Pinto ou Fernando Pinto, fazem desta equipa um adversário muito complicado, sendo que só o melhor Belenenses, com uma atitude competitiva de verdadeiros «Guerreiros» poderão vencer esta partida.

Espera-se portanto, que os Sócios e Adeptos do Belenenses, estejam presentes em elevado número no Pavilhão Acácio Rosa, para apoiarem esta equipa de «Guerreiros»!

Para esta partida, e como se disputa a partir das 18h00, o jogo de Futsal entre Belenenses e Famalicense, as duas secções irão colocar à venda um bilhete comum para os associados do clube que queiram assistir às duas partidas, no valor de 3 Euros, poupando assim 1 Euro em relação à opção de compra de um bilhete isolado para cada partida, que como normalmente, custará 2 Euros.

Futsal: Nota de imprensa

Nota de imprensa da secção de futsal:

Image hosting by PhotobucketEsta semana o seu apoio pode ficar na história.

Os Conquistadores contam com o apoio de todos os Belenenses para, no próximo sábado pelas 18h no Pavilhão Acácio Rosa, ajudarem a equipa a abrir as portas do Play Off.

O objectivo traçado no início da época, apuramento para o Play Off, está perto de ser alcançado e uma vez mais o apoio dos Sócios e Adeptos Belenenses pode fazer a diferença numa altura em que todos os jogos são decisivos e todos os pontos importantes.

No sabado venha sentir a emoção do Futsal e aceite o nosso convite para trazer um acompanhante do sexo oposto, a entrada (do acompanhante) fica por nossa conta.

Queremos encher o pavilhão de Azul e estamos a contar com a sua ajuda para o conseguir.

quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Meyong: fica ou sai?

L.Rodrigues

Ao contratar Meyong no início desta temporada, o Belenenses deu-me uma alegria tremenda, pois há já vários anos que não percebia como este jogador não conseguia "saltar" de Setúbal, pelo que desportivamente seria um óptimo reforço, e poderia tornar-se um excelente negócio.

O excelente reforço já vimos, efectivamente, que é, e quanto ao excelente negócio, a ver vamos, pois a verdade é que a propalada venda ao Lokomotiv de Moscovo parece estar "em águas de bacalhau".

L.Rodrigues


Melhor marcador do Belenenses, com 2 golos apontados recentemente na CAN, Meyong despertou a cobiça do Lokomotiv de Moscovo, que ao que os jornais noticiaram nas últimas semanas acertou tudo com o jogador e o Belenenses, para uma transferência de 2 milhões de Euros.

Durante todo o tempo que tem durado este processo negocial, Meyong tem tido uma postura exemplar. Apenas falou no final da semana passada, dizendo que estava tudo acertado entre clubes e entre ele e os Russos. No entanto, com o arrastar da transferência, ao que parece por conflitos de empresários, Meyong já veio dizer que ou fica tudo definido até final desta semana, ou então vai-se concentrar apenas no Belenenses, com o qual tem contrato. Uma postura que não é, nem de perto, seguida pela maioria dos jogadores, sempre ansiosos por "roer a corda".

Estamos assim, adeptos azuis, na incerteza: perderemos o nosso melhor jogador a troco de uma verba importante, ou continuaremos com ele? Curiosamente, na sua ausência, a equipa tem correspondido bem, o que não invalida toda a sua valia e importância na equipa.

Em suma, na minha opinião, aconteça o que acontecer, é o Belenenses quem sai a ganhar, pois Meyong já contribuíu desportivamente e vendendo-o agora teríamos um bom encaixe financeiro, para além de reduzirmos custos relativamente ao seu ordenado. Ficando com ele, é o garante de muitos mais golos até final da temporada.

quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Renovações nos Conquistadores

T.Louro

Foi noticiado na passada semana que 3 dos actuais Conquistadores renovaram contrato por mais duas temporadas.
Esses Conquistadores foram o Marco Reis, o Nuno Monteiro e o Carlo Cardoso. Como não podia deixar de ser, o Blog do Belenenses conseguiu obter as reacções dos jogadores sobre a renovação.

Blog do Belenenses: O que significa para ti continuar de azul ao peito por mais uma época?

Image hosting by Photobucket Carlo Cardoso: Posso dizer que fui apanhado de surpresa e que não estava nada à espera. Era um dos meus objectivos pessoais continuar no Belenenses, mas isso não dependia só de mim. Penso que é o reconhecimento do trabalho e da dedicação que eu já dei ao Belenenses e vou continuar a dar ao clube, aos sócios e aos adeptos. Fiquei muito contente por ter sido possível este acordo.






Image hosting by Photobucket Marco Reis: Sinto-me muito bem neste clube. Já é o 2º ano que cá estou, a direcção quis renovar comigo, chegamos a acordo e eu aceitei. Estou feliz!









Image hosting by Photobucket Nuno Monteiro: Sinto-me muito bem neste clube. Todos me têm acarinhado muito, estou muito contente por estar aqui. Trabalho para que o meu valor seja reconhecido. O meu objectivo foi concretizado que era continuar no Belenenses. Conseguimos chegar a acordo, estou contente com o clube e o clube também está contente comigo. Adoro jogar no Belenenses.






O plantel para a próxima temporada continua a ganhar forma, sendo assim, para o ano têm contrato os seguintes jogadores:Cristiano, Marco Reis, Miguel Fernandes, Nuno Monteiro, Pedro Caetano, Pedro Nova, Ricardo Cardita, Luís Vilar, Hugo Simões, Carlo Cardoso e Pedro Serra (actualmente está emprestado ao NS Tires).

Por definir continuam as situações de Mingo, Carlos Reis, Paulo Castelinho, Miguel Richart e Filipe Bernardino, que a seu tempo irão, certamente, ser contactados pela direcção do C. F. Os Belenenses.

Voltamos a reiterar o pedido de comparência de todos os associados e adeptos do Belenenses no próximo Sábado às 18 horas para apoiar os Conquistadores em mais uma jornada rumo aos play-off.
NÃO FALTEM!

Nova funcionalidade: carreira dos jogadores

Blog

Está já disponível há alguns dias uma nova funcionalidade do Blog do Belenenses: a carreira dos jogadores. Para aceder à carreira de cada um dos jogadores azuis, bastará para tal clicar sobre a sua fotografia na coluna da direita do Blog, da mesma forma utilizada para aceder, até aqui, às estatísticas individuais.

L.Rodrigues


Sabia, por exemplo:
- que Meyong jogou em Itália aos 18 anos, ao serviço do Ravenna, na Série B?
- que em 98/99, Marco Aurélio sofreu menos de 1 golo por jogo?
- que em 03/04, Dady marcou 11 golos ao serviço do Odivelas?
- que Ahamada, aos 18 anos, fez 17 jogos pelo campeão francês, Nantes?

Belenenses no mundo - José Ferreira da Silva - Suécia

Blog

Image hosting by Photobucket
José Ferreira da Silva e família
Ronnskaar, distrito de Skalleftea
Golfo da Bothinia - Suécia

"Isto é uma homenagem à neve.
Quando neva ganhamos por 5-0."

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Dady - Entrevista ao Jornal do Belenenses

L.Rodrigues

Qual é a sensação de chegar ao Belenenses?
É boa. Chegar a um clube como o Belenenses, com este prestígio, é sempre um orgulho.

Veio da 2ª Liga. Quais as principais diferenças que encontrou?
Jogo em estádios novos e é um campeonato diferente da 2ª Liga. O ritmo de jogo é muito mais elevado…

E tem-se ambientando bem?
Sim, os meus colegas têm sido impecáveis, têm-me ajudado e tem sido fácil a adaptação.

Como se define enquanto jogador?
Defino-me como um avançado. Tanto jogo à esquerda, como à direita, como ao meio.

Tem tido um percurso gradual até chegar ao Belenenses, desde a 3ª Divisão, nunca “saltando” nenhuma divisão. Acha que esse facto lhe proporciona chegar à 1ª Liga com mais maturidade?
Penso que sim, já joguei como sénior em todas as divisões. Todas elas são diferentes, e as inferiores não quer dizer que sejam mais fáceis. Vamos ver agora como corre aqui, mas tenho a certeza que vou dar o meu melhor.

Qual o melhor e pior momento da sua carreira?
O pior momento foi quando, aos 14 anos, fui operado aos ligamentos do joelho direito. O melhor momento, claro, foi ter conseguido chegar ao Belenenses.

Pensa que tem qualidade para conquistar o seu espaço aqui no Restelo?
Sim… penso que com trabalho e humildade é possível. Acho que vou chegar lá.

Quais os teus objectivos pessoais?
Gostava de chegar o mais longe possível na carreira. É o normal em qualquer jogador de futebol. Mas, mais do que tudo, quero ser feliz. E fazer felizes aqueles a quem amo.

Chegou agora em Janeiro. Acha que pode contribuir para o Belenenses subir na classificação?
Nos poucos jogos que fiz, penso que já dei algum contributo, e tenho a certeza que esta equipa ainda vai subir mais na tabela.

Quando não está a treinar ou jogar, o que costuma fazer?
Fico por casa, jogo Playstation e estou com o meu filho.

Que mensagem gostaria de deixar aos adeptos azuis?
Fiquem tranquilos que esta equipa tem valor e ainda vai dar muitas alegrias à massa associativa.

A injusta derrota...

T.Louro

O Belenenses deslocou-se nesta 6ª feira ao pavilhão Paz e Amizade em Loures para defrontar o 1º classificado, o Sporting. Um jogo disputado às 19.40 de um dia de semana para dar na televisão... Pelos vistos estamos a assistir ao começo do poder das TV’s também no futsal, enfim...

Foi um agradável espectáculo entre duas das melhores equipas do campeonato. Com emoção e incerteza no resultado até aos últimos segundos.

Com arbitragem de Luís Marques e Gustavo Sousa, o Sporting jogou com João Benedito, Evandro Souza, Bibi, Paulinho e Zézito (cap.). Jogaram ainda Déo, Nené e Andrezinho. O Belenenses alinhou com Cristiano, Marco Reis, Miguel Fernandes, Nuno Monteiro e Pedro Caetano (cap.). Foram utilizados Ricardo Cardita, Carlos Reis, Paulo Castelinho, Luís Vilar e Carlo Cardoso. Miguel Richart e Hugo Simões não saíram do banco de suplentes.

continua...

Eis o filme da 1ª parte:
- GOLO DO BELENENSES! Pedro Caetano corre com a bola, abre na direita para Marco Reis que com um golo fácil, abre o activo;
- Miguel Fernandes recupera uma bola, mas o remate sai fraco;
- Bibi consegue isolar-se, mas Cristiano opõe-se bem ao remate;
- Desconto de tempo pedido pelo treinador do Sporting, Paulo Fernandes;
- Passe de Pedro Caetano para Nuno Monteiro que não consegue bater o guardião leonino;
- Desta vez é Nuno Monteiro a isolar Pedro Caetano, mas o domínio de bola do capitão azul não foi o melhor, perdendo-se uma boa oportunidade;
- Remate de Zézito para boa defesa de Cristiano;
- Remate fraco de Bibi;
- Livre a favor do Sporting. Na transformação, Evandro Souza remata sem perigo;
- Remate perigoso de Pedro Caetano para boa defesa de João Benedito;
- Bom trabalho de Zézito na ala direita, mas Cristiano volta a opor-se bem ao remate;
- Evandro Souza remata para fora após boa jogada leonina;
- Desconto de tempo pedido pelo treinador do Belenenses, Manuel Jorge;
- Bibi, completamente sozinho, atira por cima da barra;
- Falha defensiva azul a deixar Zézito sozinho que falha escandalosamente;
- Amarelo a Bibi por falta sobre Ricardo Cardita;
- GOLO DO SPORTING! Pedro Caetano, apertado por Evandro Souza, perde a bola mesmo em frente a Cristiano e o jogador adversário faz um golo fácil;
- Andrezinho isolado perante Cristiano falha a reviravolta;
- Evandro Souza ultrapassa Carlos Reis, mas Cristiano volta a brilhar;
- Ricardo Cardita abre para Nuno Monteiro rematar ao lado;
- Ricardo Cardita é isolado por Miguel Fernandes, mas o chapéu executado a João Benedito não tem as melhores medidas;
- Defesa espectacular de Cristiano com a cara após remate de Déo.

Atingimos o intervalo com o resultado em 1-1, um resultado justo perante as várias oportunidades ofensivas criadas por ambas as equipas.
O Belenenses a entrar muito bem na partida, consegue o golo logo no 1º minuto, mas o Sporting consegue equilibrar a partida. Um facto que condicionou o jogo dos Conquistadores foi o facto de terem atingido 4 faltas logo aos 8 minutos de jogo.

Eis o filme da 2ª parte:
- Remate perigoso de Nuno Monteiro às malhas laterais;
- Passe de Nuno Monteiro para Marco Reis, este devolve, mas o nosso pequeno grande jogador falha de baliza aberta;
- Amarelo a Marco Reis por sofrer falta!!!!;
- Boa arrancada de Marco Reis, mas o remate sai muito enrolado;
- Jogada do ataque azul, com trocas de bola entre os 4 jogadores de campo sem que nenhum tivesse rematado à baliza, desperdiçando várias ocasiões de golo;
- Amarelo a Miguel Fernandes por pretensa falta para penalty;
- Carlo Cardoso entra para tentar deter o remate de Paulinho;
- Penalty defendido de forma exemplar pelo nosso guardião;
- Amarelo a Paulinho por palavras ao árbitro;
- Amarelo a Pedro Caetano por falta sobre Bibi;
- Amarelo a Zézito por falta sobre Luís Vilar;
- Miguel Fernandes desconcentra-se na defesa azul e perde uma bola que o avançado leonino não aproveita;
- Remate forte de Andrezinho para Cristiano brilhar;
- Novo remate de longe, com muita força, desta vez por Paulinho, Cristiano volta a birlhar;
- Na recarga ao lance anterior Nené falha novamente;
- Desconto de tempo pedido pelo treinador do Belenenses, Manuel Jorge;
- Carlos Reis, completamente isolado, não consegue ultrapassar João Benedito;
- Paulinho remata com força na ala direita com Cristiano a brilhar novamente;
- Penalty de João Benedito sobre Nuno Monteiro;
- Bebé entra para tentar defender o penalty;
- GOLO DO BELENENSES! Nuno Monteiro bate exemplarmente a grande penalidade ao colocar a bola no lado oposto ao do guarda-redes;
- Zézito chuta forte para Cristiano responder com uma boa defesa;
- Remate de muito longe de Ricardo Cardita para defesa de João Benedito para canto,
- Amarelo a Ricardo Cardita por falta;
- O Belenenses atinge a 5ª falta;
- GOLO DO SPORTING! Cruzamento de Evandro Souza para Zézito concretizar à boca da baliza;
- O golo leonino nasce de uma falta não assinalada a favor do Belenenses;
- Falhanço incrível de Nuno Monteiro;
- O Sporting atinge a 5ª falta;
- GOLO DO SPORTING! Déo remata cruzado rasteiro, sem hipóteses para Cristiano;
- Livre de 10M a favor do Belenenses. Luís Vilar atira ao lado do poste direito da baliza de Bebé, que tinha entrado para defender o remate;
- Novo falhanço de Nuno Monteiro na cara de João Benedito;
- GOLO DO SPORTING! No seguimento do lance falhado por Nuno Monteiro, João Benedito coloca rápido em Déo que bate o desamparado guardião azul;
- Carlos Reis substitui Cristiano na baliza azul, passando o Belenenses a jogar com guarda-redes avançado;
- Livre de 10M a favor do Belenenses. Carlos Reis imita Luís Vilar e atira ao lado do poste direito da baliza de Bebé que tinha entrado novamente para tentar deter o remate;
- GOLO DO BELENENSES! Miguel Fernandes ganha um ressalto e na cara de João Benedito faz renascer a esperança dos azuis do Restelo;
- O Sporting treme com o 3º golo azul e tenta matar o jogo com a entrada de um jogador de campo para guarda-redes avançado;
- Nuno Monteiro, de novo isolado, falha o empate;
- Última oportunidade do jogo pertence a Miguel Fernandes que chuta contra João Benedito, desperdiçando assim o empate dos azuis.

Um resultado injusto face à produção do Belenenses que não merecia sair derrotado de Loures. Mesmo assim, os nossos Conquistadores estão de parabéns pela brilhante exibição.

Na próxima jornada recebemos o Famalicense no pavilhão Acácio Rosa, onde, certamente, iremos regressar às vitórias.

Para o blog do Belenenses, o jogador em destaque nos azuis foi o Conquistador Marco Reis com quem falámos.
Blog do Belenenses: Foi uma prestação brilhante dos Conquistadores, mas infelizmente não deu para ganhar. O que tens para nos dizer sobre a partida?
Marco Reis: Jogar contra o Sporting não é fácil. Eles são profissionais e nós não, muito embora isso não queira dizer nada. Demonstramos que temos uma grande equipa, podemos ir mais longe do que aquilo que pensamos e quando chegarmos aos play-off logo vemos no que é que dá.

Blog do Belenenses: És o actual melhor marcador da equipa em todas as competições. É este o ano do Marco?
Marco Reis:
Não sei se é o ano do Marco. Este ano estou a fazer mais golos, mas também conta muito o facto de a equipa ajudar. É bom fazer golos e ajudar nas vitórias.

Força Conquistadores rumo aos play-off! Próximo Sábado todos ao Acácio Rosa apoiar esta brilhante equipa frente ao Famalicense! Não faltem!

segunda-feira, fevereiro 20, 2006

Est.Amadora-1-2-Belenenses: Análise Individual

Image hosting by Photobucket

Pedro Alves - Jogo infeliz do nosso guarda-redes. Sofreu um golo muito esquisito e teve 2 outras falhas. Logo no primeiro lance em que foi posto à prova, defendeu mal para a frente, e teve uma outra saída a punhos muito infeliz, mas que não deram em nada. De resto, esteve bastante seguro. 1

Sousa - Apoiou relativamente bem o ataque, mas sentiu muitas dificuldades defensivamente, apesar de não ter comprometido. 2

Pelé - Seguro, apesar de algumas dificuldades com a mobilidade dos adversários na primeira meia hora. 3

Rolando - Em termos defensivos, aplica-se o mesmo que a Pelé. No entanto, foi mais influente ofensivamente. 3

Rui Jorge - Sentiu muitas dificuldades perante a mobilidade dos adversários, revelando por vezes erros de posicionamento, sem nunca, no entanto, comprometer. 2

Rui Ferreira - Boa exibição do nosso trinco, que varreu tudo o que havia para varrer. Pouco feliz na construção. 3

Rúben Amorim - Boa exibição do nosso "miúdo". 1 golo e 1 assistência, muita entrega, excelente no trabalho de apoio a Rui Ferreira. 4

Ivan Djurdjevic - Abençoado regresso ao onze! Finalmente alguém do lado esquerdo que sabe carrilar jogo e apoiar o lateral. E assim, liberta Silas para o meio. 3

Silas - O 8 ou o 80. Ontem foi o 80, e ainda bem. Grande jogo, muito bem a construír e bastante pressionante. Pena ter perdido 2 golos isolados, o 1º numa grande defesa de Paulo Lopes, e o 2º por ter chegado em claro esforço à bola. Excelente assistência para o golo de Rúben Amorim. 5

Amaral - Regresso ao onze, no lado direito do meio-campo. Perdeu um golo isolado (enfiou os olhos no chão e atirou uma chaturada...) e esteve mexido no ataque, apesar de pouco consequente. Em termos defensivos, esteve assustadoramente mal, fechando sempre ao meio e deixando Sousa sozinho com 2 adversários. 2

Romeu - Uma exibição fantástica, a que só faltou um golo para ser um manuel de "Como ser ponta-de-lança em 90 minutos". É impressionante ver este jogador, a sua cultura táctica, a sua inteligência, capacidade de reter a bola e soltá-la no timing certo. 4

Fábio Januário - Refrescou o meio-campo, deu alguma consistência, mas pouco apoiou o ataque. 2

Vasco Faísca - Entrou muito bem na partida e foi importante para suster o último ímpeto Amadorense. 2

Ahamada - Perfeitamente desastrado. Recuou em demasia, dificultando o trabalho da equipa e não conseguiu acertar uma única vez em termos ofensivos. 1

domingo, fevereiro 19, 2006

Est.Amadora-1-2-Belenenses: Sorte e muito mérito

Image hosting by Photobucket

L.Rodrigues

O Belenenses venceu esta tarde o Estrela da Amadora por 1-2, num resultado que permite afugentar um pouco o espectro da despromoção. Apesar de não ter entrado muito bem na partida, o Belenenses mostrou atitude e, com alguma felicidade, marcou 2 golos em 3 minutos. Seguiram-se várias oportunidades, sendo que o resultado final não demonstra o que se passou em campo, sendo que o Belenenses teve pelo menos uma mão cheia de grandes oportunidades de golo. Uma vitória importante, à qual é preciso dar sequência na próxima semana, na recepção à Naval 1º de Maio.

Continua...

O Jogo
Os primeiros minutos não foram muito bem jogados, apesar de algum ascendente do Estrela. No entanto, a determinada altura Silas começou a carburar (e se carburou esta tarde) e acabou por surgir o 1º golo da tarde, numa assistência primorosa de Ruben Amorim, de primeira, que isolou o criativo azul, que finalizou muito bem. 3 minutos volvidos, Silas entra bem pela direita, espera e faz um passe milimétrico para a entrada de Rúben Amorim, que rematou para um golo algo consentido pelo guarda redes Paulo Lopes. Antes do intervalo, mais um lance perigoso de contra-ataque conduzido por Silas pela esquerda, que assistiu Sousa na direita para a cabeça, mas o lance acabou por se perder.

No início da 2ª parte, o Belenenses entrou muito bem e poderia ter sentenciado a partida. Primeiro, Silas isolado por um toque subtil de cabeça de Romeu, desviou bem a bola para uma excelente defesa do guarda-redes adversário. A seguir, foi a vez de Amaral, isoladíssimo, fechar os olhos e encher o pé, atirando ao lado. Por fim, novamente Silas, isolado, tentou o chapéu, mas saíu com pouca força e má direcção, com a atenuante de Silas estar já em grande esforço para apanhar a bola.

O Belenenses era a equipa mais perigosa, Romeu enchia o campo, até que sem nada ter feito para o merecer (mas já com muitos avançados em campo) o Estrela reduzia a diferença num livre, em que Pedro Alves pareceu muito mal batido. O Estrela galvanizou-se, mas não tinha grandes soluções para furar a defesa azul, que foi inclusivé reforçada com a entrada de Vasco Faísca.

O Árbitro
Apesar de ter apitado a muitas coisinhas, e com algum prejuízo para o Belenenses na 2ª parte, esteve em bom nível.

Conclusão
Uma boa vitória do Belenenses, justa e merecida, onde o Belenenses acabou por ser feliz por ter chegado à vantagem numa altura em que o jogo estava equilibrado. Silas, Rúben Amorim e Romeu estiveram em grande destaque pela positiva, enquanto pela negativa podemos destacar Ahamada, que entrou claramente desastrado. Vitória importante e que importa suportar na próxima semana com uma vitória sobre a Naval. Mas, para já, há que saborear a subida ao 9º lugar e esta vitória.

sábado, fevereiro 18, 2006

Vamos a eles!

Blog
L.Rodrigues

Autor: Vasco Teixeira da Silva

Sem Meyong...

L.Rodrigues

Sem que haja notícias de que Meyong tenha sido, efectivamente, vendido, surgiu hoje no Site Oficial a convocatória para o jogo de amanhã, onde o Camaronês não está presente.

Não se sabe se foi já vendido, ou se será. Mas amanhã, e provavelmente nunca mais, vamos contar com ele. Resta aos outros 18 convocados correrem, suarem, sangrarem e chorarem por esta camisola azul. Era o que eu faria se tivesse a honra de a poder vestir e é o que espero que façam.

JOGUEM À BOLA E GANHEM! NÂO QUEREMOS MAIS DESCULPAS!

Todos à Reboleira

Blog

Porque o tempo é de união, o Blog do Belenenses, a pedido do Paulo Nunes, lança o repto aos Bloguistas: vamos à Amadora?

Todos no Restelo, Domingo, às 14:00, para saírmos em caravana até à Reboleira. Deixem os vossos nomes na caixa de comentários, e eles serão actualizados ao longo da noite no post.

Inscrições:
- Paulo Nunes
- Luciano Rodrigues
- Luís Vieira
- Bernardo
- Tiago Louro
- José Antonio + filho
- Rui Fernando Oliveira
- F.Valente
- Carlos Figueiredo
- Adriano Simões
- Amilcar Almeida
- José Luís Guimarães
- Hermínio Marques
- Maria José
- Ricardo Marques

Belenenses - Ginásio do Sul


sexta-feira, fevereiro 17, 2006

Sporting vs Belem em futsal

Image hosting by Photobucket
Comunicado da secção de futsal:

Depois da brilhante victória sobre o SL Olivais os Conquistadores deslocam-se já amanhã a Loures para defrontar o Sporting CP. O jogo inicia-se às 19h45 e tem transmissão pela Sport TV.

Como sempre vimos apelar à presença dos Sócios e Adeptos que tanto apoio nos têm dado e que são parte responsável pela fabulosa carreira que a equipa está a fazer no campeonato.

Comunicado do dia 13/Fev/2006: A época 2006/2007 já começou para o Futsal Azul.

Enquanto no campo os nossos jogadores continuam a surpreender tudo e todos justificando o título de equipa surpresa do campeonato da 1ª Divisão, fora das 4 linhas e repetindo o planeamento feito em épocas anteriores já se trabalha na versão 2006-2007 dos Conquistadores Azuis, como carinhosamente é tratada a equipa pelos Sócios e Adeptos Azuis.

Com efeito, foram 3 os jogadores que hoje ao principio da noite prolongaram o seu vínculo ao Belenenses por mais uma temporada; Carlo Cardoso, Marco Reis e Nuno Monteiro chegaram a um fácil acordo com a Direcção do Clube e renovaram por mais uma época.

O planeamento atempado da próxima época continuará ser feito dentro dos parâmetros definidos pelos responsáveis da Secção não estando, obviamente, encerrado o processo de renovações e contratações tendo em vista a época 2006-2007.

Nesta altura têm contrato para 2006-2007 os seguintes jogadores: Cristiano e Carlos Cardoso (GR) e Marco Reis, Miguel Fernandes, Nuno Monteiro, Pedro Caetano, Pedro Nova, Ricardo Cardita , Hugo Simões e Pedro Serra (actualmente emprestado).

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Pedro Alves, o novo Imperador?

L.Rodrigues

Muitos anos depois, mais de 5 épocas consecutivas com a mesma figura intransponível na baliza, o Belenenses vê-se, neste momento, a viver a necessidade de alterar o seu guarda-redes. Depois de 8 épocas de Cruz de Cristo ao peito, o Imperador Marco Aurélio perdeu a titularidade para o estreante Pedro Alves, que vê assim chegar a sua oportunidade, aquela pela qual tem esperado toda a vida.

Tenho uma especial simpatia por Pedro Alves, por saber toda a esperança que tem tido ao longo dos anos em ver chegar a sua oportunidade. É uma excelente pessoa e, diz quem sabe, tem um potencial enorme. Potencial esse que, tantos anos parado, poderá estar irremediavelmente perdido. Tantos anos a ver o Imperador em campo, e nunca houve uma oportunidade de empréstimo deste jogador, para que pudesse crescer, ganhar ritmo e chegar ao Belenenses não como uma promessa a caminho dos 30 anos, mas um guarda-redes de créditos firmados?

Desejo toda a sorte do mundo ao Pedro Alves, que agarre esta oportunidade e se torne um símbolo do Belenenses, como Marco Aurélio se tornou antes dele. E a Marco Aurélio, não posso deixar de transmitir uma palavra de apreço pela forma dedicada, profissional e até mesmo apaixonada com que sempre defendeu e continuará a defender o nosso clube. Obrigado por tudo Marco, boa sorte Pedro!

RUGBY - Retrospectiva de 5 meses

R.Vasco

Isolado no topo da tabela classificativa, o XV azul tem-se revelado a mais forte equipa nacional do momento. É precisamente sobre o percurso realizado até ao momento que este pequeno artigo se debruça.

Chegados a este ponto da temporada, e aproveitando a paragens na Divisão de Honra devido a compromissos internacionais da selecção nacional de XV, é tempo de realizar uma retrospectiva acerca destes primeiros 5 meses de competições nacionais, nas quais a equipa do Belenenses esteve envolvida.

Até ao momento, a equipa sénior disputou ou encontra-se a disputar três provas: a Taça de Portugal, a Supertaça e a Divisão de Honra 2005/2006. Analisemos pois a prestação dos azuis em cada uma das referidas provas:

continua...
Taça de Portugal 2005/2006

Na fase de grupos da Taça de Portugal, o Belenenses teve pela frente as equipas do CDUL, Cascais e Caldas. A equipa do Restelo venceu o grupo sem grande dificuldade, apesar de ter sofrido uma derrota em casa dos «universitários», por 12-7, numa partida marcada por elevado número de ausências de jogadores habitualmente utilizados, então ao serviço da selecção nacional.

Os jogos foram disputados antes do início da Divisão de Honra, e numa fase em que as equipas iniciavam a sua preparação para a nova temporada desportiva, pelo que a qualidade de jogo não foi ainda a melhor.


Os azuis apuraram-se para a 2ª fase da prova, na qual estarão presentes outras 7 equipas: Académica, CDUL, CDUP, Direito, Benfica, Técnico e Agronomia. A partir daqui, os jogos serão a eliminar, de acordo com o esquema tradicional de eliminatórias da Taça de Portugal (emparelhamento por sorteio).

O sorteio realizar-se-á no próximo dia 21 de Fevereiro, pelas 18:00, na sede da FPR. Saberemos então que «sorte» teve o Belenenses.

Supertaça 2005

Coube à equipa principal de Rugby conquistar, no dia 5 de Outubro passado, o primeiro troféu oficial da temporada 2005/2006, ao bater nas Caldas da Rainha a equipa do Direito, por 18-16. Num jogo disputado em ritmo lento, por duas equipas a iniciar a sua preparação, foram mais fortes os jogadores então treinados pelo argentino Patrício Lamboglia.


A vitória sobre o Direito, que se repetiu em casa dos «advogados» já durante a Divisão de Honra, veio demonstrar que a forte equipa de Monsanto também tem fragilidades, e que os azuis se apresentam nesta época 2005/2006 como sérios candidatos não apenas ao título nacional, mas também às outras provas em disputa.

Divisão de Honra 2005/2006

O Belenenses iniciou a sua participação na Divisão de Honra tendo já ao comando da equipa o neozelandês Adam McDonald (formando dupla com o antigo jogador internacional belenense Francisco Borges), regressado a Portugal após alguns meses de ausência na sua terra natal.

Na prova principal da época desportiva do rugby, o Belenenses entrou com o pé direito e obteve uma série de seis vitórias consecutivas, apenas parada pela formação do Benfica, que veio ao Restelo surpreender tudo e todos, vencendo por invulgares 7-8.

Não obstante a derrota, os azuis continuaram a sua caminhada vitoriosa nesta fase regular e voltou a ampliar a sua vantagem pontual relativamente aos seus mais directos perseguidores, ao bater de forma categórica as equipas do CDUL, Técnico e Académica nas três primeiras jornadas da 2ª volta.


Após a paragem que decorre actualmente, os azuis fecham a fase regular da Divisão de Honra com quatro importantes testes: CDUP (fora), Direito (casa), Agronomia (casa) e Benfica (fora). Assim, e apesar de ter a participação na segunda fase quase garantida, a equipa do Restelo terá de suar para manter a liderança da prova e para mostrar a sua consistência e valor colectivo.

Ainda relativamente à participação azul na Divisão de Honra, importa reter os seguintes elementos:

- O Belenenses é o emblema com mais pontos marcados e menos pontos sofridos.

- Ao fim da 10ª Jornada, o Belenenses contava já com 50 ensaios marcados (média de 5 ensaios por jogo);

- Em 10 jogos disputados o Belenenses conquistou 8 pontos de bonificação, incluindo na única derrota concedida;

- Adam McDonald tem imprimido significativa rotatividade de jogadores na equipa, com as listas de 22 atletas convocados a variarem de jornada para jornada, incluindo no que diz respeito aos XV que iniciam cada partida;

Sobre a prova em si, inaugurada esta ano em novo formato e com novo nome – Divisão de Honra – importa esclarecer que nada trouxe de novo e que, pelo contrário, muitos têm sido os problemas que tem enfrentado. A falta de árbitros é um deles, talvez o mais grave. A falta de público nas bancadas é outro.

Como pode o rugby português querer competir de igual para igual contra nações onde as competições de clubes têm semanalmente assistências superiores ao nosso futebol profissional?

Perspectivando a fase final

Com a presença na fase final praticamente garantida, importa analisar a forma como irá decorrer o momento da prova em que se decidirá o título nacional 2005/2006.

Contrariamente ao ano anterior, em que a fase final se disputou numa «Final Four» a duas voltas com todas as equipas a jogarem entre si, a edição 2005/2006 da Divisão de Honra traz consigo a novidade do título ser disputado numa final, após realização de duas meias finais entre os quatro primeiros classificados.

O emparelhamento de equipas será realizado da seguinte forma:

Jogo 1: 1º classificado x 4º classificado (em casa do 1º)
Jogo 2: 2º classificado x 3º classificado (em casa do 2º)

3º e 4º lugares: Vencido do Jogo 1 x Vencido do Jogo 2
Final: Vencedor do Jogo 1 x Vencedor do Jogo 2

A final e o jogo de apuramento do 3º e 4º lugar serão disputados em campo neutro.

As equipas mais bem colocadas para ocupar os 4 lugares de acesso às meias-finais são, nesta fase da prova, e para além do Belenenses, as formações do Direito (actual campeã em título), Agronomia e Benfica.

Reforços bem pensados e melhor integrados

Numa modalidade com recursos limitados, no contexto da qual se tem verificado uma rigorosa gestão de verbas, é importante que os reforços – que representam de uma forma ou outra custos para o clube – sejam efectivos reforços… e não apenas jogadores novos. O Rugby conseguiu, para já, ganhar a aposta no mercado argentino, com todos os atletas estrangeiros a contribuírem para as muitas vitórias azuis neste início de temporada!

Assim, nesta temporada 2005/2006, o Belenenses voltou a chamar o pilar Juan Murre (que já havia actuado pelo Belenenses na época anterior) e arriscou a contratação do igualmente argentino Manuel Castagnet para a posição de n.º8.


Cerca de três meses mais tarde, e já com a Divisão de Honra em curso, a equipa voltou a ser reforçada com dois jogadores oriundos do Clube de Rugby Los Tilos, de Buenos Aires: o «três-quartos ponta» Emiliano Castagnet (irmão de Manuel Castagnet) e o «primeira-linha» Nicolas Formigo, jogador que actua tanto como pilar como na posição de Talonador.

Quem acompanha a modalidade e o desempenho da equipa azul poderia considerar ainda justificada a contratação de um «médio-formação», para suprir a falta do internacional Pedro Netto, que recupera de lesão há já alguns meses… Todavia, aqui os reforços são lusos e chamam-se Pedro Silveira e Bruno Nifo (este regressado ao clube depois de uma passagem por Itália, onde actuou na Lazio de Roma), dois atletas que vêm demonstrando grande valor e efectiva capacidade de organização de jogo/tomada de decisão.

Por outro lado, importa não esquecer o regresso ao Belenenses do capitão João Uva, depois de uma passagem pelos catalães do Santboyana, equipa actual campeã ibérica da modalidade. Actuando na posição de «Asa», João Uva representa um importante reforço para a equipa do Restelo. A sua capacidade de liderança foi aliás reconhecida pelo 1º centro e melhor jogador luso do ano de 2005, Diogo Mateus, em entrevista recentemente concedida ao jornal «A Bola». Não é por isso de estranhar que João Uva seja, para além de capitão de equipa do Belenenses, o capitão de equipa da selecção nacional de Rugby XV. Uma honra para o jogador, para a secção e para o clube!

Os azuis nas selecções nacionais

Outro dado interessante relativamente ao rugby azul diz respeito à participação de jogadores da sua equipa principal nas selecções nacionais de XV e Sevens.

No que diz respeito à selecção de Sevens, o Belenenses esteve representado na equipa nacional com 3 jogadores, durante os torneios do Dubai e George (África do Sul): João Uva, Diogo Mateus e Sebastião Cunha.

Relativamente à selecção de XV, e apesar das chamadas aos treinos da selecção de diversos jogadores da equipa sénior, é verdade que nos jogos internacionais mais importantes da temporada – em particular no jogo contra as Ilhas Fiji, Uruguai e Chile –, apenas Diogo Mateus e João Uva têm merecido a confiança do seleccionar Tomaz Morais.


Será interessante observar e analisar as opções técnicas do seleccionador nacional relativamente aos importantes compromissos que se avizinham, no âmbito do Torneio Europeu das Nações, que muito influenciará as nossas hipóteses de estar presentes no Mundial de França, em 2007.

Não é que pessoalmente queira ver muitos jogadores do Belenenses na selecção. O mais certo é voltarem lesionados, com a possibilidade dos jogos internacionais nos arruinarem a temporada doméstica. Mas começa a ser demasiado injusto ver alguns dos melhores jogadores portugueses a verem o jogo da bancada. Enfim... opções!

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Rui Jorge - Entrevista ao Jornal do Belenenses

L.Rodrigues

Quais são as suas primeiras impressões sobre o Belenenses?
O Belenenses é aquilo que eu já estava à espera. Um clube organizado, com um bom grupo, pelo que foi fácil integrar-me.

Esteve parado nos últimos 6 meses. O que fez durante esse tempo? Pensou abandonar a carreira?
Fiz muita coisa… mas não pensei abandonar a carreira, sempre pensei continuar a jogar. A minha prioridade era sair para o estrangeiro, mas não se concretizou. A partir daí, ponderei continuar em Portugal e, sendo o Belenenses um dos clubes interessados, foi aquele que mereceu a minha preferência. Como é óbvio, durante este tempo nunca parei, porque em alta competição não se pode parar, muito menos durante 6 meses. E fiz outras coisas que normalmente não tenho tempo para fazer, nomeadamente passear com a minha mulher, porque ela trabalha e os fins de semana é um período que eu nunca tenho livre. Portanto, estar ao fim de semana com a família e amigos foi a principal diferença.

Depois de ser finalista da Taça UEFA, passados 2 meses fica no desemprego. Acha que o futebol português é ingrato?
Não sei se será uma característica exclusiva do futebol português. Acho que se passa a nível global, porque o futebol é uma vida muito compacta em que temos cerca de 10 anos para a nossa “vida útil” enquanto jogador e, passado esse tempo, estamos sujeitos a tudo. Mas já o sabemos, pois vemos o que se passou com quem passou essas situações antes de nós. O futebol é ingrato, mas a verdade é que continuo a fazer aquilo que quero e que me dá muito prazer.

O que é que o levou a aceitar o convite do Belenenses?
Tinha outros convites, mas o Belenenses é um histórico do futebol português e tem, quer na estrutura técnica, quer no plantel, pessoas que conheço.

Ainda se sente na posse de todas as suas capacidades?
Sinto que após 6 meses de paragem, vou ter alguma dificuldade em apanhar o ritmo normal. Nunca estive tanto tempo sem competir, portanto também não sei bem como será, mas sei que os meus companheiros me vão ajudar. Evidentemente, ao longo da carreira vamos perdendo algumas capacidades, e não o podemos ocultar. Mas a verdade é que vamos ganhando outras capacidades, apesar de o que se ganha nem sempre compensar o que se perde. Senão, seria toda a gente melhor jogador aos 40 anos que aos 20. Mas acho que ainda posso manter um bom nível exibicional e contribuir para o clube com as coisas que aprendi ao longo dos anos.

E quais são, agora, os seus objectivos pessoais?
Eu não funciono em termos de objectivos pessoais e não os tenho delineado. Durante a minha carreira sempre fui um elemento de grupo, e aqui no Belenenses serei também. Penso que isso é o mais importante no futebol e, se toda a gente perceber isso, as equipas terão muito mais sucesso. Não estabeleço, claramente, objectivos pessoais.

E em termos colectivos?
No imediato, sair desta situação pouco cómoda para o nosso clube é o primeiro objectivo. Depois, logo se vê, mas para já temos de encarar é este objectivo.

Mas o plantel do Belenenses não tem capacidade para muito mais?
Isso é fácil de dizer! Se perguntar às pessoas de Penafiel, Guimarães ou Sporting, dirão exactamente o mesmo. Quando se constrói um plantel, é sempre com o fito de fazer melhor, mas nem sempre se responde às expectativas. Para demonstrar que temos um bom plantel, temos de dentro do campo demonstrá-lo. Até ao momento isso não tem acontecido, esperemos que daqui para a frente altere um bocadinho.

Ainda sonha com a selecção?
Bom, voltamos à questão dos objectivos pessoais. Não sonho, quero é fazer o meu trabalho em prol do Belenenses e, neste momento, acima de tudo competir.

Assinou por ano e meio com o Belenenses, pensa continuar a competir depois do final do contrato?
Como já falámos anteriormente, ainda o ano passado estava na Final da Taça UEFA e depois estive 6 meses sem jogar. O futebol ensinou-me que não se fazem grandes planos e, como é uma vida muito curta, não penso nisso. Penso no próximo treino, no próximo jogo, e isso logo se verá quando chegar a altura.

Partilhe connosco o melhor e o pior momento da sua carreira…
O melhor momento é impossível de definir, tive muitos momentos bons e iria, assim, desvalorizar alguns deles. Já quanto aos piores, mais facilmente são identificáveis. Houve o caso do acidente do Rui Filipe, meu companheiro e que foi um momento muito marcante para mim, mas em termos meramente desportivos será a derrota na final da Taça UEFA, e o facto de eu próprio não ter conseguido jogar essa final da Taça UEFA terá sido o momento mais negativo na minha carreira.

Como tem corrido a ambientação ao balneário?
Todos, sem excepção, têm sido acolhedores e simpáticos, mas também não esperava outra coisa e sei que posso contar com eles.

Para finalizar, uma mensagem aos adeptos do Belenenses…
Confiem na equipa e acreditem que o plantel vai fazer tudo por tudo para vos dar alegrias. Independentemente das coisas correrem bem ou mal, e esperamos sinceramente que corram bem, podem contar com entrega e empenho de todos para que todos nós, adeptos e jogadores, possamos ir para casa satisfeitos. Acreditem que esta é a nossa vida e sentimos muito os resultados.

Estatisticas

L.Vieira

Os quadros individuais de estatísticas estão actualizados e prontos para serem consultados. Relembramos que para isso basta carregar em cima da foto do jogador que se quer analisar na coluna da direita do blog.

Após 22 jornadas podemos chegar a algumas conclusões interessantes.

Por exemplo, os jogadores com melhor média são:
1) segundo A Bola:
- Marco Aurelio (5,8)
- Meyong (5,7)
- Rolando (5,7)

2) segundo o Record:
- Pedro Alves (3)
- Sousa (2,73)
- Rolando, Marco Aurélio e Pelé (2,67)

3) segundo O Jogo:
- Pedro Alves (6)
- Meyong (5,4)
- Sousa (5,4)

4) finalmente de acordo com as pontuações do blog:
- Sousa (3,5)
- Rolando (3,3)
- Pelé (3,2)

Ou seja, os melhores jogadores foram 2 guarda-redes, 2 centrais, 1 lateral e 1 avançado.

O melhor marcador continua a ser Meyong com 11 golos - 42% dos 26 marcados pela equipa. Depois com 3 golos vêm Ahamada e Silas e com 2 golos aparecem 3 jogadores - Romeu, José Pedro e Rolando.

José Pedro continua a ser o jogador com mais assistências (3 de um total de 18) mas logo a seguir aparecem Romeu, Silas, Djurdjevic e Rui Jorge com 2 assistências cada um.

No capitulo da disciplina foram mostrados 59 cartões a jogadores azuis, sendo que 55 foram amarelos e dos 4 vermelhos apenas um não foi por acumulação. Pelé, com 8 cartões amarelos, é o jogador mais castigado pelos arbitros.

terça-feira, fevereiro 14, 2006

Se...

L.Rodrigues

Estamos no campo das suposições, e fala-se com insistência que Meyong pode estar de saída para o Lokomotiv de Moscovo, por 2,5 milhões de Euros, ao que é noticiado o valor da sua cláusula de rescisão.

Desportivamente, seria péssimo. Para a esmagadora maioria dos adeptos azuis, Meyong foi a grande surpresa da temporada, pois poucos lhe deram o devido valor na altura da sua contratação. Goleador temível e fantástico a reter a bola, tem maravilhado os adeptos azuis. Infelizmente, e como foi fácil de constatar desde o início da temporada, o Belenenses não o conseguirá segurar por muito tempo.

Lembro-me perfeitamente de comentar com os administradores da SAD, em Maio último, que a contratação de Meyong seria o melhor negócio de sempre do Belenenses. E, na altura, parecia que iria ao Mundial. Pelos valores noticiados, mesmo não indo, continua a ser o melhor negócio de sempre do Belenenses. Infelizmente, contratar um jogador da sua craveira implica que ele se defenda com uma cláusula de rescisão relativamente baixa.

A ver vamos. Se Meyong sair, já vimos nos últimos tempos que apesar do seu valor, a sua falta não é assim tão notada. E, apesar de toda a admiração que tenho por ele, Meyongs há muitos! Venham eles!

Vitória do querer e do acreditar!

T.Louro

Jogou-se neste Sábado às 15.30 o jogo referente à 4ª jornada da 2ª volta do campeonato nacional da 1ª divisão de futsal que opôs o Belenenses ao Olivais. Um jogo que se previa emotivo, estávamos perante o 6º e o 5º classificado da modalidade e já é sobejamente conhecida a rivalidade entre os dois emblemas, devido aos jogos da taça de Portugal das 2 épocas anteriores.

Com arbitragem de Ricardo Eufrásio e António Cardoso, o Olivais alinhou com Vero, Jony, Vitinha, Caturra e Estrela. Jogaram ainda Pedro, João Marçal, Gonçalo Farinha (cap.) e Nuno Almeida. O Belenenses jogou com Carlo Cardoso, Marco Reis, Miguel Fernandes, Nuno Monteiro e Pedro Caetano (cap.). Foram utilizados Mingo, Ricardo Cardita, Carlos Reis, Luís Vilar e Hugo Simões. Os Conquistadores não utilizados foram Cristiano e Paulo Castelinho.

Image hosting by Photobucket

continua...

Eis o filme da 1ª parte:

- Livre indirecto a favor do Belenenses. Nuno Monteiro dá para Marco Reis falhar escandalosamente com a baliza a escassos metros de distância;
- Abertura de Miguel Fernandes a isolar Pedro Caetano que remata ao lado;
- Amarelo a Miguel Fernandes por falta;
- Passe de Pedro Caetano para Marco Reis que não consegue o remate em condições;
- Canto de João Marçal e Gonçalo Farinha falha perante Carlo Cardoso;
- Estrela ultrapassa 2 adversários e remata de muito longe para defesa fácil de Carlo Cardoso;
- Amarelo a Marco Reis por rasteirar Nuno Almeida;
- Amarelo a Nuno Almeida por palavras ao árbitro;
- Desconto de tempo pedido pelo treinador do Belenenses Manuel Jorge;
- Grande passe de Carlos Reis para Ricardo Cardita mas Vero faz uma defesa espantosa para canto;
- João Marçal isolado permite a defesa de Carlo Cardoso;
- Remate de Miguel Fernandes por cima;
- Remate de Jony para defesa do guardião azul;
- Remate inofensivo de João Marçal;
- Abertura de Carlos Reis para Nuno Monteiro rematar muito por alto;
- Remate de Nuno Monteiro por cima da barra;
- Grande jogada do ataque azul, a envolver os 4 jogadores de campo, mas o remate final de Nuno Monteiro vai às malhas laterais;
- Remate de Nuno Almeida e Carlo Cardoso defende bem;
- Remate perigoso de Pedro Caetano desviado por um defensor;
- Grande passe de Hugo Simões para Pedro Caetano falhar;

Image hosting by Photobucket

Atingimos assim o intervalo com o resultado em 0-0, foi um jogo muito disputado entre 2 belíssimas equipas. O Belenenses entrou muito bem no jogo, falhou uma flagrante ocasião para inaugurar o marcador logo nos minutos iniciais, mas a partir daí o Olivais equilibrou a partida. O resultado aceita-se, muito embora o empate com golos, talvez um 1-1 espelhasse melhor o que se passou.

Image hosting by Photobucket

Eis o filme da 2ª parte:

- Remate fraco de Marco Reis;
- Falhanço de Nuno Monteiro, a bola sobra para Pedro Caetano que cruza para o remate fraco de Miguel Fernandes;
- Marco Reis isolado perante Vero não consegue o golo;
- Remate de Jony sem perigo para a baliza azul;
- Grande defesa de Carlo Cardoso a remate de Estrela;
- Grande drible de Ricardo Cardita que faz a assistência para Mingo rematar ao poste;
- Remate de Marco Reis por cima;
- Mingo trabalha bem a bola mas o remate sai ligeiramente ao lado;
- Amarelo a Caturra por falta;
- Remate de Miguel Fernandes para boa defesa de Vero;
- Amarelo a Ricardo Cardita por falta;
- Jony falha incrivelmente quando estava isolado frente a Carlo Cardoso;
- Desconto de tempo pedido pelo treinador do Belenenses Manuel Jorge;
- Remate de Estrela para defesa de Carlo Cardoso;
- Jony atira ao poste da baliza azul;
- Amarelo a Carvalhosa, que estava sentado no banco, por palavras ao árbitro;
- 2º amarelo e consequente vermelho a Carvalhosa por reincidir nas palavras dirigidas a um dos juízes da partida;
- GOLO DO BELENENSES! Assistência de Ricardo Cardita para Hugo Simões marcar o seu 1º golo com a camisola azul num remate em que faz a bola passar sobre as pernas do guardião Vero;
- Amarelo a Carlo Cardoso;
- O Olivais atinge a 5ª falta;
- O Belenenses atinge a 5ª falta;
- Bola no poste da baliza azul, de novo por Jony;
- Livre directo (inexistente) a favor do Olivais. Na conversão Estrela atirou para uma magnífica defesa de Carlo Cardoso;
- Livre directo (duvidoso, pareceu mais que os árbitros se estavam a limpar do lance anterior...) a favor do Belenenses. Na conversão Marco Reis atirou uma bomba à barra da baliza de Vero.

Image hosting by Photobucket

Final alucinante com o marcador a assinalar 1-0 a favor do Belenenses. Resultado justo que premeia o acreditar e o querer dos Conquistadores em alcançar a vitória. Uma palavra de apreço também para o Olivais que dignificou bastante o encontro que infelizmente não foi transmitido pela TV, retirando assim a possibilidade de mais pessoas assistirem ainda a um excelente jogo de futsal.
Na próxima jornada os Conquistadores deslocam-se ao pavilhão Paz e Amizade em Loures para defrontar o 1º classificado, o Sporting, num encontro a disputar na 6ª às 19.40 com transmissão em directo na Sporttv.

Image hosting by Photobucket

Image hosting by PhotobucketO Conquistador Azul em destaque foi o nosso mais recente jogador Hugo Simões com quem falámos após o apito final:
Blog do Belenenses: Marcaste o golo que decidiu o jogo a nosso favor. O que tens a dizer?
Hugo Simões:
Espero bem que tenha sido o primeiro de muitos golos com esta camisola mas o mais importante era ajudar a equipa a consumar aquilo que queria, os 3 pontos. É para isso que trabalhamos durante a semana e é para isso que eu estou cá.

Blog do Belenenses: Na próxima jornada vamos ao terreno do 1º classificado o Sporting. O que tens a dizer sobre esse jogo?
Hugo Simões:
Vamos trabalhar durante a semana para no mínimo trazermos de lá um empate. Se o Sporting de Pombal conseguiu lá empatar, nós também podemos conseguir.

Como já foi referido na próxima jornada temos uma difícil deslocação ao terreno do Sporting, actual 1º classificado. Vamos todos apoiar os Conquistadores ao pavilhão Paz e Amizade na 6ª às 19.40.
FORÇA CONQUISTADORES!!!